Buscar

A Desigualdade social redação ead


Prévia do material em texto

A Desigualdade social, algo que sempre esteve enraizado em nossa sociedade, é um conceito sociológico que designa a diferença entre pessoas, ela pode ser manifestada de diversas maneiras, como: crenças, rendas, cor, gênero e etc. A desigualdade dificulta e prejudica o acesso à saúde de qualidade, trabalho, transporte e educação de muitas pessoas. 
 O sistema educacional do Brasil possui um grande problema na infraestrutura de ensino, pois por muito tempo teve o papel de disciplinar os alunos, e hoje, com a evolução de muitas coisas, as escolas deveriam ensinar além das matérias passadas um senso crítico para os alunos, para que quando eles saírem do ambiente escolar e forem para o mundo, eles saibam o que seria melhor para eles e para uma sociedade. Ao fazer isso, as escolas ajudam os alunos a discernirem o certo e o errado embasado nos ensinamentos na mesma, respeitando então todos os direitos humanos.
 Sabemos que a educação é o principal instrumento para enfrentar a desigualdade, mas hoje o sistema educacional atua no sentido de manter e aprofundar as diferenças. A desigualdade começa muito cedo na vida escolar, um exemplo claro disso é a diferença entre escolas públicas e particulares. A sociedade costuma subestimar as escolas públicas fazendo com que o governo não dá a devida atenção, que acaba elevando o nível das escolas particulares e fazendo com que as públicas se tornem cada vez mais precárias.
 Uma maneira de ajudar a diminuir a desigualdade social é investimentos nas áreas de saúde, segurança, transporte e educação. As escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para a conscientização dos alunos sobre os direitos e deveres humanos. O governo poderia realizar novos planos de metas de caráter desenvolvimentista. Criando centros econômicos com o intuito de gerar oportunidades nas regiões mais necessitadas.