Buscar

antropologia simulado 1

Prévia do material em texto

Um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da Antropologia como ciência foram os relatos elaborados por viajantes, missionários e funcionários dos Impérios Coloniais na África e América no século XIX. A primeira geração de antropólogos formulava, portanto, suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I.A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II.Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III.A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
		
	
	A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
	 
	A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
	
	Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
	
	Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
	
	A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
	
	
	A partir do conceito de solidariedade, desenvolvido por Durkheim em Divisão do trabalho social, é correto afirmar que:
		
	
	o autor tinha uma visão otimista sobre o aumento progressivo da solidariedade orgânica, o qual teria trazido maior progresso material a todos os indivíduos e eliminado a possibilidade de crises e estados de anomia.
	
	as sociedades tradicionais caracterizam-se pela solidariedade mecânica, que une os indivíduos a partir de um baixo grau de diferenciação social e estado permanente de anomia.
	
	o autor tinha uma visão pessimista sobre o aumento progressivo da solidariedade orgânica, pois este levaria a sociedade a um quadro irreversível de quebra dos laços sociais, pois não haveria instituições capazes de atá-las.
	 
	as sociedades modernas caracterizam-se pela solidariedade orgânica, a qual une os indivíduos a partir de um alto grau de diferenciação social na divisão do trabalho.
	
	Nenhuma das alternativas.
	Respondido em 29/09/2020 10:59:33
	Émile Durkheim propõe o conceito de Consciência Coletiva para se referir ao conjunto das maneiras de pensar e agir que está acima das vontades e opiniões individuais e que se impõe a todos produzindo a coesão social necessária para garantir continuidade ao processo de evolução natural por que passam todas as sociedades. O autor entende que o nível de coerção exercido pela consciência coletiva pode variar, sendo que:
		
	
	É menor quanto maior for o nível de divisão social do trabalho, já que os indivíduos tenderão a regular suas vidas correspondendo a pressões que passam a ocorrer no campo do trabalho.
	
	É maior em sociedades capitalistas desenvolvidas, onde a divisão do trabalho social é ampla, de forma que os indivíduos se sentem pouco propensos a se submeterem a regras que não sejam democráticas.
	 
	É maior em sociedades pré-capitalistas nas quais as regras de convivência social são garantidas pelo peso da tradição, da religião e da moralidade imposta pela família.
	
	É menor quanto maior for o nível de desenvolvimento material de uma sociedade, uma vez que os indivíduos necessitarão buscar formas de superar o baixo nível coesão social
	
	É maior quando o nível de divisão social do trabalho é pequeno, levando os indivíduos a uma maior autonomia no grupo social.
	
	
	É a condição material dos indivíduos que determinaria os demais aspectos de sua vida. A importância dada por Marx a esse quesito de nossas vidas é justificada, segundo sua teoria, em razão do impacto que a situação econômica de um sujeito tem em sua trajetória de formação.
Essa linha de pensamento é chamada de:
		
	
	e) Socialismo radical
	 
	d) Materialismo histórico.
	
	b) Capitalismo selvagem.
	
	c) Contratualismo.
	
	a) Evolucionismo material.
	Tomando para a escola os pensamentos de Karl Marx, o que torna o aluno um ser alienado em seu processo de aprendizagem, tanto quanto o trabalhador na sua relação de trabalho, é a:
		
	
	reflexão sobre o seu papel na sociedade.
	
	conscientização de sua classe social.
	
	formação progressista.
	
	apropriação de conhecimento.
	 
	separação entre o pensar e o agir.
	Respondido em 29/09/2020 10:59:02
	De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma "coisa" exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social aquela destinada a
		
	 
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos normais e desviantes que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo.
	"Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um pregador religioso e líder social brasileiro, que liderou o movimento de Canudos, na Bahia. Sob sua orientação e liderança, milhares de pessoas morreram vítimas dos ataques de soldados do governo brasileiro. (...) Conselheiro fazia pregações místicas e dava conselhos por onde passava, conquistando uma multidão de fanáticos. Para muitos, Conselheiro era um profeta enviado por Deus." (fonte: http://www.e-biografias.net/antonio_conselheiro/)
 
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a ÚNICA opção que apresenta o conceito relativo à forma como a autoridade de Antônio Conselheiro era legitimada entre seus seguidores.
 
		
	
	Dominação sociológica.
	
	Dominação racional legal.
	
	Dominação moral.
	
	Dominação tradicional.
	 
	Dominação carismática.
	Gramsci buscava uma configuração em que todas as classes pudessem e tivessem condições de formar seus próprios intelectuais, na visão do autor se isso não acontecer, se configuraria o seguinte quadro:
 
		
	
	As classes se equiparariam.
	
	A manutenção social não seria possível
	 
	A classe dominante sempre venceria as "batalhas de ideias"
	
	A classe dominadareagiria pela força.
	
	A classe dominada se extinguiria.
	
	
	Os sistemas educacionais estão cada vez mais lançando mão da comunicação audiovisual e da informática como ferramentas pedagógicas eficazes e complementares no processo de ensino. Indique a posição defendida pelos que defendem a informatização da escola:
		
	
	Ideia a linguagem eletrônica deve ser deixada de lado no processo de ensino.
	
	Ideia de que a escola deve estimular os alunos a memorizar dados apenas.
	
	Ideia de que os recursos tecnológicos substituem totalmente o papel do professor.
	 
	Ideia de que a função da escola é a de ensinar a pensar criticamente.
	
	Ideia de que a escola deve voltar ao modelo tradicional de ensino.
	Respondido em 29/09/2020 11:05:24

Continue navegando