Buscar

Resumo - IMUNIDADE ADAPTATIVA CELULAR

Prévia do material em texto

IMUNIDADE ADAPTATIVA CELULAR
APC – célula apresentadora de antígeno - fazem fagocitose/endositose 
· Macrófagos/Monócitos e Células Dendríticas – fagocitose – produzem MHC-I e MHC-II
· Linfócito B – endocitose de substancia solúveis (ex. toxinas)
Células Dendríticas = Única célula que consegue entrar na linfa e chegar aos órgãos linfáticos secundários e mostras os imunógenos para o linfócito T
MHC/CPH – Apresenta os imunógenos para os linfócitos T. (só entra no mhc o que não é meu)
- LOCUS COM GENES ALTAMENTE POLIMÓRFICOS (ALELOS) QUE CODIFICAM MOLÉCULAS QUE EVOCAM REAÇÃO DE REJEIÇÃO AOS TRANSPLANTES, TUMORES E CONTROLE DA RESPOSTA IMUNE.
MHC-I e MHC-II > proteínas que fazem interações com outras células, são muito importantes para a resposta imune. 
Fenda
Como funciona a APC?
Uma célula fagocítica que conheceu um PAMP, e fagocitou esse microrganismo. Agora ele está dentro do fagolisossoma, e as enzimas do fagolisossoma vão destruir esse patógeno. Alguns pedaços desse patógeno vão ser eliminados pelo sistema reticulo endotelial, mas nessa quebra podem surgir pedaços (imunógenos) que são específicos do microorganismos e que devem ser apresentados para os linfócitos. 
- Imunógenos são proteínas do microrganismo 
No ribossomo dessa célula o RNA começa a sintetizar a proteína MHC-II que vai ser transportada ate o fagolisossoma, quando eles se fundem os imunógenos vão tentar se instalar na fenda (que funciona como chave e fechadura com alguma sequencia que surgiu). 
Se tiver alguma peptídeo/proteína que consiga se ligar com a moleca de MHC-II, isso tudo é transportado para a superfície da célula. 
Resumão: 
No tecido com o microrganismo a célula passa pelo processo de inflamação e fagocita esse microrganismo, e tem duas funções 1° digerir esse patógeno 2° produzir varias moléculas de MHC-II que vão ser transportadas até o encontro do fagolisossoma para que a proteína se ligue no imunógeno e vá para a superfície da célula. 
Essa célula está na corrente linfática a caminho do órgão linfático secundário, elas caminham para os linfonodos mais perto do tecido que está inflamado. Chegando lá a apresentação é feita para o linfócito T, 
· Vacina: injetou o patógeno, as células foram ativadas para ir fagocitar esse microrganismo e pela linfa vão levar ate os órgãos secundários (linfonodos porque é o mais próximo), lá vai ter a apresentação, a célula T vai mostrar esse imunógeno para o LTCD+, e no linfonodo ele vai começar a se multiplicar para voltar para o tecido. Por isso a região fica inflamada.
Diferenciação dos Linfócitos T CD4+ / LTH
- Th0 produz qualquer tipo de citosina, se diferencia em subpopulações: TH1 e TH2
- Citosina que o TH1 secreta inibe TH2 (vice-versa), logo a resposta que vai permanecer é aquele que tiver mais células.
Resposta medida do linfócitoTH1 (resposta citotóxica) = TH0 que entrou em clonagem, e começou a se dividir, e também se diferenciou em TH EFETOR que são células que vão trabalhar no primeiro momento, logo vão ficar bem maiores, e sintetizam citosina e em TH MEMÓRIA que são células que não mudou de tamanho. Com isso a célula sai do órgão linfático, e pela linfa vai para o tecido que está inflamado. Lá a célula TH memória passa a fazer a recirculação linfocitária, ou seja, fica circulando entro o sangue e linfa para manter imune. E a TH efetora começa a secretar citosina, pois é a função do linfócito tcd4+ produzir citosinas para ter a resposta imunológica. 
· Fase 1 = Fase cognitiva 
Reconhecimento do imunógeno pelo linfócito TCD4+ (MCH-II + imunógeno + TCR)
· Fase 2 = fase de ativação
Linfócito TCD4+ é ativado, entra em clonagem (multiplicação celular) e diferenciação (efetoras e memoria)
· Fase 3 – efetora
· TH1 = Resposta citotóxica 
Secreta citocinas que tem função de ativar células NK, ativar os macrófagos, ativar linfócitoTCD8, e estimular a produção de IgG pelo linfócito B.
· NK = provoca morte da celular 
· Macrófago = faz fagocitose 
· IgG = guia a NK, facilita a fagocitose do macrófago e ativa o sistema complemento.
· TH2 = resposta inflamatória/alergia
Secreta citocinas que tem função de ativar o Linfócito B, estimular a produção de IgE pelo Linfócito B, ativa eosinófilos, mastócitos e basófilos.
· LB – secreta anticorpo 
· IgE = faz a ADCC com os eosinófilos, mastócitos e basófilos
Eosinófilos liberam citocinas que vasodilata, nos basófilos e mastócito o IgE fica grudado na célula e quando a substancia se liga, as células se degranulam e tem vasodilatação por isso tem resposta inflamatória.
- Resposta do TH2 não destroem vírus 
- Apenas quando têm pedaços o macrófago consegue fagocitar 
- não tem como mudar a resposta imune!!
- Na segunda infecção, as células já estão no plasma.
RINITE = não hereditário é genético = se responde com TH1 não tem alergia, se a resposta imune for TH2 ele faz liberação de histamina e pode ter um choque anafilático. 
Linfócitos TCD8+
O imunógeno é apresentado pela molécula de MHC-I: 
São produzidas pelas células nucleadas, e tem função de apresentar o imunógeno para linfócito TCD8+, e ela não vai para o órgão linfático secundário. 
Resposta mediada do LCTD8+:
A célula é infectada (vírus, bactérias), assim que o patógeno entrou, ele vai ser marcado e transportado para os proteossomas, e são levados por proteínas ate o reticulo endoplasmático ruboso que já produziu um monte de moléculas MHC-I e pela fenda o imunógeno se encaixa e é levado ate a superfície da célula para o linfócito TCD8+ enxergar que aquela célula esta infectada.
- Mata só as células infectadas 
 - LTCD8+ não mata bactéria nem vírus, mas se entrar na nossa célula ele mata a célula. 
Ele libera perforina (faz poros para as gransimas entrar na célula) e granzima (ativam a caspase e leva a célula a apoptose - morte celular)
(Linfócitos T CD8+ efetores eliminam células infectadas e células tumorais pela exibição de imunógenos associados às moléculas MHC classe I, através da liberação de perforinas e granzimas B que levam a célula alvo a apoptose.)
· Fase 1 = cognitiva 
Reconhecimento especifico do imunógeno + mhc- II com o TCR do LTCD8+
· Fase 2 = fase de ativação
Clonagem do LCD8+ e diferenciação de LTCD8+ efetor e LTCD8+ de memoria (proteção para caso ocorra um novo ataque)
· Fase = efetora
O LTCD8+ secreta perforinas e granzimas tipo B que induzem a morte da célula alvo modificada.

Continue navegando