Buscar

ATIV CONTEXT O Ser humano em construção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O Ser humano em construção
Pode-se afirmar que para os apriorista, o sujeito já nasce com o conhecimento e que a sua bagagem cultural, está geneticamente guardado nele, e a função do professor, seria apenas incentivá-lo, para que esses entendimentos surjam, e o construtivismo é uma teoria, sobre a origem desse conhecimento, e explica como esse processo ocorre, e que é a partir da interação do sujeito, com seu objeto do saber..
Ainda convém lembrar e comparar as teorias, entre dois grandes filósofos construtivistas, Piaget e Vygotsky, onde é possível garantir, que os dois concebem a criança, como um ser ativo, atento que constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de compreender, o processo de desenvolvimento. Por exemplo, Piaget, privilegia a maturação biológica, acredita que os conhecimentos, são elaborados espontaneamente pela criança, que a aprendizagem, se sujeita ao progresso, e que tem pouco impacto sobre ele, que pensamento aparece antes da linguagem, e que apenas, é uma de suas formas de expressão. Já para Vygotsky, o ambiente social em que a criança nasce, é importante para seu crescimento, é que desde o seu nascimento, vai formando uma visão desse mundo, através da interação com adultos, ou crianças mais experientes, e para esse filósofo, pensamento e linguagem, são processos independentes, desde o início da vida. Desta forma, para Piaget, o desenvolvimento se dá de dentro para fora, mas para Vygotsky, o desenvolvimento se dá ao contrário, de fora para dentro.
Levando-se em consideração, esses aspectos, podemos refletir que a teoria Piaget, leva em conta a interação, e a experiência do sujeito, o que me faz pensar, sobre a música esquiva da esgrima, do rapper Criolo, que afirma em um dos versos, que todo maloqueiro (nome pejorativo, para classificar pessoas, que vivem nas ruas), tem um saber empírico e se relaciona com as suas experiências, e que pode acontecer com qualquer pessoa, pois é o fruto, do seu progresso cognitivo, gerado pela atuação, no seu meio físico e social, e não criado pelo ensino escolar, e sim pelo saber experimentado, Para Piaget, o professor deve orientar, o educando no caminho da aprendizagem autônoma.
Fontes de pesquisas: http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html
http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/11/construtivismo-em-piaget.html
HTTPS://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7560/7560.PDF