Buscar

Avaliação final (objetiva) Psicologia da Educação e da aprendizagem

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Veronica Luiz Matos da Costa (3290153)
	
	Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668351) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30656355
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	É de extrema importância que o professor interfira na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Esta interferência provoca avanços na aprendizagem, pois sabemos que espontaneamente permaneceriam inexplorados. Lev Vygotsky foi um renomado cientista bielorrusso, pioneiro no desenvolvimento de importantes trabalhos nas áreas da infância, aprendizagem e educação especial. É conhecido como um teórico sociointeracionista, pois considera:
	 a)
	Insuficientes as contribuições do social na construção da personalidade e cognição do indivíduo.
	 b)
	Que todos passam pelos mesmos processos de construção psíquica e apresentam as mesmas reações.
	 c)
	Que o ser humano é constituído a partir das suas relações sociais em um contexto histórico-cultural.
	 d)
	O indivíduo incapaz de interagir com outros que sejam diferentes da sua sociedade de origem.
	2.
	A ciência cognitiva é uma área de investigação com diversos domínios. São elementos de natureza intelectual, associados a esta ciência:  a memória, a atenção, a percepção, a representação de conhecimento e a resolução de problemas. Sobre estes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A percepção refere-se às funções que permitem captar os estímulos do ambiente para posterior processamento de informação, em que os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação de informações, constituindo um ato de perceber.
(    ) A memória é a capacidade de registrar, armazenar e evocar as informações recebidas e processadas pelo organismo. É um processo fundamental para as crianças: com ela, representam o passado e interpretam o presente.
(    ) Através da atenção, é possível que a mente selecione os estímulos recebidos, dando prioridade a uns, enquanto outros são minimizados ou mesmo excluídos do processamento. A atenção é considerada uma condição básica para o funcionamento dos demais processos cognitivos.
(    ) A percepção realiza-se de acordo com os acontecimentos e as situações vividas pelo indivíduo, em que as informações são guardadas para que se possa ter a percepção dos objetos a partir do reconhecimento dos símbolos, identificando algo como semelhante e idêntico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Piaget defende que o desenvolvimento humano compreende quatro estágios, que condizem com as formas como o ser humano se adapta ao meio e às situações que o cerca. Um desses estágios é o sensório-motor. Sobre esse estágio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nesse período, o imaginário está latente.
	 b)
	A criança percebe e age sobre o ambiente.
	 c)
	Compreende a idade de um a três anos.
	 d)
	A estimulação é desnecessária nesse período.
	4.
	Atualmente, na sociedade em que vivemos, muitos adolescentes enfrentam conflitos inerentes à escolha profissional. Trata-se de um momento muito importante e complexo. Além destes sentimentos, somam-se outros aspectos. Assinale a alternativa CORRETA referente aos comportamentos desse adolescentes:
	 a)
	Percepção totalmente realista de suas próprias características.
	 b)
	Mudanças físicas e na identidade.
	 c)
	Marcado por sentimentos comuns ao processo decisório de seleção de uma profissão.
	 d)
	Separação, em sua totalidade, da fantasia e da realidade.
	5.
	A aprendizagem pode ser definida como aquisição de novos conhecimentos do meio, cujo resultado é a modificação do comportamento. Existem vários tipos de processos de aprendizagem, sendo que cada um deles possui características peculiares. Neste sentido, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Processo dinâmico.
II- Processo contínuo.
III- Processo cumulativo.
(    ) O processo de aprendizagem ocorre em todas as fases da vida do indivíduo.
(    ) A atividade depende da participação de quem está aprendendo.
(    ) O aprendizado caracteriza-se pelo acúmulo de experiências.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	A Disortografia é uma dificuldade de aprendizagem cuja principal característica é a incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral. Trata-se de uma dificuldade decorrente de trocas ortográficas e confusão de letras. Sobre o trabalho do professor na diminuição dos transtornos desta dificuldade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve desenvolver um trabalho de constante estimulação da memória visual da criança.
	 b)
	O professor deve desenvolver constantes trabalhos de treino motor.
	 c)
	O professor deve punir as omissões e adições para que o erro não persista.
	 d)
	O professor deve desenvolver constantes trabalhos de treino de habilidades manuais.
	7.
	Ao falar, a pessoa maneja a língua de acordo com regras conhecidas por todos, ao mesmo tempo fixas e flexíveis. A criança, por exemplo, produz inúmeros sons, e dentre eles aparecem alguns que se aproximam de fonemas conhecidos do idioma da mãe. Ela reage reconhecendo esses fonemas como tentativas para falar. A mãe completa o som, provocando a criança para imitá-la. Palavras e orações passam pelo mesmo processo, enquanto isso a criança se reconhece como indivíduo único. Podemos afirmar então, que o processo de aquisição da linguagem representa o reconhecimento do bebê e sua integração no mundo dos homens, por meio do pensamento e da comunicação, constituindo o sujeito, suprindo necessidades individuais e promovendo a interação social. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A troca de influências entre o pensamento e a linguagem resulta no desenvolvimento intelectual do indivíduo.
	 b)
	O pensamento é posterior à linguagem, pois influencia a percepção.
	 c)
	A linguagem é um recurso que inibe a comunicação entre as pessoas pela sucessão ordenada de palavras que expressam sentimentos.
	 d)
	Se há dificuldades na constituição ou na expressão da necessidade, há repercussões no crescimento da imagem do indivíduo.
	8.
	A escola é uma instituição complexa. As sociedades atuais acumularam muito conhecimento, mas ainda há muito a se conhecer. Sobre as funções da escola com relação às crianças, conforme Derval (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Manter as crianças ocupadas, enquanto seus pais estão em suas atividades.
II- Colocá-las em contato com outras crianças, ensinando-lhes condutas sociais.
III- Fazer com que adquiram habilidades como ler e escrever.
IV- Submetê-las a provas que servem de seleção para a vida profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DERVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	A Psicologia da Educação pode ser entendida como uma psicologia de caráter prático e aplicado, que tem fins preventivos ou curativos, visando à promoção e ao bom desenvolvimento socioafetivo e acadêmico de quem aprende. Na escola, procura abranger professores, pais e todos que, de certo modo, influenciam no processo educacional da criança. Qual é a principal finalidade da Psicologia da Educação?
	 a)
	Relacionar as dificuldades de aprendizagem do educando.
	 b)
	Conhecer fundamentos filosóficos das disciplinas escolares.
	 c)
	Questionar os conteúdos abordados nas disciplinas escolares.
	 d)
	Analisar os processos mentais mediante os quais a criança assimila as disciplinas incluídas no currículo escolar.
	10.
	A dificuldade de aprendizagem possui muitos fatores.Ao se observar que uma criança não está aprendendo os conteúdos escolares, faz-se necessário considerar os fatores psicológicos e sociais envolvidos. Sobre esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fatores específicos.
II- Fatores psicógenos.
III- Fatores ambientais.
(    ) Não possuem causas orgânicas, atingem áreas referentes à linguagem ou à localização espacial/temporal, entre outros.
(    ) É extremamente necessário que seja estabelecido se a dificuldade tem origem sintomática ou inibitória. Trata-se de uma retração intelectual do ego, diminuindo as funções cognitivas, que acaba por acarretar os problemas para aprender.
(    ) Estão relacionados às condições objetivas ambientais, podem auxiliar ou prejudicar o indivíduo no processo de aprendizagem. Podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	11.
	(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
	 a)
	Provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.
	 b)
	Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
	 c)
	Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
	 d)
	Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
	12.
	(ENADE, 2005) Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de 11 a 12 anos, o professor de Matemática tem trabalhado com duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes com relação à construção dos conceitos fundamentais da Matemática e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou atividades como:
I- Resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos que serão estudados.
II- Exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos a serem estudados.
III- Provas com pormenores dos conteúdos que são pré-requisitos para os estudos posteriores.
IV- Série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais.
Contribuíram para o alcance da meta proposta:
	 a)
	I e IV, apenas.
	 b)
	II e IV, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando