Buscar

direito do trabalho

Prévia do material em texto

Principios do Direito do Trabalho 
Inicialmente, no Direito Trabalhista, os princípios eram confundidos com regras de interpretação, sendo deixado de lados durante os julgamentos. Porém, atualmente eles são normas indispensáveis para o sistema jurídico e são, incontestavelmente, fontes formais do Direito do Trabalho.
Sendo assim, são seis os principais Princípios do Direito do Trabalho: o princípio da Proteção, da Primazia da Realidade, Continuidade da Relação de Emprego, Irrenunciabilidade de Direitos, Inalterabilidade Contratual Lesiva e da Intangibilidade Salarial, dos quais vamos entender melhor sobre cada um deles!
1. Princípio da Proteção
Como já citamos, a relação formada por empregado e empregador é desigual, afinal, um está necessariamente subordinado ao outro. Sendo assim, o Direito do Trabalho busca sanar essa desigualdade ao fornecer garantias ao trabalhador.
É nisso que se baseia o Princípio da Proteção, na proteção jurídica para aquele que está em posição de inferioridade econômica e, para sua aplicação, ela se divide em três subprincípios:
In dubio pro misero
De acordo com o In dubio pro misero, sempre que houver dúvida em relação à interpretação de uma norma ou quanto à validade de uma decisão, ela deve pender para o lado hipossuficiente, ou seja, o empregado.É claro que esse princípio não se aplica no campo probatório, afinal, o as provas são os grandes trunfos para a resolução e aplicação dos direitos.
EMENTA
VÍNCULO EMPREGATÍCIO. MOTORISTA. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADMITIDA PELO EMPREGADOR. ÔNUS DA PROVA. IN DUBIO PRO OPERARIO. O princípio-mor orientador do Direito do Trabalho, o princípio da proteção, compreende a regra in dubio pro operario. Vale dizer, quando uma norma possa ser entendida de várias formas, deve-se preferir a interpretação mais favorável ao trabalhador, pois ele é o destinatário da tutela legislativa estatal, por ser a parte mais fraca na relação jurídica, ao alienar a sua força de trabalho, sendo que, no caso de dúvida na interpretação da norma, esta deve laborar em favor do empregado. No caso, em vista da natureza protetiva das normas trabalhistas, e diante do princípio da atribuição do ônus da prova de modo diverso (art. 373, §1º, CPC/2015), incumbia à ré (arts. 818, da CLT e 373, II, CPC/2015) a prova de que a prestação de labor não se iniciou em momento anterior àquele admitido em defesa e reconhecido em sentença. Recurso provido para reconhecer o vínculo empregatício a partir da data alegada na inicial.
ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos os autos.
ACORDAM os Magistrados integrantes da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região: por maioria, vencida parcialmente a Exma. Desa. Tânia Regina Silva Reckziegel quanto ao período do vínculo de emprego, DAR PROVIMENTO PARCIAL AO RECURSO ORDINÁRIO DO AUTOR, FABIO NOVELLO, para reconhecer a existência de relação de emprego entre as partes a partir de 01/03/2005, mantidas a função, a remuneração e todas as verbas deferidas em sentença, cujo pagamento deve observar a prescrição das parcelas vencidas e exigíveis no período anterior a 26/07/2013, bem como para condenar a ré no pagamento de honorários assistenciais de 15% sobre o valor bruto da condenação. Custas de R$300,00 sobre o valor de R$15.000,00, ora acrescido à condenação, pela ré.
Princípio da primazia da realidade 
O princípio da primazia da realidade destaca justamente que o que vale é o que acontece realmente e não o que está escrito. Neste princípio a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal, ou seja, caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorre de fato, prevalece o que ocorre de fato. Sob a reforma trabalhista significa que em matéria trabalhista é mais importante o que ocorre na prática. Neste princípio a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal, ou seja, caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorre de fato, prevalece o que ocorre de fato . 
EMENTA : CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE.CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE.CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE.CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE.-CONTROLES DE PONTO. PROVA RELATIVA DA JORNADA DE TRABALHO. PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. A simples juntada de controles de ponto do empregado não acarreta o acolhimento da jornada ali anotada, em razão do princípio da primazia da realidade, aplicável ao processo do trabalho, segundo o qual deve prevalecer o que efetivamente acontece no terreno dos fatos, em detrimento do que resta formalmente estabelecido entre as partes. CERTIFICO e dou fé que em sessão ordinária hoje realizada, sob a Presidência do Excelentíssimo Desembargador ELVECIO MOURA DOS SANTOS, com a presença dos Excelentíssimos Desembargador PAULO SÉRGIO PIMENTA e Juíza convocada WANDA LÚCIA RAMOS DA SILVA, presente também o Excelentíssimo Procurador do Trabalho Dr. LUIZ EDUARDO GUIMARÃES BOJART, DECIDIU a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, por unanimidade, conhecer do recurso e negar-lhe provimento, mantendo a r. sentença de primeiro grau, por seus próprios fundamentos, nos termos do voto do relator. Certidão publicada em substituição ao
(TRT-18 2647200912118003 GO 02647-2009-121-18-00-3, Relator: WANDA LÚCIA RAMOS DA SILVA, Data de Publicação: DJ Eletrônico Ano III, Nº 221 de 3.12.2009, pág.28.)

Continue navegando