Buscar

Aula 1 A Evolução e o Desenvolvimento da Qualidade

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade / Aula 1: A Evolução e o Desenvolvimento da Qualidade
· Introdução
Nesta aula, você vai estudar sobre os conceitos básicos de administração, conhecer suas maiores referências e o propósito de se obter resultados cada vez melhores.
· Objetivos
Estabelecer a importância dos conceitos e princípios para obter resultados cada vez melhores.
Conhecer a POC3.
Demonstrar a origem dos princípios da Gestão da Qualidade através de um pequeno histórico da gestão da qualidade no mundo.
· Créditos
Tainara Oliveira
Designer Instrucional
Luís Rodrigues
Web Designer
Rostan Luiz
Desenvolvedor
· INTRO
· OBJETIVOS
· CRÉDITOS
· IMPRIMIR
Premissa
Fonte: Shutterstock
Filosoficamente, a Gestão da Qualidade Total foi incorporada como uma metodologia voltada para a busca pela excelência assegurando que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer sobreviveriam.
O pensamento das organizações ainda estava preso no sentido de que os clientes iriam “aceitar” os seus produtos, pois, já que não havia concorrência, os clientes não tinham mais a quem recorrer. Felizmente esse pensamento foi sendo modificado. Com o crescente aumento das ofertas, as organizações foram obrigadas a se adaptar a essa realidade e a oferecer o que realmente os clientes queriam e esperavam.
Ou seja, havia uma necessidade de realinhamento interno, por causa das constantes mudanças no ambiente externo. Este ambiente externo propõe situações de oportunidades e ameaças (riscos) que devem ser interpretadas de acordo com a visão da organização.
Cada organização, por ser única, deve estabelecer estratégias condizentes com a sua realidade.
Para cada tipo de empresa podem ser estabelecidas diferentes formas de administrar em função do segmento que ela atua (ramo de negócio):
O conceito de empresa
O conceito de empresa contribui muito quando pensamos numa organização como o conjunto de pessoas interagindo sequencialmente, distribuindo as ações de forma lógica e também cronológica, para obtenção de um objetivo.
Um dos grandes desafios que as organizações enfrentam parte delas mesmas. Na maioria das vezes, elas são vistas pelos seus funcionários como algo segmentado, setorizado, não havendo uma visão de integração entre as ações desenvolvidas. O que queremos dizer é que não há um conhecimento do que é executado internamente, a não ser pelas pessoas que estão envolvidas nos projetos.
O que se deve procurar é conhecer essas interações, obter uma visão sistêmica que proporcione enxergar as relações de causas e efeitos, no início, no meio e no fim das ações executadas.
Fonte: Shutterstock
As empresas devem ser vistas como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
Essa visão sistêmica e o dinamismo do ambiente externo fizeram com que as organizações começassem a transformar ou processar os seus recursos em produtos (bens ou serviços) que venham satisfazer ou encantar os seus pares (acionistas, clientes, fornecedores), sempre em consonância com o seu modelo de gestão, missão, valores, crenças e cultura. Estamos falando de gestão das empresas.
Mas o que vem a ser gestão?
Baseando-se nas funções básicas da administração (a POC3) e nas mudanças de comportamento do mercado, verificou-se que essas cinco funções não bastavam. Constatou-se a necessidade de agregar mais uma função: a melhoria.
Portanto, gestão significa:
POC3 + M
E cabe aos gestores agirem de forma que os procedimentos executados nas empresas venham contribuir diretamente com os resultados obtidos pela empresa.
COMENTÁRIO
O que significa essa “função melhoria”? A mudança de atitudes em função de uma nova realidade do mercado. Quando falamos de mercado, queremos dizer que representa o ambiente em que a organização se propôs a atuar. Verificamos que o mesmo se tornou mais competitivo entre as organizações como também o perfil do cliente, cada vez mais exigente e conhecedor daquilo que deseja adquirir e com um “leque” de alternativas de ofertas.
Precursores da administração
Abaixo, seguem os nomes e curiosidades de alguns dos destaques da história da administração:
· FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Conhecido como pai da Administração Científica, já preconizava uma produção totalmente livre de defeitos, ou seja, zero defeito.
· HENRY LAWRENCE GANTT
Foi contemporâneo de Taylor. Entre as suas contribuições, podemos destacar: concepção de planos de bonificação e prêmios de produção, propondo um esquema de pagamento conhecido como “tarefa-bonificação” e a elaboração de gráficos e métodos de controle da produção: gráfico de Gantt.
· FRANK BUNKER GILBRETH
Engenheiro que se destacou no estudo de tempos e movimentos, como forma de organização de trabalho e no estudo da fadiga humana, considerada um reduto de eficiência.
· HENRY FORD
Em 1900, fundou a Ford Motor Company e, em 1913, sua empresa já produzia uma média diária de 800 carros do modelo T. Ele é autor da célebre frase: “Você pode comprar qualquer carro, desde que seja Ford, na cor preta e modelo T.”
SAIBA MAIS
· JUSE: Japanese Union of Scientists and Engineers, como seu significado em português, foi um grupo de cientistas e engenheiros japoneses engajados nos processos de recuperação das organizações japonesas.
· Kaoru Ishikawa: foi um membro da JUSE de grande destaques nas ações de melhorias.
· Método Kanban: foi um método implementado na Toyota para identificar qualquer anomalia na linha de produção.
Veja agora as principais características do paradigma industrial e do pós-industrial:
Fonte: Shutterstock
Exercícios
Questão 1: Qual a definição mais completa de gestão?
a) Planejar, organizar, mandar, coordenar.
b) Planejar, observar, para se obter lucro.
c) Organizar, controlar em ordem para se ter objetivos.
d) Planejar, organizar, comandar, controlar, coordenar para se obter melhorias.
Questão 2: Como dito acima, saber o conceito de empresa contribui muito quando pensamos numa organização como o conjunto de pessoas interagindo sequencialmente, distribuindo as ações de forma lógica e também cronológica para a obtenção de:
a) Uma margem.
b) Uma empresa.
c) De lucro.
d) Um objetivo.
		1.
		_________________________é uma ferramenta da Qualidade, voltada ao planejamento e gestão estratégica, utilizada para direcionar e priorizar os esforços de melhoria do desempenho em cada nível hierárquico, de forma que a empresa alcance seus objetivos estratégicos de longo e médio prazo.
	
	
	
	Matriz GUT (Gravidade Urgência e Tendência)
	
	
	Diagrama de Pareto
	
	
	Diagrama de Ishikawa ou Causas e Efeitos
	
	
	Matriz SWOT (Forças Fraquezas Riscos e Oportunidades)
	
	
	Ciclo PDCA
	
	
	 
		
	
		2.
		O modelo de operações das empresas ao longo de sua existência - evoluíram para dois aspectos fundamentais - ligados a produção e a qualidade dos operários na transformação dos insumos em produtos e qualidade. Essa mudança tiveram alguns INDICADORES que ajudaram a empresa no processo de prosperar. Identifique - qual o INDICADOR que NÃO contribuiu para a geração da produção e melhoria da produtividade nas empresas?
	
	
	
	produção em escala ampliada focando na redução dos desperdícios.
	
	
	substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico.
	
	
	modelo de qualificação do operário dentro da divisão do trabalho.
	
	
	geração do processo de inibição do trabalhador para o pensar na melhoria do trabalho.
	
	
	conceito de subdivisão do trabalho para a melhoria da produção.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Gestão pela Qualidade Total, tornou-se uma ¿febre¿, sendo adotada por muitas empresas, o que à primeira vista é bastante positivo. No entanto, infelizmente muitas organizações não foram bem-sucedidas nessa empreitada, pois muitos consultores passaram a vender a ideia de que a TQM seria a panacéia para todos os males das organizações, a implantação do sistema seria fácil e os resultados seriam obtidos rapidamente. A atitude inconsequente desses profissionaislevou muitos empresários a criarem um movimento de resistência em relação à adoção dos conceitos e métodos relacionados a TQM, impedindo as empresas de se tornarem mais competitivas (MARTINS, 1999).
Diante do texto acima, analise as frases abaixo e identifique quais correspondem com a estrutura da Gestão da Qualidade Total:
I. A tecnologia é utilizada para a produção dos produtos ou na prestação dos serviços.
II. O uso de ferramentas é fundamental para mensurar a eficiência da estrutura de Qualidade implantada.
III. O envolvimento da alta administração deixa de ser necessário.
	
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	Somente III está correta.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
A Gestão pela Qualidade Total, tornou-se uma ¿febre¿, sendo adotada por muitas empresas, o que à primeira vista é bastante positivo. No entanto, infelizmente muitas organizações não foram bem-sucedidas nessa empreitada, pois muitos consultores passaram a vender a ideia de que a TQM seria a panacéia para todos os males das organizações, a implantação do sistema seria fácil e os resultados seriam obtidos rapidamente. A atitude inconsequente desses profissionais levou muitos empresários a criarem um movimento de resistência em relação à adoção dos conceitos e métodos relacionados a TQM, impedindo as empresas de se tornarem mais competitivas (MARTINS, 1999).
Diante do texto acima, analise as frases abaixo e identifique quais correspondem com a estrutura da Gestão da Qualidade Total:
I. A tecnologia é utilizada para a produção dos produtos ou na prestação dos serviços (correta).
II. O uso de ferramentas é fundamental para mensurar a eficiência da estrutura de Qualidade implantada (correta).
III. O envolvimento da alta administração deixa de ser necessário (errada).
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A produção flexível de uma variedade de tipos de produtos é o paradigma de produção:
	
	
	
	da Revolução Industrial.
	
	
	Industrial.
	
	
	Fordista.
	
	
	da era de produção artesanal.
	
	
	Pós-industrial.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As mudanças constantes do mercado, onde o ambiente externo traz ameaças e oportunidades, implica que cada organização:
	
	
	
	manter-se firme na sua estrutura de forma a não alterá-la
	
	
	envolver-se no maior número de ramo de negócios
	
	
	estabeleça estratégias condizentes com sua realidade
	
	
	tenha uma pluralidade de chefias e de ramo de negócios
	
	
	não tenha uma estrutura forma, mantendo-se tanto quanto possível na informalidade
	
Explicação:
Cada organização, por ser única, deve estabelecer estratégias condizentes com a sua realidade. Para cada tipo de empresa podem ser estabelecidas diferentes formas de administrar em função do segmento que ela atua (ramo de negócio):
- A substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico, liberando o homen para pensar.
- A criação do conceito de subdivisão do trabalho, favorecendo a especialização e o desenvolvimento de novas técnologias.
- A produção em grande escala com a correspondênte criação do conceito de mercado, de satisfação, de expectativas e necessidades.
- A evolução da sociedade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A afirmativa : "O inspetor é o responsável pela qualidade da linha de montagem com fabricantes de automóveis em série ", foi uma conceituação que contribuiu a evolução da Gestão da Qualidade . Neste caso, seu ator foi :
	
	
	
	Philips Crosby
	
	
	Henry Ford
	
	
	Henry Fayol
	
	
	Walter Shewhart
	
	
	Armand Feigenbaum
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A qualidade pode assumir um aspecto tangível e intangível. As empresas entenderam, que seus processos, por melhores que sejam não geram impacto junto ao consumidor, como os aspectos intangíveis estão buscando forma de agregá-los para solidificar um conceito amplo de qualidade. Logo é correto afirmar que: I-Aspecto intangível diz respeito a qualidade intrínseca de um produto. II-Aspecto intangível pode ser obtido pela cadeia de valor gerada pela empresa. III-Aspecto intangível pode ser, como por exemplo, uma marca que torna a imagem da empresa única e de valor inestimável.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Controle Estatístico de Processo (CEP) mede o nível de variação de duas componentes: uma inerente ao processo (causa comum) e a outra que pode surgir esporadicamente (causa especial).. A ideia é eliminar as causas especiais e deixar em um nível tolerável as causas comuns, de forma que esta variação não influencie de forma negativa a Qualidade do produto ou serviço, aumentando a sensação de risco do consumidor (MARTINS, 2002).
Quando somente causas comuns agem em um processo, ele apresentará um comportamento previsível, sendo possível prever seu comportamento. Isto implica que os parâmetros estimados para o processo são confiáveis uma vez que não existem causas especiais perturbando a variação natural do processo. Neste caso, é possível dizer que o processo está sob controle estatatístico (MONTGOMERY, 1991).
A partir de texto acima analise as afirmações a seguir sobre os benefícios da utilização do CEP:
I. Aumento da produtividade e motivação dos operadores dos processos;
II. Possibilidade de sistematização das informações geradas nos gráficos de controle para futuros estudos de melhoria dos processos.
III. Aumento do retrabalho com consequente diminuição dos custos.
	
	
	
	II e III são corretas.
	
	
	Somente I é correta.
	
	
	I, II, III são corretas.
	
	
	I e II são corretas.
	
	
	Somente III é correta.
	
Explicação:
O Controle Estatístico de Processo (CEP) mede o nível de variação de duas componentes: uma inerente ao processo (causa comum) e a outra que pode surgir esporadicamente (causa especial).. A ideia é eliminar as causas especiais e deixar em um nível tolerável as causas comuns, de forma que esta variação não influencie de forma negativa a Qualidade do produto ou serviço, aumentando a sensação de risco do consumidor (MARTINS, 2002).
Quando somente causas comuns agem em um processo, ele apresentará um comportamento previsível, sendo possível prever seu comportamento. Isto implica que os parâmetros estimados para o processo são confiáveis uma vez que não existem causas especiais perturbando a variação natural do processo. Neste caso, é possível dizer que o processo está sob controle estatatístico (MONTGOMERY, 1991).
A partir de texto acima analise as afirmações a seguir sobre os benefícios da utilização do CEP:
I. Aumento da produtividade e motivação dos operadores dos processos (Correta).
II. Possibilidade de sistematização das informações geradas nos gráficos de controle para futuros estudos de melhoria dos processos (Correta).
III. Aumento do retrabalho com consequente diminuição dos custos (Errada).

Continue navegando