Buscar

AV - SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL
	
	
	
	 1a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código Civil brasileiro, serão registrados no registro público, exceto:
		
	
	a emancipação por outorga dos pais ou por sentença do juiz.
	
	a interdição por incapacidade absoluta ou relativa.
	
	os nascimentos, casamentos e óbitos.
	 
	as sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal.
	
	a sentença declaratória de ausência e de morte presumida.
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tanto os notários quanto os registradores:
		
	
	Possuem direito à percepção parcial dos emolumentos, de acordo com tabela divulgada periodicamente pelo órgão fiscalizador.
	
	Possuem direito à percepção dos emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia, o que evidencia que a remuneração dos cartorários não é paga pelos cofres públicos, mas sim pelos particulares usuários do serviço, através do pagamento dessa taxa.
	
	Possuem direito à percepção dos emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia, o que evidencia que a remuneração dos cartorários não é paga pelos cofres públicos, mas sim pelos particulares usuários do serviço, através do pagamento desse imposto.
	 
	Possuem direito à percepção dos emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia, o que evidencia que a remuneração dos cartorários não é paga pelos cofres públicos, mas sim pelos particulares usuários do serviço, através do pagamento desse preço público.
	
	Não possuem direito à percepção dos emolumentos integrais pelos atos praticados na serventia, devendo proceder ao repasse de percentual da remuneração dos cartorários aos cofres públicos, por exercerem função delegada do Poder Judiciário.
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para lavratura de escritura pública de divórcio:
		
	 
	A procuração pode ser por instrumento particular com poderes especiais, descrição de cláusulas essenciais e validade de trinta dias.
	
	A procuração deve ser por instrumento público com poderes especiais, descrição de cláusulas essenciais e validade de noventa dias.
	
	A procuração deve ser por instrumento público, com poderes estabelecidos pelas partes, com validade de 1 ano.
	 
	A procuração deve ser por instrumento público com poderes especiais, descrição de cláusulas essenciais e validade de trinta dias.
	
	Não se admite a utilização de procuração para a lavratura de escritura pública de divórcio, por se tratar de ato personalíssimo.
	
	 4a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sujeitam-se a registro no cartório de registro civil de pessoas naturais:
		
	
	Os nascimentos, os casamentos, as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio e o restabelecimento da sociedade conjugal, os óbitos, as emancipações, as interdições, as sentenças declaratórias de ausência, as opções de nacionalidade e as sentenças que deferirem a adoção.
	
	Os nascimentos, os casamentos, as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o desquite e o restabelecimento da sociedade conjugal, os óbitos, as emancipações, as interdições, as sentenças declaratórias de ausência, as opções de nacionalidade e as sentenças que deferirem a adoção.
	
	As sentenças nunca são levadas a registro.
	
	As sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio e o restabelecimento da sociedade conjugal; os atos judiciais ou extrajudiciais de reconhecimento de filhos; as escrituras de adoção e os atos que a dissolverem; e as alterações ou abreviaturas de nomes.
	 
	Os nascimentos, os casamentos, os óbitos, as emancipações, as interdições, as sentenças declaratórias de ausência, as opções de nacionalidade e as sentenças que deferirem a adoção.
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da alteração de nome, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.
	
	A mulher solteira, desquitada ou viúva, que viva com homem solteiro, desquitado ou viúvo, excepcionalmente e havendo motivo ponderável, poderá requerer ao juiz competente que, no registro de nascimento, seja averbado o patronímico de seu companheiro, sem prejuízo dos apelidos próprios, de família, desde que haja impedimento legal para o casamento, decorrente do estado civil de qualquer das partes ou de ambas.
	
	O prenome será definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituição por apelidos públicos notórios.
	
	Quando a alteração de nome for concedida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente de colaboração com a apuração de crime, o juiz competente determinará que haja a averbação no registro de origem de menção da existência de sentença concessiva da alteração, sem a averbação do nome alterado, que somente poderá ser procedida mediante determinação posterior, que levará em consideração a cessação da coação ou ameaça que deu causa à alteração.
	 
	O enteado ou a enteada, havendo motivo ponderável e na forma da lei, poderá requerer ao oficial registrador competente que, no registro de nascimento, seja averbado o nome de família de seu padrasto ou de sua madrasta, desde que haja expressa concordância destes, ainda que se verifique prejuízo de seus apelidos de família.
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmação INCORRETA:
		
	
	O Cartório de Título e Documentos deve fazer o registro de contratos particulares para lhes dar publicidade.
	
	O Cartório de Títulos e Documentos deve fazer o registro dos contratos de compra e venda em prestações, com reserva de domínio ou não, qualquer que seja a forma de que se revistam, para que produzam efeitos em relação a terceiros.
	 
	O Cartório de Títulos e Documentos deve fazer o registro de documento de procedência estrangeira, com o que produzirão efeitos em repartições da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios ou em qualquer instância, juízo ou tribunal.
	
	O Cartório de Títulos e Documentos deve fazer o registro de os documentos decorrentes de depósitos, para que produzam efeitos em relação a terceiros.
	
	O Cartório de Títulos e Documentos deve fazer o registro de as cartas de fiança, em geral, feitas por instrumento particular, seja qual for a natureza do compromisso por elas abonado, para que produzam efeitos em relação a terceiros.
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os princípios do registro imobiliário, é incorreto afirmar como tal:
		
	 
	conveniência
	
	prioridade
	
	fé pública
	
	instância
	
	especialidade
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição Federal da República Federativa do Brasil consagra, no seu artigo 5º, XXX, o direito de herança como direito fundamental. Com efeito, vaticina Ney de Mello Almada: ¿o Direito da Sucessões é o conjunto de princípios legais disciplinadores da transmissão, aos herdeiros legatários, do patrimônio sucessível de uma pessoa, que vem a falecer.¿ Nessa esteira, aduz Lacerda de Almeida que, em razão da repercussão social, tais princípios são ¿fundamentais e de ordem pública¿. Assim sendo, marque a alternativa correta, após o exame de veracidade das assertivas abaixo. I - A aquisição da propriedade mortis causa se dá com o registro da partilha no cartório de registro de imoveis competente. II - De acordo com a legislação pátria, o direito a sucessão aberta consubstancia-se em uma universalidade iuris, bem assim em direito real imobiliário. III - Na sucessão mortis causa de estrangeiro domiciliado no Brasil, no que tange aos bens situados no Brasil, invariavelmente se aplicará a Lei Material Brasileira. IV - Quando proferida após 5(cinco) anos da abertura da sucessão, a sentença que declara a vacância produzirá efeitos retro operantes. V - Em matéria de sucessão legítima, pode-se afirmarque a representação somente é possível na linha reta descendente.
		
	
	V V F V V.
	
	V F V V F.
	
	F V V F V.
	 
	F V F V F
	
	F F V F F.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto ao procedimento de dúvida é correto afirmar:
		
	
	Deve ser proposto por qualquer interessado, pelo oficial ou pelo Ministério Público.
	
	Se julgado procedente determina o cancelamento da prenotação.
	
	por ser administrativo não permite a interposição de recurso.
	
	O fato de ser julgado por Juiz de direito e contar com a oitiva do Ministério Público lhe outorgam natureza judicial.
	 
	Tem natureza administrativa, não fazendo coisa julgada material ou formal.
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O art. 31-B da Lei n.o 4.591/64, acrescentado pela Lei n.o 10.931/2004, dispõe: ¿Considera-se constituído o patrimônio de afetação mediante averbação, a qualquer tempo, no Registro de Imóveis, de termo firmado pelo incorporador e, quando for o caso, também pelos titulares de direitos reais de aquisição sobre o terreno.¿ Essa averbação continuará produzindo efeitos até a
		
	
	conclusão da obra por parte do construtor ou incorporador e a averbação da construção do prédio mediante a apresentação do ¿habite-se¿ ou ¿auto de conclusão¿.
	
	conclusão da obra e entrega da unidade ao promitente comprador.
	
	averbação da construção e o registro da instituição e especificação de condomínio quando, então, automaticamente, o Oficial de Registro de Imóveis deverá averbar o cancelamento do patrimônio de afetação.
	
	expedição do ¿habite-se¿ ou ¿auto de conclusão¿ do prédio construído.
	 
	averbação da construção, registro dos títulos de domínio ou de direito de aquisição em nome dos respectivos adquirentes e, quando for o caso, extinção das obrigações do incorporador perante a instituição financiadora do empreendimento.

Continue navegando