Buscar

Entrevista - Anamnese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
				ATIVIDADE
Com base nas aulas e nos seus estudos considerando a literatura indicada responda as seguintes questões.
`	
		ATIVIDADE - Conteúdo: Entrevista
1) Qual o objetivo da entrevista no processo de enfermagem.
R: Tem como objetivo estabelecer contato. Desenvolver um relacionamento caracterizado pela confiança mútua, além de levantar dados importantes que irão nortear a assistência.
2) A entrevista possibilita a obter informações verbais e não verbais. Explique como estas ocorrem e qual sua importância. 
R: A comunicação verbal permite ao paciente se expressar de forma clara o que está sentindo e os aspectos de seu histórico e cotidiano. A comunicação não verbal permite ao enfermeiro captar aspectos emocionais e psicológicos do paciente. As duas formas de comunicação combinadas, permite uma melhor compreensão do estado de saúde do paciente.
3) Na comunicação verbal podemos utilizar perguntar abertas e fechadas. Em que momentos devem ser usadas e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas. De exemplos de perguntas abertas e fechadas.
R: Perguntas abertas: estimulam descrição/ relato do paciente. O paciente teM oportunidade de expor sua percepção sobre a situação, dando enfase ao que julga ser relevante, além de criar um clima amistoso, beneficiando a relação enfermeiro-paciente. Porém, perguntas abertas tendem a ter respostas longas, o que pode desviar o foco do paciente do tema principal.
Perguntas fechadas: evitam respostas longas. São perguntas “objetivas”, com respostas em sua maioria de “sim” ou “não”, permitindo que o enfermeiro enfoque certos aspectos da entrevista. As perguntas fechadas podem deixar o paciente mais na defensiva, fazendo com que ele omita informações relevantes. 
4) O que e a comunicação não verbal e que informações relevantes este tipo de comunicação poderá contribuir durante a entrevista.
R: A comunicação não verbal é toda manifestação de comportamento não expressa por palavras. Permite ao enfermeiro coletar informações a partir de ações , gestos, postura, tom de voz e entonação, olhar, entre outras expressões corporais do paciente, sejam elas conscientes ou não. Permite ao enfermeiro conhecer e compreender melhor as emoções do paciente. Podemos, através da comunicação não verbal, saber se o paciente está, desconfortável, com dor, irritado, com medo, ansioso, etc.
5) Que habilidades o enfermeiro necessita ter para realizar a entrevista.
R: Saber ouvir e entender; saber explorar os dados que o paciente traz sem invadir seu espaço pessoal; demonstrar interesse e conhecimento; ser receptivo e estabelecer comunicação com o paciente para que ele se sinta a vontade em responder as perguntas.
6) Como deverá ser o ambiente físico para realização da entrevista.
R: Local que favoreça privacidade, temperatura ambiente confortável, iluminação natural, acomodar o paciente em leito ou em assento, e se posicionar a frente do paciente, sem barreiras como mesa ou computador. Ficar no mesmo nível do paciente, evitar ficar de pé, para não dar impressão de superioridade. Evitar barulhos, odores e objetos de distração.
7) Quais as fases da entrevista?
R: Introdução (o enfermeiro de apresenta, pergunta por qual nome o entrevistado prefere ser chamado e explica a necessidade da entrevista), o corpo (entrevista propriamente dita) e fechamento (informar ao paciente que a entrevista está terminando e perguntar se há algo a mais que queira acrescentar).
8) Que fatores interferem na qualidade e quantidade de dados coletados.
R: Habilidade técnica, interpessoais, conhecimento, valores e crenças do enfermeiro, referencial teórico-filosófico adotado, ambiente interno.
9) Com relação ao conteúdo de dados sobre doenças, tratamentos, hábitos e costumes a serem coletados, descreva o que deve ser coletado (conteúdo) e justifique os seguintes aspectos abordados:
	ASPECTO ABORDADO
	CONTEÚDO A SER COLETADO
	POR QUE COLETAR
	Motivo da procura do serviço ou queixa principal
	Expressão do paciente sobre o motivo que o levou a procurar assistência e descrição dos sintomas que apresenta.
	Conhecer os aspectos principais do elemento causador do desequilíbrio das necessidades humanas e/ou dos padrões funcionais da saúde.
	Presença de doenças e tratamentos anteriores; alergias
	Descrição resumida de doenças crônicas; motivo de hospitalização e/ou cirurgias anteriores; alergias a medicamentos, alimentos ou algum insumo utilizado durante internação.
	Conhecer o perfil de saúde, possibilitar a associação desse perfil ao estado atual do paciente, prever complicações.
	Antecedentes familiares
	Estado de saúde de familiares diretos (DM, HAS, doenças cardíacas, renais, autoimunes, etc.) e se for o caso, a causa da morte desses familiares.
	Conhecer a herança familiar de saúde e sua relação com o estado de saúde do paciente, buscando fatores de risco para tal.
	Uso de medicamentos
	Relação dos medicamentos que tomou ou toma, e outras substâncias que ingere para alívio de sintomas.
	Ampliar os dados relativos ao seu estado de saúde e tratamento.
	Existência de outros fatores de risco
	Consumo de álcool, fumo ou drogas (quantidade, frequência, idade de início e quando parou).
	Auxiliar na associação do estado atual e do progresso de saúde , assim como prever complicações.
	Hábitos e costumes
	Condições de moradia e hábitos de higiene, alimentação, sono e repouso, atividades físicas, atividade sexual, lazer/recreação e eliminações.
	Compreender como vive, as possíveis repercussões de seus hábitos/ costumes no desenvolvimento/ reestabelecimento da doença na hospitalização e no planejamento da assistência. 
	10) No que se constitui o processo de enfermagem, qual sua importância e quais as etapas do processo de enfermagem.
R: O processo de enfermagem permite uma maior integração do enfermeiro com o paciente, família, comunidade e equipe, uma vez que sistematiza o cuidado, propiciando condições para individualizar e administrar a assistência. O processo de enfermagem também permite ser usado como instrumento de avaliação da qualidade do atendimento e serviço prestado. No modelo conhecido atualmente, o processo de enfermagem constitui 5 fases sequenciais e inter-relacionadas: coleta de dados, diagnósticos, planejamento, implementação e avaliação.
	11) Que dados são necessários para realizar o histórico de enfermagem.
R: Dados objetivos e subjetivos. Anamnese e exame físico.
	12) o que representa o Diagnostico de enfermagem (DE). Cite 4 diagnósticos de enfermagem.
R: Representa o problema do paciente. Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (NANDA-I, 2013). Os enfermeiros diagnosticam problemas de saúde, estados de risco e disposição para a promoção da saúde. Exemplos de DE: Comportamento de saúde propenso a risco (cód 00188); Produção insuficiente de leite materno (cód 00216); Síndrome de estresse por mudança (cód 00114); Risco de solidão (cód 00054).

Outros materiais