Buscar

Patologias das Relações Objetais - Descrita por René Spitz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE PSICOLOGIA – CORAÇÃO EUCARÍSTICO
Professora: Daniela Paula do Couto
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento da Criança – 1º Período
Atividade Avaliativa III – Valor: 30 pontos
Aluno(a): Larissa Spinelli Santos Pereira
Instruções:
· A atividade deve ser feita individualmente e anexada em Tarefas como arquivo Word, até a data de 15 de dezembro de 2020. 
Escolha uma das patologias das relações objetais descrita por René Spitz e responda as questões a seguir: 
1) Patologia da relação objetal:
Resposta: Eczema Infantil - Hostilidade disfarçada em ansiedade
2) Tipo de relação insatisfatória patogênica, com justificativa: 
Resposta: Essa patologia se refere a uma relação inadequada entre mãe e filho. A etiologia dessa patologia está relacionada com a junção de fatores psicogênicos, sendo a personalidade da mãe atua como agente provocador da doença, como uma toxina psicológica. Entretanto, são os padrões prejudiciais de comportamento da mãe que possibilitam o desenvolvimento do distúrbio psicotóxicos do bebê.
3) Doença na criança causada pela atitude materna:
Resposta: Eczema Infantil no bebê, é causado por uma hostilidade da mãe disfarçada em ansiedade manifesta. É uma doença de pele, se manifesta principalmente nas áreas de flexão, ou seja, nas dobrinhas do bebê.
4) Características maternas:
Resposta: No caso do Eczema, a mãe apresenta uma personalidade infantil, demonstra também uma hostilidade disfarçada em ansiedade pelo filho. Além disso, a ansiedade manifesta corresponde à presença de uma hostilidade inconsciente reprimida bastante forte. Esta ansiedade é sobretudo a respeito do próprio filho. Diante disso, as ações dessas mães contradiziam suas palavras. Logo, temos um bebê que pode sofrer sérios danos.
5) Características da criança:
Resposta: Temos um bebê que vai apresentar atraso no desenvolvimento da aprendizagem e das relações sociais. Além disso, a maioria das crianças com eczema não apresentam a angústia do 8º mês (que é aquela angústia que vem para o bebê porque ele agora já reconhece o rosto materno, então quando ele vai no colo de outro ele estranha - no senso comum chamamos de estranhamento). Outro indicativo da patologia é a ausência do segundo organizador da psique. Entretanto, o bebê foi retardado no seu desenvolvimento afetivo. Este atraso é devido a um distúrbio das relações objetais.
6) No vídeo “Privação afetiva – estudos de René Spitz sobre a separação entre mães e filhos”, quais os comportamentos da criança que sofre desta patologia?
Resposta: As crianças que sofrem desta patologia apresentam perturbações somáticas e psíquicas como resultado da ausência completa da mãe numa instituição em que os cuidados são administrados de forma anônima, sem que se estabeleçam laços afetivos. Nota-se no vídeo, um bebê sem roupas que apresenta eczema e se mostra irritado devido á coceira provocado pela doença. Podemos observar também que essas crianças sofrem com atraso no desenvolvimento corporal, dificuldades na habilidade manual e na adaptação ao meio ambiente, atraso na linguagem. Além disso, constatou que é menor a resistência às doenças e que, nos casos mais graves, pode ocorrer a apatia.

Outros materiais