Buscar

Prova Sociedades empresariais PD

Prévia do material em texto

A respeito da sociedade simples, considere: I. A sociedade de prazo indeterminado dissolve-se por deliberação da maioria absoluta dos sócios. II. Na sociedade simples, é válida a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e perdas.Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
Nenhuma das assertivas são corretas.
A assertiva I é correta.
A assertiva II é correta.
As assertivas I e II são corretas.
3.Em relação às ações nas Sociedades Anônimas, dispõe a Lei n° 6.404/76:Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
As ações ordinárias de companhia aberta poderão ser de classes diversas, em função de conversibilidade em ações preferenciais ou de fruição.
O preço de emissão das ações sem valor nominal será fixado, na constituição da companhia ou por alteração estatuária, pelo conselho de administração, e, no aumento de capital, exclusivamente pela assembleia geral.
O estatuto da companhia com ações preferenciais declarará as vantagens ou preferências atribuídas a cada classe dessas ações e as restrições a que ficarão sujeitas, e poderá prever o resgate ou a amortização, ficando vedada conversão de ações de uma classe em ações de outra, salvo se aprovada pela assembleia-geral mediante parecer do conselho fiscal.
O número e o valor nominal das ações somente poderão ser alterados nos casos de modificação do valor do capital social ou da sua expressão monetária, de desdobramento ou grupamento de ações, ou de cancelamento de ações legalmente autorizado.
4.A respeito das sociedades limitadas, assinale a alternativa correta.Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
O sócio só poderá ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem não seja sócio se houver previsão nesse sentido no contrato social.
Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.
Independentemente de previsão contratual, poderá o sócio ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio ou a estranho, sendo necessário, em ambos os casos, que não haja oposição dos titulares de mais de um terço do capital social.
O sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, desde que, neste caso, haja expressa anuência dos titulares de mais da metade do capital social restante.
5.Sobre as sociedades em comum, marque a opção correta:Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.
Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, podem provar a existência da sociedade, por documento escrito ou acordo tácito, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.
Todos os sócios respondem subsidiária, solidária e limitadamente pelas obrigações sociais, admitido o benefício de ordem, previsto.
Os bens sociais não respondem pelos atos de gestão praticados por qualquer dos sócios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente terá eficácia contra o terceiro que o conheça ou deva conhecer.
6.Com relação a consórcios, a Lei das Sociedades Anônimas dispõe queRequer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
o consórcio não tem personalidade jurídica.
as companhias consorciadas respondam diretamente por suas obrigações e subsidiariamente em relação às demais consorciadas.
a falência de uma consorciada é motivo de extinção do consórcio.
o consórcio será constituído por estatuto social.
7.Francisco de Assis e Márcia Cristina Amorim, advogados criminalistas, possuem um escritório de advocacia no bairro da Graça, em Salvador, e, apesar de já terem iniciado a atividade não possuem o registro competente. Necessitando regularizar a sua atividade e te procuram, na qualidade de renomado advogado empresarialista a fim de saber qual o procedimento deve ser adotado. Qual o seu parecer?Requer resposta. Texto Multilinha.
(20 Pontos)
8.De acordo com o Código Civil brasileiro, a respeito da sociedade limitada, é correto afirmar:Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
A destituição dos administradores depende dos votos correspondentes a, no mínimo, 3/4 do capital social.
A modificação do contrato social depende dos votos correspondentes à unanimidade do capital social.
A assembleia dos sócios será presidida e secretariada por sócios escolhidos entre os presentes.
As deliberações infringentes do contrato ou da lei não tornam ilimitada a responsabilidade dos que expressamente a aprovaram.
9.Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta: I – Acionista controlador é o titular de direitos de sócio que lhe asseguram, de modo permanente, a maioria dos votos em assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia, mesmo que não utilize efetivamente esse poder para dirigir as atividades sociais. II – A sociedade empresária tem patrimônio próprio distinto do patrimônio dos sócios que a integram. O empresário individual também goza dessa separação patrimonial, não respondendo com seus bens particulares pelo risco do empreendimento. Ambos possuem apenas responsabilidade subsidiária.Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
Nenhuma das assertivas são corretas.
A assertiva I é correta.
A assertiva II é correta.
As assertivas I e II são corretas.
10.O contrato social da sociedade de perfumaria Ltda. foi assinado em 13/04/2019 e entregue, para registro, à junta comercial em 15/04/2019. São sócios dessa empresa Beatriz, com 40% das quotas, Alberto, com 30%, e Carol, com os 30% restantes. Em ato separado, o sócio Antônio foi nomeado como administrador. Alberto se comprometeu, em contrato, a integralizar a sua quota-parte em espécie até o dia 10.05.2019, entretanto, até a presente data não o fez. Com base na situação hipotética acima e na legislação pertinente, qual atitude deve ser tomada pelos sócios e pelo administrador. Fundamente.Requer resposta. Texto Multilinha.
(20 Pontos)
11.Assinale a alternativa correta sobre as sociedades por quotas de responsabilidade limitada.Requer resposta. Opção única.
(5 Pontos)
Sem prejuízo dos poderes da assembleia dos sócios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de dois ou mais membros e respectivos suplentes, residentes no País, eleitos em assembleia anual, vedada a eleição de membros não sócios nos termos da lei.
Ressalvado o disposto em lei especial, integralizadas as quotas, pode ser o capital aumentado, com a correspondente modificação do contrato, e, até noventa dias após a deliberação, terão os sócios preferência para participar do aumento, na proporção das quotas de que sejam titulares, vedada a cessão do direito de preferência.
A assembleia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, com o objetivo de, dentre outros assuntos, designar administradores, quando for o caso.
Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um terço do capital social.
 Os sócios e administrador podem recorrer com base no, “art. 1030 e Ressalvado o disposto no art. 1004 e seu parágrafo único, pode o sócio ser excluído judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais sócios, por falta grave no cumprimento de suas obrigações” sendo assim, após 30 dias seguinte ao da notificação pela sociedade respondera pelo dano.
Para ser o titular do escritório, Francisco de Assis e Márcia Cristina Amorim devem ter sido aprovados no exame da Ordem, para abrir escritório de advocacia é necessário que os profissionais e a empresa estejam regularizados pela OAB. Conforme a Lei nº 6.839/1980 onde está previsto que, o registro de empresa e dos seus profissionais legalmente habilitados serão obrigatórios nas entidades competente para a fiscalização do exercício das diversas profissões.

Continue navegando