Buscar

Tipo e calçamento de luvas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Karolinne Rodrigues Silva Lemes – 12011ENF069
Exercício Proposto II
1. Defina o tipo de Luva Cirúrgica (luva estéril) e o tipo de Luva para Procedimentos Não Cirúrgicos (luva não estéril), e cite os três tipos de materiais que elas podem ser feitas. 
A Luva Cirúrgica (luva estéril) faz parte do EPI de uso único, de formato anatômico, com punhos capazes de assegurar ajuste ao braço do usuário (a), para utilização em cirurgias e a Luva para Procedimento Não Cirúrgicos (luva não estéril) é de uso único para utilização em procedimentos não cirúrgicos para assistência à saúde. Podem ser feitas de borracha natural ou látex de borracha natural, borracha não natural (NBR) e Vinil (PVC).
2. Foram identificadas as melhores práticas sobre o uso das luvas com o intuito de apoiar os profissionais da saúde a adotarem uma prática segura e eficiente. Cite no mínimo 12 dessas práticas.
· Utilizar somente luvas com registro na ANVISA 
· Utilizar luvas quando em risco de contato com sangue, líquidos corporais, secreções, excreções, mucosas e pele não intacta
· Selecionar o tipo e tamanho apropriados de luva para a atividade a ser realizada
· Higienizar as mãos antes de calçar as luvas
· As luvas devem ser utilizadas nas precauções por contato
· Deve-se usar luvas para tocar superfícies próximas a pacientes em precauções de contato
· As luvas devem ser substituídas quando se tornam sujas, rasgadas, entre pacientes diferentes, e quando mudar de um sítio anatômico contaminado para outro limpo em um mesmo paciente
· Remover as luvas imediatamente após cada atendimento ou procedimento
· Não manusear itens de uso pessoal quando estiver com mãos enluvadas
· Manter as luvas na embalagem ou caixa original, até o seu uso
· Os profissionais de saúde devem ser capacitados quanto a técnica de colocar e retirar as luvas
· Evite o uso de loções ou cremes para as mãos a base de petróleo, pois pode afetar adversamente a integridade das luvas de látex
3. Descreva a técnica de calçamento e retirada de luva estéril. 
Para o calçamento de luva estéril deve-se higienizar as mãos, selecionar o par de luvas compatível com as suas mãos, verificar as condições do invólucro, abrir a embalagem externa, puxando a camada superior, retirar a embalagem interna manuseando somente a parte externa, abrir a embalagem interna sobre a superfície limpa e seca e expor as luvas esterilizadas de modo que os punhos fiquem voltados para você. Em seguida, com o polegar e o indicador da mão não dominante, segure o punho dobrado da luva esterilizada para mão dominante, ergue e segure a luva com os dedos voltados para baixo, com cuidado para que ela não toque objetos não esterilizados, insira a mão dominante na luva e puxe-a, deixe o punho dobrado até que a outra luva seja colocada. Mantendo o polegar para fora, deslize os dedos da mão enluvada por baixo do punho da outra luva e levante-a, insira a mão não dominante na luva, ajuste as luvas nas duas mãos, tocando apenas as áreas esterilizadas. Entrelace os dedos das mãos com as luvas e mantenha longe do corpo, acima do nível da cintura, até o início do procedimento.
Após o uso: com a mão dominante, segure a outra luva perto da extremidade do punho e retire-a, invertendo-a com a área contaminada no lado interno. Continue segurando a luva, deslize os dedos da mão sem luva para dentro da luva restante, segure a luva pela parte interna e retire-a, virando a parte interna para fora, sobre a mão e a outra luva; despreze-as no local apropriado e higienize as mãos.
4. Descreva (caso houver) se durante a leitura/estudo da técnica de higienização das mãos e do calçamento e retirada de luva estéril você identificou algum passo(s)/etapa(s) da técnica que você teve dificuldade de entendimento.
Não tive dúvida quanto a nenhum passo/etapa da técnica.

Continue navegando