Buscar

Concentração de Soluções e Titulação

Prévia do material em texto

Concentração
Uma solução é uma mistura homogênea de, pelo menos, um soluto em um solvente. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as demais substâncias na solução são conhecidas como soluto. O processo utilizado para obter essa mistura é chamado de dissolução. A diluição de soluções ocorre quando há o acréscimo de solvente a solução. Ao diluir uma solução, a massa do soluto permanece inalterada, sendo a mesma na solução final e inicial, porém o volume da reação aumentara, visto que será adicionado solvente á solução.
No entanto, soluções expressas em molaridade possuem limitações enquanto o comportamento ácido/base de algum soluto precisa ser considerado. Para abranger a capacidade de diversos solutos H+ ou OH- dentro da solução é usada a concentração denominada de Normalidade que é a relação entre massa pela massa molecular e o volume da solução, conforme Fórmula 1:
[1] 
Para preparar soluções com concentração desejada necessita realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente dissolução, obedecendo a uma sucessão de condições. As substâncias que se enquadram são denominadas de substâncias padrão primário. Tais substâncias possuem grau de pureza superior a 99,95%, devem ser facilmente secadas para eliminar qualquer traço de umidade e serem estáveis tanto em solução como no estado sólido. 
Contudo, existe substancias que não atendem a essas condições e que precisam ter sua concentração determinada, para isso se usa o processo de titulação. Esse método consiste na reação de uma solução que se sabe a concentração, nomeada de titulante, com a solução de concentração desconhecida, nomeada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. 
A reação ocasionada entre um ácido e uma base é denominada neutralização, quando isso acontece água e sal são formados, desse modo alterando a concentração de ions H+, ou seja, o potencial Hidrogeniônico (ph) da reação, assim atingindo o ponto neutro (igual a 7). Com o auxilio de um indicador ácido-base que geralmente são um ácido ou uma base fraca que se estabiliza com o seu acido ou base conjugado que apresenta coloração diferente, devido deslocamento do equilíbrio, possibilitando assim perceber o momento em que as quantidades estequiométricas se equivalem, atingindo o ponto de equivalência. A concentração do titulado pode ser obtida a partir do principio de equivalência, o qual no ponto de equivalência o número de equivalentes de ácido deve ser igual ao número de equivalentes de base, conforme a Formula 2: 
[2] 
Com posse dos valores aferidos, iremos avaliar e discutir os resultados obtidos, observando possíveis divergências entre as densidades medidas e os valores teóricos conforme Fórmula 3.
[3] 
Para corrigir os erros circunstancias cometidos no preparo de uma solução, calcula-se o fator de correção. Consiste na relação entre a concentração real da solução e a concentração esperada, posteriormente estabelecida do preparo da solução, conforme a Fórmula 4.
[4]

Continue navegando