Buscar

SEMANA CULTURAL VIRTUAL COVID

Prévia do material em texto

universidade ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
A – R.A.:
A – R.A.: 
A – R.A.:
produção textual INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
SEMANA CULTURAL VIRTUAL
2021
A – R.A.:
A – R.A.: 
A – R.A.:
SEMANA CULTURAL VIRTUAL
Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera-UNIDERP, como parte das exigências para o curso de Pedagogia. 4°semestre.
2021
SUMÁRIO
Introdução	4
Desenvolvimento	5
Considerações Finais	9
Referências Bibliográficas	10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma situação problema provocada tão logo começou o isolamento social gerado pelo novo Coronavírus, sendo está altamente contagiosa, o que levou as instituições de ensino a repensar suas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem, e criar soluções que garantissem esse processo. No caso deste portfólio, sobre um plano de estudo de caso que busca uma solução em desenvolver uma Semana Cultural Virtual, trabalhando a interdisciplinaridade, e manter o interesse dos alunos nessa nova modalidade de ensino tão atual e necessário. Nele será possível encontrar algumas definições e o exemplo de projeto de uma escola fictícia, onde os profissionais da mesma partem em busca entre o que já conhecem dentro da rotina da sala de aula e o novo padrão de ensino, que possuem características próprias e bem diferenciadas, fazendo uso da integração das disciplinas de forma proativa.
É de conhecimento geral que todos estão rodeados por diversos meios tecnológicos no dia-a-dia e que eles já são de suma importância para a nossa comunicação social e para a aprendizagem escolar, cada um deles apresenta um tipo de função específica junto aos docentes e discentes, lembrando que nem todos tem acesso ao mínimo dessas tecnologias, criando assim mais um desafio em como a escola vai alcançar estes alunos.
Diante da variedade e enorme quantidade de informações e incertezas aos quais estamos expostos, torna-se necessário criar uma relação entre professor e aluno a mais próxima possível e dinâmica, para compreendermos melhor a estrutura dessa nova rotina, tanto da escola, quanto fora dela, trazendo-nos conhecimentos que ampliarão nossa aprendizagem e que serão úteis para a vida.
DESENVOLVIMENTO 
Com a pandemia da Covid-19, a escola teve que se adequar à educação a distância, e a interdisciplinaridade tem sido valorizada em todas as áreas da educação, o que mostra que ela se tornou um importante aliado na construção de conhecimentos sólidos, além de ter um papel fundamental no ensino e no planejamento e execução de projetos. contém diversos pilares para romper as limitações das disciplinas, promovendo a integração de conteúdo de uma mesma disciplina e buscar a formação integral dos alunos.
Para projetos voltados especificamente para as fases iniciais do ensino fundamental, levando-se em consideração o contexto histórico e social que o Brasil e o mundo vivenciam, professores e corpo discente precisaram se reinventar, aprendendo a usar novas ferramentas pedagógicas que auxiliem a educação a distância, além de encontrar novas formas de atrair o interesse dos alunos a fim de transmitir e construir o conhecimento, permitindo que a organização escolar alcance todos os objetivos relacionados à aprendizagem dos alunos.
Na nossa situação problema, a semana cultural virtual possibilita a busca ferramentas digitais que possam ser utilizadas no meio social de alunos, escolas e comunidades, e os professores também devem refletir sobre a experiência artística compartilhada por homens e mulheres, tomando o cuidado de propor atividades em que aluno não precise sair de casa, e também que haja participação das famílias, planejando propostas possíveis e atrativas diante do isolamento social, não deixando a teoria se sobrepor a prática, e instigando a participação dos alunos nas vídeo aulas trabalhando o projeto de forma dinâmica.
É importante lembrar que a escola, através da gestão e coordenação, deve prover ao professore meios e recursos para garantir que seus alunos tenham seus direitos básicos de brincar, explorar, expressar, conhecer, conviver e principalmente participar, através de atividades devidamente planejar para atingir esse objetivo plenamente.
O uso da tecnologia faz parte do cotidiano de muitos desses alunos, e são ferramentas importantes para apoiar as atividades do professor e a comunicação também com a gestão e coordenação pedagógica, onde há trocas de informações e uma aprendizagem colaborativa com a utilização da tecnologia.
Considerando que a interdisciplinaridade está presente em diferentes momentos; considerando a integração de conteúdos entre disciplinas escolares, a conexão entre os diferentes conceitos das disciplinas; considerando que os alunos estarão motivados em encontrar tópicos de interesse, foi desenvolvido o projeto interdisciplinar da Semana Cultural Virtual, onde o tema norteador Música Brasileira propicia experiências escolares além da rotina e do tradicional, rompendo barreiras e estabelecendo novos meios de aprendizagem, que provavelmente se perpetuarão, proporcionando o verdadeiro aprendizado e conexão com o nosso país, tão rico culturalmente, e também com o mundo.
PROJETO INSTERDISCIPLINAR - SEMANA CULTURAL VIRTUAL
	Tema do Projeto
	Música Brasileira
	Público-Alvo
	Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
	Justificativa
	Oportunizar aos alunos o contato com diferentes gêneros musicais do nosso país, assim como aspectos sociais, a partir de apresentações de atividades escolares, através de aulas remotas, instigando a curiosidade dos mesmos, oportunizando o contato com a cultura e as tecnologias de forma diferenciada, assim como conhecer e interagir com os colegas e professor.
	Objetivo geral
	Conhecer a diversidade cultural, territorial e linguística do nosso país, assim como a biodiversidade, as características distintas de cada região, através de fotos, vídeos, músicas, compartilhados através de aplicativos e softwares específicos, como o Zoom, que nos auxilie na realização da nossa semana cultural.
	Objetivo específico
	 Conhecer aspectos da cultura regional, através da diversidade cultural musical;
 Analisar mapas do Brasil, seus estados e capitais, e assim conhecer a biodiversidade do país;
 Estimular a pesquisa através do Google, em bibliotecas virtuais, e vídeos do YouTube, de forma a inserir conteúdos digitais de forma abrangente e como fonte de conhecimento;
 Promover o respeito entre a diversidade através de aulas remotas com o Zoom, Whatsapp e Google Classroom, criando vínculos com a turma.
	Metodologia
	Segunda-feira – Artes: 
Com uma pesquisa feita previamente, os alunos irão apresentar músicas d cultura brasileira, como MPB, xote, funk. Poderão tocar e cantar, se assim desejarem e souberem tocar algum instrumento, ou colocar um vídeo da música, ou mesmo apresentar uma dança. Promover uma aula no Zoom para exibição e apreciação.
Geografia: 
Solicitar aos alunos a confecção de um mapa, identificando regiões, estados e capitais, indicando onde surgiram ou onde é mais forte a propagação do gênero musical escolhido por eles. Após o trabalho concluído, enviar foto pelo e-mail ou Whatsapp.
Terça-feira – História: 
Explorar onde cada tipo de musicalidade brasileira surgiu, povos, etnias e dialetos que influenciaram, tanto do Brasil quando estrangeiros, através de aula no Google Classroom. 
Disponibilização de links de vídeos e textos para estudo.
Quarta-feira – Ciências: 
Requisitar que formem grupos online, no Zoom ou Whatsapp, separando os grupos por região, e elaborem um trabalho sobre o clima, vegetação e animais que sejam citados em músicas brasileiras. Fazer um trabalho no Word e enviar via E-mail ou Whatsapp.
Quinta-feira – Português e literatura:
Produzir uma redação sobre a música brasileira, e seu gênero ou música preferido, a ser enviado no email ou whatsapp.
Sexta-feira – Finalizando a semana, com um debate sobre o que acharamdo projeto, o que aprenderam, e realizar uma enquete no Google Forms ao final, para registro.
	Recursos didáticos
	 Computador e telefone celular com acesso à internet;
Aplicativos como Whatsapp, E-mail, Zoom e Google Classroom, Google Forms;
 Plataformas de Pesquisa como Google;
	Avaliação
	A avaliação do projeto será realizada a todo momento, levando em consideração a participação ativa, o nível da pesquisa e dos resultados apresentados, a colaboração nos grupos.
	Referências
	MASSUCATO, Muriele. MAYRINK, Eduarda Diniz. Gestão Escolar. Feira Cultural: espaço para estreitar o vínculo com a comunidade. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1325/feira-cultural-espaco-para-estreitar-o-vinculo-com-a-comunidade. Acesso em: 04 abr. 2021.
SAE Digital. Eventos on-line para sua escola – Confira 10 ideias criativas! Disponível em https://sae.digital/eventos-on-line-para-sua-escola/. Acesso em: 04 abr. 2021.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que a pesquisa realizada gerou muito mais conhecimento a respeito da interdisciplinaridade, forneceu informações cruciais para entendermos a importância de sempre nos manter atualizados sobre novas tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem, e estarmos preparados para o futuro, seja dentro ou fora da escola, e em momentos como o atual, criar conteúdos que estimulem alunos e suas famílias, parceria fundamental para o prosseguimento da educação no país, e no mundo.
Portanto a interdisciplinaridade é muito importante para a formulação de um projeto pautado em metodologias que corresponda todas as necessidades do ensino remoto, tendo como principal foco o desenvolvimento integral do aluno, buscando mesmo em época de pandemia recursos que viabilizem as aulas e garanta oportunidade da troca e construção do conhecimento sólido pelos alunos. Através do referido portfólio pode-se perceber a formulação de um projeto que corresponda todos os aspectos solicitados, tendo em vista a grande importância de tais conhecimentos para a vivência acadêmica, agregada ao futuro profissional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil” (da página 35 até 52). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 abr. 2021.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Coronavírus. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remotoemergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 01 abr. 2021.
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em 02 abr. 2021
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 03 abr. 2021.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 03 abr. 2021.
OKA, Mateus. Interdisciplinaridade. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/interdisciplinaridade. Acesso em: 04 abr. 2021.
BERNARDO, Claudio. Interdisciplinaridade: a prática que revolucionará sua forma de aprender e crescer. Awebic. Disponível em: https://www.awebic.com/a-pratica-que-revolucionara-sua-forma-de-aprender/. Acesso em: 04 abr. 2021.
11

Continue navegando