Buscar

SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE AVALIAÇÃO II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668325) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	30262026
Parte superior do formulário
	1.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	
	b) A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	
	c) A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	
	d) A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	 
	 
	2.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	3.
	Desde o surgimento das civilizações, a humanidade vivenciou acontecimentos em que causaram mudanças no meio ambiente. Dessa forma, o processo de degradação ambiental e questões de conscientização dos recursos naturais estão cada vez mais em pauta. O conceito de Cidadania Ambiental Global foi promovido pela Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), criada no final da década de 1990. Sobre o objetivo central desse programa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Estimular o desenvolvimento sustentável, principalmente em instituições públicas e privadas.
	
	b) Mobilizar a comunidade para ações voltadas às questões ambientais e compreensão dos direitos humanos e responsabilidade dos cidadãos.
	
	c) Aumentar o uso de energias limpas e incentivar ações para a proteção de florestas e áreas verdes.
	
	d) Controlar o efeito dos poluentes e as suas consequências com relação às mudanças do meio ambiente está no centro das preocupações da humanidade.
	4.
	Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
(    ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
(    ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
(    ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - F - V.
	5.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Um documento escrito minuciosamente, os direitos da realeza e os limites impostos à autoridade real possibilitam a fixação de hábitos e costumes, evitando que, no futuro, soberanos arbitrários impunemente abusassem de seus poderes. A que documento se refere esse trecho?
	
	a) Código de Hamurabi.
	
	b) Carta Magna.
	
	c) Cilindro de Ciro.
	
	d) Petition of Rights.
	7.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V - F.
	
	c) V - V - F - V - F.
	
	d) F - F - V - F - V.
	8.
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
	
	a) Juscelino Kubitschek.
	
	b) Washington Luís Pereira de Sousa.
	
	c) Jânio Quadros.
	
	d) Getúlio Vargas.
	9.
	O princípio da dignidade da pessoa humana está consagrado na Constituição Federal (art. 1o), estabelecendo o que são fundamentos da República e do Estado Democrático de Direito, entre outros, a dignidade da pessoa humana. Com relação à dignidade humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dignidade, uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, à liberdade e à igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
(    ) A condição de dignidade humana permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. 
(    ) A dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para uma vida digna.
(    ) A proteção e a defesa da dignidade da pessoa humana alcançam importância significativa neste século, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos e científicos experimentadospela humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - F.
	10.
	Depois do surgimento da primeira Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, vários países passavam por diversos conflitos e guerras. Foi a partir deste momento que se pensou em uma convenção que tratasse de melhores condições e dos direitos das pessoas durante os períodos de guerra. Esta convenção ficou conhecida como Convenção de Genebra, local onde ela aconteceu e que, posteriormente, agregou diversas questões relacionadas às condições humanitárias de pessoas que estavam submetidas a situações como as de guerra. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A terceira Convenção de Genebra trouxe as questões dos direitos e tratamento humanitário com os prisioneiros de guerra. 
II- A quarta Convenção de Genebra ocorreu no período pós-guerra, sob a coordenação da ONU (Organização das Nações Unidas).
III- Verificou-se que atualmente poucos países são signatários das Convenções de Genebra.
IV- A segunda Convenção de Genebra tratou das questões envolvidas com os conflitos marítimos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando