Buscar

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO AV1 (respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EMPSICOLOGIA
DISCIPLINA:PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO
1ª avaliação
	ALUNO
	Alline Nathiele Alves de Lima
Maria Gabriela Alves Tenório
Nathalia de Oliveira Vasconcelos
	MATRÍCULA
	01365887
01365445
01361471
	DISCIPLINA
	CIÊNCIA E PROFISSÃO
	DATA DA PROVA
	07/05/2020
	PROFESSOR
	PAULO NASCIMENTO
	TIPO DE PROVA
	
	TURMA
	PSICOLOGIA/NOITE
	CÓDIGO DA TURMA
	
	NOTA
	
	CCG-MDL-10 Versão 01ATENÇÃO:
- A avaliação somente poderá ser entregue depois de decorridos 50min de seu início.
- Caneta esferográfica azul ou preta. Provas entregues escritas a lápis NÃO serão corrigidas.
- Será atribuída nota zero a aluno que devolver sua prova em branco, independentemente de ter assinado a Ata de Prova.
- Ao aluno flagrado utilizando meios ilícitos ou não autorizados pelo professor para responder a avaliação será atribuída nota zero e, mediante representação do professor, responderá a Procedimento Administrativo Disciplinar, com base no Código de Ética.
QUESTÕES
1. De acordo com Hermann Ebbinghaus (1850-1909), “a Psicologia tem um longo passado, e uma curta história”. Mediante as discussões realizadas em sala de aula, podemos compreender que a sentença acima indica o seguinte:
a) A história formal da Psicologia remonta aos gregos, pois essa disciplina já existia apartada da Filosofia desde as primeiras formulações de Hipócrates acerca dos quatro tipos de temperamentos.
b) Embora a separação da Filosofia tenha se dado no século XIX, quando a Psicologia veio se tornar uma ciência autônoma (1879), algumas ideias e intuições já estavam presentes em toda tradição médica e filosófica, especialmente entre os gregos.
c) Embora a separação da Filosofia tenha se dado no século XIX, quando a Psicologia veio se tornar uma ciência autônoma (1879), as primeiras ideias da ciência psicológica só vieram surgir a partir do trabalho Rene Descartes (1596-1650), no século XVII.
d) A história formal da Psicologia remonta aos gregos, e a única influência histórica recebida destes tem a ver com a tradição médica, que inicia com os trabalhos de Hipócrates sobre os quatro temperamentos.
e) O fundador direto a ciência psicológica foi Rene Descartes (1596-1650), ainda no século XVII. 
2. Segundo Arthur A. L. Ferreira (2013, p. 33) “teríamos assim no início da Idade Moderna uma primeira experiência mais universal da individualização: a constituição do indivíduo no século XVI enquanto um sujeito autônomo, singular, igual aos demais e dotado de uma interioridade (foro íntimo) que seria a base contratual dos Estados modernos e fonte do poder deles”. A afirmação acima deve ser entendida a partir do seguinte:
a) A subjetividade e a individualidade como as conhecemos atualmente, sempre existiram na história da humanidade, pois a base delas é biológica e por isso imutável.
b) O que conhecemos como “plano de subjetividade”, isto é, a noção de um sujeito e sua interioridade, é uma construção histórica, fruto de vários eventos significativos historicamente.
c) O que conhecemos como “plano de subjetividade”, isto é, a noção de um sujeito e sua interioridade, é um produto das forças biológicas do ser humano (genéticas e hereditárias), descobertas pela Genética do Comportamento recentemente.
d) Tudo o que diz respeito à subjetividade e à individualidade humana está presente no cérebro, independentemente das questões históricas que nos antecederam. Tem sido o papel da Psicologia desvendar esses aspectos atemporais da natureza humana.
e) O estudo da História não tem grande importância para a Psicologia, pois esta é uma ciência da saúde.
3. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas abaixo:
A (F	) A Psicologia da Forma foi um dos primeiros sistemas teóricos da história da psicologia, e seus objetos de estudos são o inconsciente, as pulsões e as neuroses.
B (V	) O Behaviorismo é uma escola de psicologia baseada na psicologia animal e no trabalho experimental de Ivan Pavlov. Sua metodologia de produção de conhecimento é experimental e seu pressuposto fundamental tem a ver com a força que ambiente exerce sobre o comportamento humano.
C (F) A Psicologia Humanista é uma escola de psicologia baseada na psicologia animal e no trabalho experimental de Ivan Pavlov. Sua metodologia de produção de conhecimento é experimental e seu pressuposto fundamental tem a ver com a força que ambiente exerce sobre o comportamento humano.
D (F	) A Psicanálise pode ser considerada a quarta força da história da psicologia, e tem seus fundamentos no humanismo e no existencialismo do século XX. Sua base de conhecimentos são os casos clínicos e seu principal objeto é a autor realização humana.
4. Conforme formulada na segunda tópica da teoria psicanalítica, a formação do superego está ligada ao seguinte aspecto:
a) (	) À pulsão libidinal direcionada à realização imediata do desejo.
b) (X) À internalização das regras e proibições sociais presentes na família, igreja, escola etc.
c) (	) À pulsão de morte, enquanto energia latente e potencialmente destruidora, presente na natureza humana.
d) (	) Ao relaxamento e transgressão das regras sociais impostas pela família, pela religião, pela escola etc.
e) (	) Nenhuma das alternativas acima.
5. Segundo B. F. Skinner, “a objeção aos estados interiores não é a de que eles não existam, mas que não são pertinentes”. Essa afirmação corresponde ao seguinte fato:
a) (	) Os conteúdos mentais simplesmente não existem.
b) (	) A ideia de subjetividade humana não faz nenhum sentido.
c) (X	) Os conteúdos internos não podem ser investigados pelas ferramentas científicas.
d) (	) A formação da personalidade é mistério insolúvel.
e) (	) Os conteúdos internos são o foco do Behaviorismo.
6. De acordo com Carl Rogers “é profunda e corajosa a luta que uma pessoa trava para ser ela mesma”. À luz do que aprendemos acerca da Psicologia Humanista, apresente a sua compreensão dessa assertiva de Rogers:
R: É sabido que todos travamos uma batalha interna, sobre ser aceito pela sociedade e principalmente sobre se auto aceitar, e para ser uma pessoa auto realizada, esse é um dos degraus a ser superado, é uma das partes da pirâmide de Maslow, a estima. E é de muito sofrimento conseguir chegar até esse patamar, apesar de que o necessário é se amar, ter respeito próprio para ser respeitado pelos outros, o julgamento da sociedade dificulta um pouco esse processo.
7. Com suas palavras, descreva o que Rogers chamou de “não-diretividade”, em referência ao trabalho da clínica psicológica Humanista:
R: Sujeito/sujeito
Tendo a reforçar a autonomia e a responsabilidade que os indivíduos devem ter.
Tem empatia, e interesse ativo no mundo emocional do sujeito.
Aceitação incondicional, recusa na emissão de juízo de valores, não julga, apenas acolhe.
8. De acordo com a Psicologia da Forma (Gestalt), “o todo é sempre maior que a soma das partes”. Como esses psicólogos relacionavam essa afirmação ao funcionamento da mente humana?
R: A Gestalt é perceber e interpretar os fatos, ela vai contra o estruturalismo de Wundt, acreditando que a nossa percepção não é a soma das partes das experiências, mas que percebemos sempre o todo, que é organizado por nosso psicológico. Percepção é igual a nossa interpretação dos fatos, é sempre precedida por alguma sensação, seja visual, auditiva, tátil, por meio da organização mental, ativa ou passivamente e essas organizações perceptivas têm como princípios: a proximidade; agrupar o que está perto, a continuidade; agrupar por padrões, a semelhança; agrupar entres os elementos, o fechamento; o que imaginamos ser real e a figura-fundo; o contraste entre o fundo e a "mancha" “figura”.
9. Como vimos em aula, o Behaviorismo foi concebido como um tipo de psicologia antimentalista. Na sua compreensão, o que isso significa?
R: Uma tentativa de explicar todos os aspectos do comportamento animal sem referências a categoria intrapsíquicas. O Behaviorismo é a análise do comportamento, metodológico e radical e por ser antimentalista e ter o comportamento em foco, acreditaque o ambiente exerce uma grande influência sobre o ser humano, a teoria da reflexologia.
10. Segundo B. F. Skinner, são três as principais forças atuam na formação dos indivíduos. Aponte-as e descreva-as suscintamente:
R: FILOGÊNESE: Herança genética/biológica.
Exemplos: cor da pele, altura e alguns traços comportamentais.
SOCIOGÊNESE: a força/influência que a sociedade exerce sobre nós, somos influenciados pelo meio social.
ONTOGÊNESE: nossas escolhas e aprendizagens individuais.
Exemplos: aprender um novo instrumento, como a tocar violão ou piano.

Continue navegando