Buscar

Filosofia Oriental

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Podemos adiantar que o aspecto fundamental para a distinção proposta por Hegel – que incide sobre a relação entre filosofia e religião, refletindo a temática da laicização – é o seu conceito de liberdade do espírito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 31.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, sobre o universal, segundo Hegel, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Seria aquilo que contém um pensamento que repousa em uma religião.
	
	B
	Seria aquilo que contém um pensamento abstrato.
	
	C
	Seria aquilo que contém um pensamento filosófico.
	
	D
	Seria aquilo que contém um pensamento amplo e genérico.
	
	E
	Seria aquilo que contém um pensamento que repousa em si próprio.
Você acertou!
Comentário: Hegel retoma a argumentação relativa à liberdade do espírito com base no critério de busca e abertura para o que denominou vontade universal, ou seja, a forma de referir-se do pensamento ao pensamento. Ou, dito de outro modo, o universal, para Hegel, seria aquilo que “contém um pensamento que repousa em si próprio” [...] (Livro-base, p. 32).
Questão 2/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pitágoras, criador do termo geometria (geo, 'terra' e metria, 'medida'), via de forma muito especial a relação entre os números naturais e as razões geométricas, pois existiria, na explicação matemática da harmonia geométrica da matéria, algo que seria a expressão do divino na sua criação e existência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 42.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde o nome de uma das grandes contribuições atribuídas a Pitágoras:
Nota: 10.0
	
	A
	O teorema de Pitágoras.
Você acertou!
Comentário: Entre as grandes contribuições atribuídas a Pitágoras (e a seus seguidores) estão as deduções matemáticas no triângulo retângulo, principalmente a que estabelece que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa: o famoso teorema de Pitágoras (Livro-base, p. 42).
	
	B
	O princípio da não contradição.
	
	C
	O termo metafísica.
	
	D
	Os filósofos da physis.
	
	E
	O conceito de tábula rasa.
Questão 3/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pitágoras de Samos, como o epíteto indica, nasceu na Ilha de Samos por volta de 570 a.C. Sua infância foi marcada por uma instrução muito completa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 39.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde o nome da escola de filosofia fundada por Pitágoras:
Nota: 10.0
	
	A
	Epicurismo.
	
	B
	Estoicismo.
	
	C
	Jônica.
	
	D
	Sofista.
	
	E
	Semicírculo.
Você acertou!
Comentário: Com base em alguns dados historicamente mais precisos, porém escassos, Pitágoras voltou a Samos e fundou uma escola de filosofia chamada Semicírculo em 522 a.C., após a morte dos tiranos que o perseguiam e o forçaram ao exílio (Livro-base, p. 39).
Questão 4/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Do ponto de vista da história das ideias, a influência de Pitágoras ou do pitagorismo sobre a obra de Platão é forte e facilmente verificável em alguns aspectos e vários trechos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 40.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde por qual nome era conhecida a doutrina da reencarnação na Grécia Antiga:
Nota: 10.0
	
	A
	Doutrina espírita.
	
	B
	A volta da alma.
	
	C
	Metempsicose.
Você acertou!
Comentário: Uma das questões fundamentais do misticismo oriental, que também se fez presente na Grécia e que foi particularmente influente no orfismo e no pitagorismo, é a doutrina das reencarnações, conhecida na Grécia Antiga como metempsicose (cujo significado vem de meta-, que significa “além”, e de psique, ou seja, “alma”) (Livro-base, p. 39).
	
	D
	Doutrina cristã.
	
	E
	Mundo inteligível.
Questão 5/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O romeno Mircea Eliade (1907--1986), um importante historiador das religiões, alega que teria sido por meio da experiência do sagrado o espírito humano captou a diferença entre o que se revela como real, poderoso, rico e significativo e o que é desprovido dessas qualidades [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 35.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que corresponde ao correto significado de sagrado, segundo Mircea Eliade:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma fase na história da consciência.
	
	B
	É um elemento na estrutura da sociedade.
	
	C
	É um elemento na estrutura da consciência, e não uma fase na história dessa consciência.
Você acertou!
Comentário: Para esse pensador, portanto, o sagrado é “um elemento na estrutura da consciência, e não uma fase na história dessa consciência” [...] (Livro-base, p. 35).
	
	D
	É um costume que se mantém em algumas famílias.
	
	E
	É um costume social.
Questão 6/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Um bom exemplo das considerações de caráter místico e filosófico diz respeito à predileção pelo número 10. Para Pitágoras, esse número seria místico, pois continha em si os quatro elementos que tudo formam (a terra, o fogo a água e o ar), cada um deles representando um número”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 41.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa, que responde qual é o motivo da escassez de registros históricos acerca de Pitágoras:
Nota: 10.0
	
	A
	Se deve em parte ao caráter sigiloso dos seus ensinamentos.
Você acertou!
Comentário: A escassez de registros históricos precisos acerca de Pitágoras e de sua escola se deve em parte ao caráter sigiloso dos seus ensinamentos, tidos como secretos. Havia nessa seita rituais de iniciação e purificação, prescrição da distribuição comunitária dos bens, além das proibições de ingestão de carne e vinho (Livro-base, p. 41).
	
	B
	Se deve em parte ao caráter explícito de seus ensinamentos.
	
	C
	Se deve em parte ao caráter incerto de seus ensinamentos.
	
	D
	Se deve em parte ao caráter religioso de seus ensinamentos.
	
	E
	Se deve em parte ao caráter filosófico de seus ensinamentos.
Questão 7/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Nesse sentido, o elemento característico do pensamento oriental seria a sua 'limitação da vontade ao finito […] não havendo entre eles a vontade chegado a compreender-se como universal, porque [ali] o pensamento ainda não é ainda livre por si mesmo'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introduçãofilosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 32.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, sobre a presença de monarquias e do despotismo no Oriente, segundo Hegel, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Estaria ligada à célebre dialética erística, praticada pelos sofistas.
	
	B
	Estaria ligada à célebre dialética do senhor e do escravo, no qual o medo se constituiria como característica dominante do pensamento.
Você acertou!
Comentário: Essa presença de monarquias sacras e do despotismo no Oriente, segundo Hegel, estaria ligada à célebre dialética do senhor e do escravo, segundo a qual o medo se constituiria como característica dominante do pensamento (Livro-base, p. 32).
	
	C
	Estaria ligada à célebre dialética religiosa, praticada por Agostinho.
	
	D
	Estaria ligada à célebre dialética liberal.
	
	E
	Estaria ligada à célebre dialética da filosofia de Platão.
 
Questão 8/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A religião e a mitologia da Grécia Clássica arraigavam-se muito diretamente no passado micênico, o qual, como vimos anteriormente, se colocava como continuidade do universo intelectual do Oriente Próximo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde o nome de um dos principais protagonistas que ajudou a separar o Oriente do Ocidente, na Grécia Antiga:
Nota: 10.0
	
	A
	A laicização do irracional.
	
	B
	A igreja.
	
	C
	A laicização da razão.
Você acertou!
Comentário: Essa é, basicamente, a história do surgimento da filosofia, que tem na laicização da razão uma de suas principais protagonistas: um marco incontornável, talvez o único claro e objetivo da separação entre Oriente e Ocidente (Livro-base, p. 30).
	
	D
	A cristianização da razão.
	
	E
	O mito.
Questão 9/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os critérios muitas vezes se perdem em observações preconceituosas acerca da complexidade e da sofisticação das culturas ditas orientais e menosprezam sua contribuição para o progresso da ciência e da tecnologia em escala global”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 26-27.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde qual é a origem da bússola:
Nota: 10.0
	
	A
	A origem da bússola remonta à China do século I a.C.
Você acertou!
Comentário: A origem da bússola, por exemplo, que foi fundamental para o georreferenciamento das naus portuguesas e inglesas, remonta à China do século I a.C. Naquela sociedade, a indicação precisa do Norte era importante também por ser o lugar correto para posicionar o trono do imperador (Livro-base, p. 27).
	
	B
	A origem da bússola remonta a Europa do século I d. C.
	
	C
	A origem da bússola remonta ao Japão do século III d. C.
	
	D
	A origem da bússola remonta ao Egito do século I a. C.
	
	E
	A origem da bússola remonta ao Estados Unidos do século I a. C.
Questão 10/10 - Filosofia Oriental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É atribuída a Pitágoras e seus seguidores a criação de uma relação da matemática com assuntos abstratos como justiça, com base na qual foi desenvolvido um misticismo em torno dos números”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 41.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que responde o nome das duas palavras que Pitágoras criou:
Nota: 10.0
	
	A
	Sociologia e ciências sociais.
	
	B
	Filosofia e matemática.
Você acertou!
Comentário: É de sua autoria a criação das palavras filosofia e matemática e a proposição de que uma harmonia matemática pode também ser obtida na música (Livro-base, p. 42).
	
	C
	Teologia e religião.
	
	D
	Mito e mitologia.
	
	E
	Deus e divindades.

Continue navegando