Buscar

Resumo microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AULA DE MICROBIOLOGIA - EAD 
 Mecanismos Microbianos de Patogenicidade 
· Quais os mecanismos de patogenicidade presentes no biofilme ?
- Quando os microorganismos estão agregados ao biofilme eles se tornam mais resistentes, e os mecanismos de patogenicidade ao biofilme são : capacidade de aderência, agregação de bactérias, quórum sense, atividade enzimática, barreira física e fonte de nutrientes 
· Diferença entre patogenicidade x virulência 
Patogencidade : Capacidade que o microorganismo tem de causar a doença 
Virulência : Grau ou extensão da patogenicidade causada.
· Como os microorganismos infectam o hospedeiro :
- Primeiro eles precisam ter acesso ao hospedeiro > precisa ter capacidade de aderência aos tecidos > penetração nos tecidos > evitando que as defesas do hospedeiro.
· Propriedas que contribuem para a Patogenicidade Virulência Microbiana :
- trato respiratório/mucosas
- trato genito-urinário
- mucosa ocular 
- via parenteral
- trato gastrointestinal 
-> Entretanto alguns microorganismos são capazes de ocasionar a doença sem precisar penetrar no organismo, como por exemplo : cárie e acnes (espinhas).
-> As bactérias e vírus penetram no corpo através das mucosas e com isso fica mais propicio a aquisição de doenças quando em conjunto com a falta de higiene.
-> No trato gastrointestinal a maioria dos microorganismos são inativados pelo ácido do estomago, entretanto os que conseguem passar pelo ácido podem causar doenças/parasitoses, e a maioria desses patógenos são eliminados pelas fezes.
-> A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, e tem função de servir como barreira para esses microorganismos, porém alguns microorganismos conseguem penetrar na pele ( ancilóstomo- larva filarioide é um exemplo), outros microorganismos são os folículos pilosos, ductos sudoríparos e fungos ( estes conseguem colonizar a pele integra). 
· Fatores para ocorrência da doença :
-> Quando essas barreiras são penetradas ou danificadas, seja através de um corte, via parenteral, mordida de cachorro ou ainda perfuração por mosquitos, nós podemos ficar doente ou não , isso dependera da sua imunidade e principalmente da porta de entrada por onde o microorganismo está entrando ( isso fará toda diferença), a quantidade de microorganismos. 
Ex.: O s.pneumonial causa a pneumonia quando é inalado e não engolido
Entre os fatores estão - > A porta de entrada preferencial , número de microorganismos invasores, aderência. Esses fatores vão determinar a patogênese microbiana.
· Patogênese Microbiana :
- O hospedeiro tem que estar exposto a patógenos > esses patógenos tem que ter a capacidade de se aderir a pele ou mucosas > invadir através do epitélio > e causar a infecção através do crescimento e produção de fatores de virulência e toxinas. 
Com isso avaliamos duas coisas = Toxicidade ( efeitos da toxina se são locais ou sistêmicos ) e a Capacidade do Microorganismo de Invasividade ( crescimento adicional em sitio orginal e em sítios distantes ) , com isso, esses dois fatores vão ser determinantes para um dano tecidual que o microorganismo vai causar ou a doença.
· O dano dos tecidos pode se dar de duas maneiras : dano direto ou através dos subprodutos bacterianos. 
 
· DI50 X DL50 : 
DI50 – a expressão da virulência de um microorganismo – 50% p/ dose infectante. 
Ex.: Bacillus anthracis – pela pele é de 10-50 endosporos, pela inalação é de 10.000 a 50.000 endosporos, e pelo trato gastrointestinal é de 250.000 a 1.000.000 endosporos. A DI50 é a menor quantidade de microorganismos que será capaz de causar a doença, ou seja, nesse caso será pela pele.
-> DL50 – Dose letal p/ 50% de uma amostra da população, a gente pode correlacionar a potência de toxina por exemplo. Ex.: a DL50 será capaz de produzir a doença com menor quantidade de toxina.
-> Outro fator muito importante p/ definir a patogênese desse organismo é a capacidade de aderência – ao redor da capsula os microorganismos possuem as adesinas (que são agentes ligantes aos receptores dos hospedeiros ), e são bem comuns a alguns microorganismos. Os receptores podem ser glicoproteínas e lipoproteínas no biofilme.
-> O S.mutans possui glicocálice, está que vai melhorar a capacidade de adesão ao biofilme.
-> O Actinomyces também possui a dextrana ( que é um tipo de enzima), com isso vai facilitar a adesão, formação de placa dentária.
-> O biolfime corresponde a 65% das causas de infecção bacterianas a seres humanos, pois quando estão agrupadas no biofilme se tornam mais resistentes a desinfectantes e antibióticos.
· Mecanismos de patogenicidade do biofilme 
- Capacidade de adesão 
- Agregação de Bactérias 
- Quorum sense ( comunicação entre as bactérias )
- Atividade Enzimática 
- Barreira Física 
- Fonte de Nutrientes 
· Invasão 
 Existem alguns fatores que contribuem para que os patógenos ultrapassem as defesas dos hospedeiros :
- Presença de cápsula ( impedem a fagocitose do hospedeiro, ex.: pneumonial)
- Presença de Parede Celular ( pode conter substancias que impedem a fagocitose, deixando também mais resistente ao calor e a acidez, o lipídeo ceroso/ácido micólico impede a digestão após a fagocitose)
- Produção de enzimas ( colagenase ex.: estafilococos, cinases- degradam a fibrina e hialuronidase ex.: estreptococos, proteases IgA)
- Outra forma de Ultrapassar o hospedeiro é através da variação antigênica – ex.: influenza, covid-19, alguns protozoários... 
· Danificação das Células do Hospedeiro 
- Utilizando os nutrientes do hospedeiro – siderofos ( siderofos são proteínas que as bactérias produzem, conseguem captar o ferro do hospedeiro, fator primordial p/ a bactéria se desenvolver ) , ferro no hospedeiro é na hemoglobina ou lactoferrina. 
- Dano direto á região da invasão 
- Através das toxinas (exotoxinas ou endotoxinas ) que se disseminam através do sangue/linfa danificando sítios distantes do local de inicio da infecção 
- Induzindo reações de Hipersensibilidade 
* A bactéria produz sideróforo que é um tipo de proteína p/ captar ferro e assim se desenvolver
* Algumas bactérias produzem toxinas quando os níveis de ferro estão baixos > as toxinas matam as células do hospedeiro > liberando o ferro > e tornando-o disponível p/ a bactéria.
-> Bactérias Gram+ : produzem exotoxinas internamente e liberam p/ seu hospedeiro, elas agem destruindo parte das células ou inibindo suas funções. 
-> Bactérias Gram- : produzem endotoxinas que fazem parte da membrana externa da parede das gram- e são liberadas quando as bactérias morrem.
-> As endotoxinas – lipídeos A , são capazes de provocar calafrio, febre, fraqueza, choque
* Quando uma bactéria gram- é fagocitada por um macrófago > ele libera a endotoxina > a endotoxinas estimula produção de citocinas > que vão cair na circulação > vai lá na região do hipotálamo e vai gerar a febre. 
-> Lisogenia, plasmídeos e patogenicidade – são formas que os microorganismos podem prejudicar o hospedeiro.
-> Os Plasmídeos são como se fossem pedaços de núcleo solto no citoplasma, e estão associados a resistência bacteriana : neurotoxina tetânica, enterotoxina estáfilocócica, e dextrana-sacarase ( enzima produzida pelo S.Mutans que pode levar a cárie )
- Lisogenia : processo associado a formação dos bacteriófagos = quando um vírus penetra numa célula > os vírus podem se incorporar no DNA ao cromossomo bacteriano > e vão formar um profágo ( que é quando eles conseguem se incorporar ao DNA) > esse profágo vai ficar em estado latente e não vai causar a lise da bactéria > mas o profágo leva o gene de resistência > célula bacteriana passa a ser imune.
· Portas de saída dos microorganismos 
-> Geralmente as mesmas utilizadas pela porta de entrada p/ um determinado micróbio.

Continue navegando