Buscar

o mundo global visto do lado de cá

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ
Docente: Prof. Leonardo 
Disciplina: Evolução do pensamento Geográfico 
Assunto / resenha: O mundo global visto do lado de cá
Discente: Jeconias Mesquita da Silva
 Mundo global visto do lado de cá
 Milton santos
No filme “Mundo global visto do lado de cá” vem trazer a realidade de qual se encontra a sociedade da época descrita, retratando os processos de globalização e seus efeitos sobre a sociedade, causando grandes divisões entre a mesma. O documentário também iria explanar as diversas crises consequentes de uma globalização perversa e que cria barreiras tanto físicas como simbólicas. Milton santos faz seus alertas e explicar as causas decorrentes das crises expostas. O próprio Milton santos vem falar sobre que e a globalização estar divididas em entre três vertentes a globalização do mundo; globalização como e feita, globalização da perversidade e vem trazer a ideia de um novo mundo por uma outra globalização.
Neste documentário vem trazer vários acontecimentos de grandes crises no mundo inteiro causada pela uma globalização perversa oferecida pelo o capitalismo, que tem como objetivo só lucros sem se importar com as consequências que ira de acontecer, como uso de empresas privatizadas causando uma grande desorganização dos territórios, o trabalho explorador que obtém bens nos trabalhos de proletariados, trazendo assim misérias para o mundo. No decorrer do filme vem levantar uma questão sobre dois grupos de sociedade, o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com medo do grupo dos que não comem neste momento Milton Santos faz uma declaração dizendo que “produzimos mais comidas do que consumimos”, e esta sociedade vem sendo dividas ate os dias de hoje criando barreiras para o desenvolvimento social econômico, com isso vem aumentando a questão do desemprego fazendo assim mais o aparecimento da fome. O filme também vai fazer relato de uma mídia manipuladora, pois ela foi responsável de dar outras interpretações dos acontecimento provenientes. Milton santos vem expor sua critica e sua indignação com esses acontecimentos nos afirma que não cidadania no brasil, que as pessoas com condições melhores não querem só direitos, e sim muitos privilégios, diz ainda que o estado de cidadania nos e roubado pelo jogo de interesse no qual esta classe vai se promove, e por fim Milton santos vem dizer que estar sociedade ainda e só um pequeno ensaio, e que ela nunca existiu.
Este filme e baseado de depoimentos não só de posições de Milton santos mais de outros intelectuais, mais ele iria foca melhor com as ideias impostas pelo grande professor Milton santos que obteve grande influencia a ciência sociais no Brasil e no mundo com as suas teorias e reflexões sobre a globalização.

Outros materiais