A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ativ 5 e 6

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 
	
	ATIVIDADE
	01 - Conceitue Fontes de recrutamento. Liste 03 exemplos.
As Fontes de recrutamento são os locais onde pode incidir o recrutamento ou seja onde o recrutador pode divulgar as oportunidades de emprego. É o mercado de recursos humanos. A escolha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão uma vez que envolve investimento dispêndio financeiro e de tempo. A escolha de uma fonte apropriada de recrutamento permite agilidade no processo redução de custos eficiência no processo.
Exemplos: recrutamento em universidade, em outras empresas, agências de emprego.
02 - Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia; 
O recrutamento externo traz consigo profissional sangue nova a empresa com novos conhecimentos e habilidades que podem ser a solução de muitos problemas e inovações, também pode causar desafetos por não dar oportunidade a profissionais antigos da empresa. Ambos os recrutamentos devem obedecer a critérios sempre respeitando a cultura organizacional, missão, valores, lideranças etc.
 
ATIVIDADE
01 - Conceitue "Seleção de Pessoal";
A seleção de pessoal é uma das etapas mais complexas do suprimento por envolver técnicas e decisões. Para a maioria dos autores que escreve sobre o assunto, dentre eles, Idalberto Chiavenato, a seleção é a etapa de decisão e escolha do candidato que será contratado pela a empresa. Para Lacombre (2001), “a seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente”, Lacombre alerta para o que parece ser o mais indicado, entende-se por aquele que tem melhores condições de se ajustar à empresa e ao cargo e de conseguir um bom desempenho. Carvalho (1997) reforça as palavras dos demais autores quando afirma que “a seleção tem como finalidade central de escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles de se revelarem mais qualificados na triagem inicial do recrutamento e também nas demais etapas”. Para Orlickas (2001, sp), 
02 - Liste e comente pelo menos 03 técnicas de Seleção; 
1 - Carta de apresentação: correspondência sintética fornecida ao candidato quando deixou o emprego anterior, para apresentar ao emprego pretendente.
2 – Currículo: Documento que descreve o histórico profissional do candidato: experiência, empregos anteriores, formação acadêmica, competências, formação técnica e assim por diante.
3 – Dinâmica de grupo: consiste na situação de integração em grupo de diversos candidatos, estimulada por técnicas específicas e por objetivos específicos. Requer habilidade e formação adequada para a sua realização.
04 - Caracterize entrevista de seleção; Quais os tipos? 
A entrevista de seleção é o instrumento utilizado pelo selecionador ou pela chefia futura para conhecer melhor o candidato, sua postura, seu equilíbrio emocional, suas ideias, desejos, sonhos, necessidades e objetivos junto ao futuro emprego. É um instrumento valioso para a tomada de decisão. Em algumas empresas praticamente é quase uma das últimas etapas do processo de seleção. Esse instrumento requer que as pessoas que entrevistam as pessoas sejam preparadas e éticas. Requer também que a entrevista seja planejada. Para maior aproveitamento da entrevista é preciso que o entrevistador escolha adequadamente o método e o tipo de entrevista. Os tipos de entrevistas são: entrevista estruturada, entrevista livre ou não estruturada, 
05 – Elabore algumas questões que você considere essenciais para uma entrevista de seleção.
Perguntas: 
Gosta do que faz?
O candidato possui antecedentes criminais?
Possui algum vício?
Tem mulher e filhos?
Possui residência própria? 
Faz tempo que está desempregado?
BOM TRABALHO!

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.