Buscar

Metodologia Científica

Prévia do material em texto

1.
	Nos países desenvolvidos, entende-se a necessidade de os pesquisadores estarem nas empresas fomentando a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Na contramão, no Brasil, esses cientistas, a nível de doutorado, encontram espaço profissional para atuarem, em sua maioria, nas universidades. Obviamente, nas instituições de ensino, também devemos fomentar a pesquisa, conforme já destacamos, mas a presença de mais doutores nas empresas é essencial para inovarmos em tecnologia. De acordo com esse panorama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O mundo atual é dominado pelas nações que detêm os maiores investimentos em ciência e tecnologia.
(    ) Quem cola, não sai da escola. O Brasil apenas copia e, por isso, não inova dentro de perspectivas mais positivas.
(    ) É interessante que a comunidade acadêmica compreenda a necessidade de contínuo aprendizado, passando pela graduação, mestrado e doutorado.
(    ) O fomento da pesquisa em um país marcado pela exclusão social é condição primordial para nossa emancipação social e cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Dentre os tipos de conhecimento presentes em nossas vidas e relacionado à forma como vivemos, podemos destacar o senso comum. Com base nesse conteúdo, analise as afirmativas a seguir:
I- O senso comum está baseado em experiências do nosso cotidiano.
II- O senso comum é um tipo de conhecimento de razão pura.
III- O senso comum é pouco utilizado atualmente.
IV- O senso comum tem caráter empírico, ametódico e assistemático.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	O acúmulo de conhecimento entre o homem e suas ações se faz quando existe a compreensão de que deve haver trabalho conjunto. Individualmente gerado, o conhecimento específico não alcança patamares significativos se comparado àquele que é resultado da sinergia entre cientistas de várias áreas e que juntos querem chegar a um objetivo comum, por exemplo, o desenvolvimento de uma patente tecnológica. Assim, conhecimento é construído através da relação fundamental entre sujeito e objeto. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sujeito é o que será conhecido, e o objeto é o que se conhece.
(    ) O sujeito é o cognoscente e o objeto será estudado.
(    ) O sujeito é o que conhece, e o objeto é o que será conhecido.
(    ) O sujeito é a pesquisa, e o objeto é o método utilizado na pesquisa científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O senso comum é também caracterizado como conhecimento vulgar ou, ainda, como diz Ander-Egg (1978), conhecimento popular. Nesse tipo de conhecimento, o homem conhece o fato e a sua ordem aparente, sem explicações sistemáticas, metodológicas, mas sim pela experiência, pelo costume ou hábito. Com base nas características apresentadas por Ander-Egg (1978), e no contexto apresentado, analise as opções a seguir:
I- Sistemático.
II- Superficial.
III- Subjetivo.
IV- Sensitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	5.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
	 b)
	O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada somente no meio acadêmico.
	 c)
	A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
	 d)
	A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
	6.
	A iniciação científica é um termo utilizado nas universidades para instigar os acadêmicos a participarem de projetos de pesquisa. Como todos vocês verão, durante o andamento do curso de graduação, inúmeras oportunidades poderão ser realizadas por todos vocês. Por vezes, os acadêmicos são estimulados a participarem de atividades práticas e também de projetos de pesquisa, orientados por um professor que atua em uma linha de pesquisa específica. Assim, vocês podem avançar no conhecimento já existente. Com relação à contribuição da pesquisa para o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A iniciação científica contribui razoavelmente para o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos nos cursos de graduação.
II- O conhecimento teológico não pode ser utilizado em projetos de pesquisa e/ou iniciação científica.
III- Em projetos de pesquisa, o conhecimento filosófico pode ser pouco usual, visto que decorre da razão pura.
IV- A iniciação científica insere o acadêmico no contexto da ciência, despertando-o para a criatividade e resolução de problemas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	 b)
	A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	 c)
	O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	 d)
	O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadaspelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	8.
	Um hábito fundamental a ser desenvolvido pelo estudante de graduação é o hábito da leitura. Através da leitura, o aluno aprofunda os conhecimentos adquiridos em sala de aula e familiariza-se com o vocabulário técnico das obras especializadas. Ler com assiduidade eleva ainda a capacidade de redigir com presteza e objetividade. Vale dizer que o maior desafio para o aluno ao se deparar com a necessidade de elaborar um trabalho científico não está no domínio de normas técnicas como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas no domínio da redação. Uma maioria simplesmente não sabe escrever, fato que denuncia a ausência do hábito de leitura. Ademais, no Brasil, muita gente ingressa no ensino superior sem o pleno domínio da língua portuguesa. A partir dessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A leitura de livros e artigos científicos técnicos são de fundamental importância para desenvolver a criatividade de projetos de iniciação científica.
	 b)
	Livros de ficção científica não são recomendados para o estímulo à criatividade, principalmente no mundo acadêmico.
	 c)
	A leitura de artigos científicos nacionais ou em nossa língua materna, o português, contribui pouco para o estímulo à pesquisa.
	 d)
	Livros com no mínimo 600 páginas e tamanho de fonte 8 são considerados bons instrumentos para estímulo à escrita e à criatividade.
	9.
	Nossos orientadores deveriam ser nossos melhores amigos. Com essa afirmação, entendemos o verdadeiro papel do professor que não apenas repassa o seu conhecimento, mas também nos ensina a pensar "fora da caixa". Evoluímos através da execução de projetos, e, desta forma, construímos soluções para a evolução da nossa sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor orientador se define como alguém que possui produção qualitativa e quantitativa e instiga seus orientandos a produzirem também.
(    ) O processo de orientação invariavelmente começa pela cópia.
(    ) Dentro do processo de orientação, o acadêmico não escuta e posteriormente evolui para sua autonomia.
(    ) O processo educacional e orientativo deve ser construtivo, buscando a emancipação do orientando.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O conhecimento do senso comum deriva de experiências cotidianas. Refere-se a hábitos, costumes, práticas e tradições que orientam a vida em sociedade. Por esse motivo, é considerado um saber informal que não exige elaboração teórica do indivíduo. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir:
I- O senso comum é adquirido naturalmente desde a infância, sem ele não seria possível viver em sociedade.
PORQUE
II- O homem se orienta a partir do seu contexto histórico-social ao qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Prova fin

Continue navegando