A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA DE FISIOLOGIA VEGETAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Fisiologia Vegetal (19404)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:670048) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30269050
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A água é um composto químico essencial à vida. Nas plantas, a água é o componente que se encontra em maior quantidade, participando da estrutura e de diversas reações metabólicas fundamentais ao crescimento e desenvolvimento. Sobre a importância e as funções da água, analise as afirmativas a seguir:
I- A água é composta por um átomo de oxigênio (O) ligado a dois átomos de hidrogênio (H), sendo um solvente importante, participando de diversas reações químicas e sendo meio de transporte no interior da planta.
II- A água forma uma estrutura polar, sendo as moléculas ligadas através de pontes de hidrogênio, conferindo diversas propriedades como a coesão, a adesão e a tensão, tornando-a um excelente solvente.
III- A água tem propriedades como a coesão e adesão, resultando em fraca força de atração entre as moléculas, sendo importante apenas no transporte dos nutrientes até as raízes e sem efeito no transporte nos vasos como o xilema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	O movimento da água no solo possibilita o transporte de elementos minerais e a absorção de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e crescimento das plantas. De modo geral, os mecanismos de absorção de nutrientes são regulados por forças de trabalho e níveis energéticos, expressos sob a forma de potencial hídrico. Sobre os componentes do potencial hídrico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Potencial osmótico.
II- Potencial de pressão.
III- Potencial mátrico ou matricial.
IV- Potencial gravitacional.
(    ) Esse fator representa a força de turgor ou de turgescência, indicando a resistência à passagem de água no interior das células, permitindo a estabilidade e a rigidez aos órgãos das plantas.
(    ) Esse fator representa o efeito da concentração de solutos dissolvidos, reduzindo a energia livre da água com o aumento da concentração.
(    ) Esse fator representa a ação das forças da gravidade sobre a água, podendo ser muito importante na movimentação da seiva em árvores de grande porte.
(    ) Este fator representa a força de atração da água, baseada na interação com a superfície de outros componentes, como o solo ou espaços celulares, resultando na maior ou menor facilidade de retenção.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	I - IV -  II - III.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	II - I - IV - III.
	3.
	A disponibilidade de água é um componente importante para o adequado desenvolvimento das culturas, sendo válido tanto para condições de campo quanto para cultivos protegidos. De modo prático, a água disponível no solo para as culturas é considerada como o intervalo entre os valores de umidade na capacidade de campo (CC) e aquele do ponto de murcha permanente (PMP). No manejo da irrigação, alguns índices são importantes para determinar a condição de oferta de água e a possibilidade de absorção pelas plantas. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A capacidade de campo (CC) se caracteriza pelo volume de água que se encontra no solo após a ocorrência de uma precipitação ou irrigação, e que é drenado livremente, resultando assim, na condição de máxima quantidade de água que pode ser retida sem causar danos ao sistema solo/planta.
PORQUE
II- O ponto de murcha permanente (PMP) se caracteriza pelo volume de água que se encontra no solo, mas que não possibilita a absorção pelas raízes das plantas, resultando assim em murcha irreversível, sendo que esse valor depende das características do solo e do tipo de espécie vegetal envolvida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	4.
	Para compreender os mecanismos associados à nutrição de plantas, é importante destacar que os elementos minerais, assim como outros componentes são transportados ao longo do interior das plantas. Com relação ao acesso e deslocamento dos nutrientes, três conceitos devem ser bem compreendidos: absorção de nutrientes, transporte ou translocação e redistribuição dos elementos minerais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A absorção se caracteriza pela passagem dos elementos, sob distintas formas químicas, de um órgão como as folhas para outro onde será utilizado, como os frutos.
(    ) O transporte compreende o deslocamento dos nutrientes ao longo do interior da planta, movimentando-se em ambas as direções, possibilitando atender as demandas.
(    ) A redistribuição é o mecanismo que permite que um órgão transfira os nutrientes para outro que apresenta aumento da demanda, como ocorre no processo de senescência das folhas.
(    ) As raízes são os órgãos responsáveis pela retirada dos elementos minerais do solo, podendo realizar esse processo a partir da seleção daqueles que apresenta maior necessidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Para um adequado manejo da nutrição das plantas, é importante conhecer as formas de interação entre os elementos minerais e quais os efeitos dessas interações no mecanismo de absorção pelo sistema radicular. O encontro dos íons com as células das raízes pode ocorrer por três processos: difusão (diferença de concentração na solução do solo), fluxo de massa (deslocamento no sentido da água do solo para a superfície das raízes) e por interceptação radicular (o crescimento do sistema radicular possibilita o contato com os nutrientes que estão no solo). Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A inibição é um tipo de interação onde a presença de um elemento (íon) favorece a absorção de outro elemento, enquanto o sinergismo resulta na dificuldade de absorção de um nutriente quando outro está presente, podendo ser ou não competitiva.
PORQUE
II- O contínuo acompanhamento da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas deve ser realizado, permitindo uma relação adequada entre os diferentes nutrientes e reduzindo assim a possibilidade de ocorrência de deficiências ou distúrbios nutricionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	6.
	A compreensão dos mecanismos de funcionamento das plantas é importante para adotar medidas de manejo mais equilibradas e para obter os melhores resultados nos cultivos. Para isso, o estudo da fisiologia vegetal busca entender como as plantas se desenvolvem, quais as condições de influência e quais as possíveis respostas a esses fatores bióticos e abióticos. Sobre a importância e as aplicações da fisiologia vegetal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os conhecimentos de fisiologia vegetal contribuem para diversas práticas de interesse agrícola, embora não sejam aplicáveis ao melhoramento vegetal, ao controle de pragas e doenças e na conservação pós-colheita.
	 b)
	A compreensão dos processos fisiológicos de resposta ao estresse abiótico e na interação patógeno x planta e inseto x planta podem ser facilmente identificadas apenas pela observação visual.
	 c)
	Para o profissional de ciências agrárias, os conteúdos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.