Buscar

Administração de Produção e Operações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Administração da Produção e Operações
A administração de produção e operações é importante porque proporciona mais eficiência nos processos produtivos da empresa, influenciando nos seus lucros, visto que corrobora para que a empresa utilize melhor os seus recursos, agregando valor ao produto. Tudo que consumimos passa por processos produtivos, desde alimentos até filmes, com a globalização e o aumento da competitividade em nível global as empresas buscam cada dia mais pelo uso dos recursos eficientes e sustentáveis para atender as demandas de seus consumidores. 
A diferença entre produção e operação é que a Produção está ligada ao efeito de produzir determinado bem ou produto e a Operação é o conjunto de ações e para prestação de serviços. A administração da produção, segundo Rentes (2011, p.41) pode ser definida como o conjunto das atividades de planejamento, gerenciamento e controle operacional da produção. Já Davis et al. (2001) defendem que, a partir de uma estratégia corporativa, a administração da produção pode ser definida como o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização.
Stevenson (2001) considera que a função de operações engloba todas as atividades diretamente ligadas à produção de bens ou ao fornecimento de serviços e ressalta a ampliação do escopo da função para outros tipos de organização além de fábricas. Zeithaml e Bitner (2003) definem ‘serviço’ como um conjunto de processos para atender às demandas e necessidade de clientes. Kotler (1999) destaca que as operações de serviço são resultado de atividades internas na relação entre fornecedor e cliente interno, visando atender necessidades do cliente final.
As principais diferenças entre produção e operações são: Produtos são tangíveis, duráveis, as saídas podem ser controladas, pouco contato com o cliente, tempo de espera maior e atividade de capital intensivo já os Serviços são intangíveis, não-duráveis, as saídas não podem ser controladas, muito contato com o cliente, curto tempo de resposta e atividade de mão de obra intensiva.
Referências Bibliográficas:
SILVA, Pedro de Freitas. Administração da produção nas organizações: uma Breve revisão teórica, 2015.Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/803/o/Parte3.pdf
Uma análise de citações e cocitações em estratégia de Operações em serviços: um Estudo das empresas de Projetos, 2011. 
Disponivel em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_sto_141_894_17632.pdf
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração / Reinaldo Oliveira da Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ARCE, Caroline. A importância da Administração de Produção. 2016. Disponível em:
https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-da-administracao-de-producao

Continue navegando