Buscar

atividade biologia molecular

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA-UNIFAVIP
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Docente: Carlos Alberto Santiago Figueiredo Júnior 
ANA CARLA DA SILVA
ATIVIDADE DE BIOLOGIA MOLECULAR
CARUARU 
2021.1
A PARTICIPAÇÃO DAS HISTONAS NA FORMAÇÃO DOS CROMOSSOMOS
As proteínas que se associam ao DNA e que desenvolvem a função eminentemente estrutural são as histonas, e atuam no processo de compactação da cromatina. O complexo que é formado pelas duas classes de proteínas com a DNA nuclear é denominado cromatina
As histonas constituem proteínas especializadas na regulação do gene, como por exemplo, na acetilação e na metilação dessas proteínas, que são encontradas nos núcleos celulares. Onde tem o potencial de poder mudar o material genético, por meio de mudanças que são capazes de reestruturar a cromatina, através de mecanismo epigenética. 
A H3 e H4 elas formam dímeros quando em solução sendo essenciais ao enrolamento do DNA, tendo papel central na formação do nucleosoomo ricas em arginina. A H2A e H2B elas são importantes na compactação do DNA sendo imitadas pela H3 e H4 que são pobres em lisina. Já a H1 possui função estabilizadora da estrutura do nucleossomo rica e lisina.
De certa forma, elas atuam na compactação e descompactação do DNA, que são processos necessários para a divisão celular (mitose e meiose), ou seja, vão facilitar a acesso ao DNA sob forma uma forma menos condensada, já que ele fica condensado como eucromatina. Isso facilita a montagem dessa maquinaria de iniciação da transição. 
Quando histonas se juntam com o DNA, formam um novo complexo cromatina. Quando a cromatina se condensa com 11 nm, seu nome é Nucleossomo, e pode ser dividida em duas partes: Cerne do nucleossomo que é representado por discos de histonas com DNA enrolado nele, dando cerca de 1,7 voltas. Contem 8 histonas de 4 tipos; e a parte é o DNA de ligação que são os 60 nucleotídeos que ligam os cernes. Há também histonas H1.
Para que se condensa ainda mais, os cernes se dobram e formam fibras de 30nm, chamada eucromatina. Para ocorrer à divisão celular, na prófase a cromatina se condensa ainda mais e recebe o nome de heterocromatina. Quando esta em nível Maximo é chamada de cromossomo (como o cromossomo é DNA + histonas ele não é a mesma coisa que DNA).
 a compactação da cromatina em cromossomo na mitose serve para desemaranhar as cromátides-irmãs e deixa-las prontas para separação na anáfase. Alem do mais a compactção protege o DNA de se quebrar na hora da separação.
A formação do nucleossomo tem a participação de 4 tipos de histomas, H2A, H2B, H3 e H4. O H2A e H2B se juntam e formam o dímero. Dois dímeros desse se juntam e formam um tetrâmero. O mesmo ocorre com H3 e H4.

Continue navegando

Outros materiais