Buscar

Ética e legislação em enfermagem - 1°AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM - AV1
01. A Lei n. 7.498/86 dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional da enfermagem, sendo que a enfermagem e suas atividades auxiliares podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem. Dessa forma, o técnico de enfermagem exerce atividades de nível médio, cabendo-lhe especificamente:
I. Participar da programação da assistência de enfermagem, para possibilitar a proteção e recuperação da saúde do paciente.
II. Supervisionar a equipe de enfermagem.
III. Realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
IV. Executar diversas tarefas de enfermagem, como a administração de sangue, plasma, medicação, controle de sinais vitais, prestação de cuidados de conforto, entre outros, valendo-se sempre dos seus conhecimentos técnicos, para proporcionar o maior grau de bem-estar físico, mental e social aos pacientes.
 Assinale a alternativa que contém apenas assertiva(s) CORRETA(s)
A) I e II
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) IV.
E) III e IV
02. Conforme Decreto nº 94.406/1987 (Regulamentação da Lei nº 7.498/1986), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A prescrição da assistência de Enfermagem é parte integrante do programa de Enfermagem. 
( ) Ao enfermeiro incumbe, privativamente: consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem. 
( ) Ao enfermeiro incumbe, como integrante da equipe de saúde: realização de episiotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local, quando necessária. 
( ) Ao enfermeiro incumbe, privativamente: participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho. 
( ) As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação. 
 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – V – V – F – V.
B) V – V – F – V – F.
C) V – V – F – F – V.
D) F – F – V – V – F.
E) F – F – F – V – V.
03. O sigilo profissional e confidencialidade de informações dos usuários do serviço de saúde é de fundamental importância para uma adequada assistência. Sobre o sigilo profissional do enfermeiro, assinale a alternativa correta.
A) Pode-se haver a quebra do segredo profissional apenas com consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
B) É permitido quebrar o anonimato de fato sigiloso, quando o mesmo for de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
C) O Enfermeiro tem o direito de abster-se de revelar informações confidenciais, das quais tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional, a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
d) Deve-se manter o segredo profissional de fato sigiloso inclusive em situações necessárias à prestação da assistência da equipe multiprofissional
e) É permitido em qualquer situação franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que estão envolvidas, direta e indiretamente, na prestação da assistência.
04. Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no Capítulo II, Do sigilo profissional, citam-se as seguintes afirmativas sobre as responsabilidades e deveres, EXCETO:
a) O profissional de enfermagem intimado como testemunha deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.
b) Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
C) Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade sobre o dever do sigilo profissional.
D) O profissional está isento do dever de sigilo quando o fato for de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida
05. O trabalhador adolescente de 17 anos pediu orientações de saúde, e confidenciou ao enfermeiro acerca do diagnóstico recentemente informado como sendo portador do HIV, provavelmente decorrente de drogadição. Nesta situação, segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quanto às responsabilidades e deveres no sigilo profissional, o enfermeiro deve saber que:
a) é necessário manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto em casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
B) permanece o dever de manter o segredo, mesmo quando o fato seja de conhecimento público, e só poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida no fato.
C) em atividade multiprofissional, o fato sigiloso não poderá ser revelado, mesmo quando necessário à prestação da assistência.
D) o profissional de Enfermagem quando intimado como testemunha, ao comparecer perante a autoridade judicial, continuará impedido de revelar o segredo.
E) o segredo profissional referente ao adolescente pode ser revelado quando solicitado pelos pais ou familiares, ainda que o adolescente tenha capacidade de discernimento.
06. O enfermeiro da Unidade Básica de Saúde interpelou a mãe de uma paciente que estava filmando, com o telefone celular, o atendimento que era prestado à sua filha, pois aquela pretendia documentar a postura corajosa da menina na campanha de vacinação, no blog que mantinha sobre as atividades da filha. Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o enfermeiro estava
a) certo porque tem o direito de negar-se a ser exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
B) errado porque a unidade básica de saúde é um ambiente público de prestação de serviços e não há restrição de captura de imagem dos profissionais, apenas dos clientes e, no caso, o próprio cliente fazia as imagens.
C) errado porque, embora a atuação profissional fosse documentada e o profissional fosse identificado, o foco da filmagem era a atitude da criança.
D) errado porque as relações entre o cliente e o profissional devem se dar com a maior transparência possível e, se não há nada a esconder, não há problema em gravar as imagens do profissional em atividade.
07. Em relação ao sigilo profissional, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem especifica como responsabilidade e dever profissional:
a) ignorar a obrigatoriedade do segredo profissional quando o fato for de conhecimento público ou em caso de falecimento da pessoa envolvida.
b) desconsiderar a responsabilidade pela manutenção de fato sigiloso, quando houver consentimento por escrito da pessoa envolvida ou do responsável da diretoria da instituição onde o profissional trabalha.
C) manter, em atividade multiprofissional, o fato sigiloso mesmo quando a informação for necessária e imprescindível à prestação da assistência
D) manter o segredo profissional referente ao menor de idade, mesmo quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.
E) declarar o seu impedimento de revelar segredo profissional, quando intimado como testemunha a comparecer perante a autoridade, mesmo sob ordem judicial.
08. Do ponto de vista da ética, o profissional deverá fornecer ao usuário todas as informações relativas ao cuidado e tratamento ofertado. Em relação ao processo de informação, é correto afirmar:
a) Ele deve acontecer apenas na primeira consulta, para não confundir o usuário com informações que ele não conseguiria compreender.
B) Consiste na compreensão e na assimilação das informações pelo usuário, as quais podem ser retomadas ao longo do tratamento.
C) Ele não deve ocorrer quando o usuário é portador de transtornos mentais; nesse caso, a família é que deve ser informada sobre o cuidado ofertado.
D) A informação sobre o cuidado ofertado deve ser disponibilizada por meio da leitura do prontuário, conforme a exigência do usuário
E) Qualquer familiar pode ser informado sobre o tratamento ofertado ao usuário, mesmo sem o seu consentimento prévio.
09. Apesar de desconhecer oscuidados específicos com o pé diabético, o técnico de enfermagem realizou um tratamento na ferida infectada de um cliente diabético. Esta execução, de procedimento sem o adequado conhecimento técnico-científico, expõe o cliente a danos decorrentes de:
A) Dolo
b) Negligência
c) Imperícia
d) Imprudência
e) culpa
10. Relacione os termos ligados à ética na saúde à sua devida descrição: I- Autonomia; II- Beneficência; III- Não maleficência; IV- Justiça ( ) Incluir o cliente na tomada de decisão a respeito do seu processo de cuidado. ( ) Realizar ações que não prejudiquem o paciente. ( ) Realizar ações positivas, agindo de acordo com os melhores interesses do cliente. ( ) Ser imparcial nas decisões sobre acesso a cuidados à saúde e na distribuição de recursos. A sequência CORRETA é:
a) I, II, IV, III.
b) I, III, II, IV.
c) II, I, III, IV.
d) III, IV, II, I.
e) IV, II, III, I.