Buscar

Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Farmácia
Curso: Farmácia 		 	 Turno: Manhã
Aluno(a): Dayverson Luan De Araújo Guimarães Mat.:162130066
 
Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise
Atividade apresentada como exigência de avaliação da disciplina Psicologia e saúde ministrado no semestre 2017.1 pelo professor Eduardo Breno Nascimento Bezerra.
Campina Grande - PB
Outubro – 2017
BOCK, Ana M. Bahia. Psicologias. Cap. 03- O BEHAVIORISMO. Cap. 04- A GESTALT. Cap. 05. – A PSICANÁLISE. Brasília: Editora Saraiva, 1999.
Resumo comparativo entre: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
- Behaviorismo
 O Behaviorismo entendido como sendo a “Teoria Comportamental” surgiu em épocas de mudanças sociais e pauta-se na análise experimental do comportamento e na análise do comportamento, o Behaviorismo parte de um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e diferentes indivíduos. Esse tipo de psicologia teve grande influência para a psicologia ser entendida como ciência. Watson foi quem postulou o comportamento como sendo objeto de estudo da Psicologia, defendendo uma perspectiva funcionalista para a psicologia, afirmando que o comportamento deve ser estudado como função de certas variavéis do meio. Ele buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar. Porém, hoje, o Behaviorismo é entendido como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer acontece.” Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
 Psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito, subdividindo em razão metodologica e histórica; Razão metodologica toma por base a análise comportamental experimental, dividindo o objeto para que seja investgado em partes. Enquanto na Razão histórica o homem é estudado a partir de sua interação com o ambiente. Após Watson, Skinner trouxe outra leitura do Behaviorismo, conhecida como Behaviorismo radical que é o comportamento operante que propicia a aprendizagem dos comportamentos, é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante — a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
Gestalt
 A Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia, sua metodologia garante uma base teórica forte. Os gestaltistas preocupam-se em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. Tanto a Gestalt quanto o Behaviorismo definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Sendo que o Gestaltismo explora a percepção, porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. A psicologia gestaltista começou a ser pesquisada por Ernst Mach e também pelo filósofo e psicólogo Christian von Ehrenfels que desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações de espaço-forma e tempo-forma. Mais tarde Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka desenvolveram a base de uma teoria eminentemente psicológica. A Gestalt diz que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (o seu entendimento) para o psicólogo, Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. A Psicologia da Gestalt, vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido.
A Psicanálise
 Freud, médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica, colocou os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos, dessa forma surge a Psicanálise. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. A psicanálise, inicialmente utilizou como terpia. a Hipnose, mas os pacientes tinham dificuldade em aderir a este, mais tarde veio o método catártico, tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. Incosciente: podem ter sido consciente, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, “foram” para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias. Pré-consciente: É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar. Consciente: destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a 
percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

Continue navegando