Buscar

1º PORTFÓLIO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CLAUDIA DA SILVA PEDROSO
RA:8117157
PORTFÓLIO
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Nutrição e Dietética como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo professor: Pathise Souto Oliveira
Batatais
2021
1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).
O homem (comedor), por ser onívoro, pode se alimentar biologicamente de tudo, porém, existem fatores como as necessidades de ordem biológica, bem como os desejos do comedor, que podem ser social e culturalmente definidos, os quais só se permitem alimentar-se do que é aceito culturalmente. Ao mesmo tempo o indivíduo enfrenta outras questões alimentares, como o sabor e o aspecto dos alimentos. O ensinamento cultural da alimentação começa na infância, não tendo necessariamente relação direta entre pai e filho. A criança, também conhece o gosto, vendo uma pessoa fazendo algo e tenta fazer igual, contribuindo na formação da preferência alimentar desde a infância, influenciando qualquer indivíduo na escolha alimentar. Existem ainda os fatores como o gosto da necessidade e o gosto do luxo, fazendo distinção entre as classes sociais. Nesse sentido, as variáveis ligadas ao comedor envolvem todos os pontos que podem influenciá-lo na escolha alimentar, compreendendo os fatores ambientais, a história individual e a personalidade refletida em valor pessoais. Gedrich, divide o comportamento alimentar em cinco grandes determinantes:
· Determinantes Biológicos – Sendo componentes essências as necessidades energéticas e nutricionais, que garantem o funcionamento do metabolismo, incluindo também a sensibilidade gustativa, influenciada pelas preferências alimentares. A influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e adaptabilidade.
· Determinantes Socioculturais – Ligação com o convívio social, fazendo distinção ou aceitação de grupos sociais, nesse contexto, verificam-se as influências das normas de um grupo sobre o comportamento alimentar dos indivíduos.
· Determinante. Antropológico – Se refere a liberdade de escolha alimentar de acordo com a referência do que o indivíduo deseja consumir, ou seja, está de acordo com o conhecimento e sentimento do indivíduo: valores, confiança, crenças ou expectativas.
· Determinante Econômico – São referidos pelo poder de compra do indivíduo e a oferta, relacionados aos fatores demográficos (localização, renda per capita, etc.).
· Determinante psicológico – Envolvendo pensamentos que ditam as escolhas, já abordado nas determinantes socioculturais.
2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?
As variáveis estão relacionadas se o alimento é atrativo ou se causa rejeição pelo indivíduo na escolha alimentar. Acontecem em culturas locais e possuem as preferências do comedor. Então, em determinada localidade e cultura, por exemplo na Ásia, onde se comem comidas exóticas, os indivíduos não levam em consideração na escolha alimentar, a aparência e/ou o cheiro, sendo que, em outros lugares como na América, se comida não tiver boa aparência, o indivíduo pode rejeitá-la.
3) O que são os métodos de avaliação da escolha alimentar?
Grunert21 discorre sobre essa abordagem, se referindo ao conceito cognitivo do comportamento do consumidor, explicando que o estilo de vida é construído mentalmente, mas não é idêntico ao comportamento atual. Dessa forma, a escolha alimentar do consumidor é direcionada pela sua expectativa, ou seja, pelo valor dado ao alimento ou, por outro lado, pelo grau de liberdade dado ao indivíduo para realizar essas escolhas, conferindo a possibilidade de diferentes estilos de vida, relatados no contexto alimentar. Essas diferenças puderam ser relacionadas às categorias cognitivas mencionadas (situações de compra, atributos do produto mais desejado, forma de preparação da refeição, hábito alimentar, consequências desejadas) relacionadas tantos produtos alimentícios em si quanto aos valores indivíduos. Existem métodos quantitativos e qualitativos para avaliar a escolha alimentar do indivíduo.
· Do ponto de vista qualitativo, existe o método denominado inquérito alimentar, cuja aplicação é feita principalmente mediante entrevista do paciente. A investigação pode ser retrospectiva, onde há registro de informações de um passado recente e prospectivos, cuja informação é presente.
· Em relação aos métodos quantitativos, há a aplicação de pesquisas contendo dimensões que contribuem para uma análise sobre a escolha alimentar, tais como preço, saúde, controle do peso por parte do consumidor, conveniência, preocupações éticas, etc.

Continue navegando

Outros materiais