Buscar

Resumo Microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Microbiologia 
 Aula 27/03/2020
· O que é metabolismo microbiano? 
Metabolismo microbiano é o termo usado p/ referir a soma de todas as reações químicas dentro de um organimo vivo. É visto como ato de balanceamento de energia, uma vez que a reações químicas liberam ou requerem energia. Divide-se em Catabólicas e Anabólicas. 
· Anabolismo X Catabolismo :
Anabolismo 
- Construção de moléculas orgânicas mais complexas a partir de outras mais simples com gasto de energia
- Envolvem reações de síntese 
- Consomem energia
- Geram reações para o crescimento celular ex.: formação de proteínas a partir de aminoácidos e fotossíntese 
Catabolismo
- Se resume basicamente em reações de degradação ou quebra 
-Produz energia 
- ex.: A respiração celular também é um processo catabólico, pois durante as reações, as ligações entre as moléculas são quebradas, liberando energia. Digestão. 
· Metabolismo do S. Mutans :
- Muitas bactérias do biofilme utilizam açúcares presentes na dieta (sacarose, glicose, frutose e lactose) para seu metabolismo energético, o S.Mutans é um exemplo, este que apresenta a capacidade de sintetizar polissacarídeos extracelulares aderentes, a partir da sacarose, e polissacarídeos intracelulares a partir de carboidratos fermentáveis. Sua ação de metabolismo ocorre quando para obter energia transforma resto de alimentos em ácidos, através do processo chamado fermentação, estes ácidos láticos começam a desmineralizar o dente e podem acabar cavitando-o propriciando ainda mais a ação do S.Mutans. 
· Enzima Glicosiltransferase :
- É uma enzima bacteriana que converte sacarose em glicose, sendo responsável pela síntese de polissacarídeos extracelulares (PEC); A enzima glicosiltransferase é produzida pelo S.Mutans, e pela ação da enzima glicosiltransferase sintetiza polímeros de a-glucan intracelular e extracelular, solúvel e insolúvel (glucano), utilizando a sacarose como fonte de carbono. O glucano apresenta forças repulsivas, e, consequentemente, estabelece a ligação do microrganismo de forma irreversível ao dente, favorecendo a formação da placa bacteriana, e então a permanência da placa bacteriana na superfície do esmalte dentário acarretará perda de minerais do dente, pela ação dos ácidos produzidos pelo metabolismo bacteriano, ocasionando a instalação da doença cárie.
· Fatores que influenciam a atividade enzimática :
- Temperatura : Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura.
- Ph : Assim como no caso da temperatura, existe um valor para atividade ótima o qual, após ele ocorre um rápido decréscimo.
- Tempo : A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato.
· Fatores que influenciam o crescimento microbiano :
- Oxigênio 
- Ph 
- Temperatura 
- pressão osmótica
- Tempo

Continue navegando