Buscar

PROVA - TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA - TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
1. Disserte sobre as 1° e 4° forças da psicologia, destacando os seus principais representantes, fundamentando as suas concepções de acordo com a nossa ciência e profissão. 
A primeira força da psicologia é focada no comportamento humano, conhecida como behaviorismo, tem Skinner como um de seus principais representantes. Os autores dessa força acreditavam que o comportamento humano podia ser medido e mensurado. Eles tinham como interesse fazer da psicologia uma ciência, assim, utilizavam-se de técnicas e instrumentos para enquadrasse no campo cientifico da época. Acreditava-se que o ser humano sofria influência do meio e, através do condicionamento e reforços, podia-se prever o comportamento humano. O behaviorismo é bastante criticado por outras abordagens por não considerar a liberdade e singularidade humana, e por ter como base um modelo de ciência já ultrapassado. 
A quarta força é a transpessoal, ao contrário das outras abordagens essa não é criada como critica a suas anteriores, ela, na verdade é decorrente da terceira força, a humanista. Dois dos principais autores é Abraham Maslow e Carl Rogers. Esses autores, através de experiencias pessoas, perceberam que havia uma força maior, que podia acontecer entre eles e seus clientes. Força essa, que eles não conseguiam explicar usando os cinco sentidos. Eles relatavam que era comum, em grupo mais de uma pessoa ter o mesmo sonho, por exemplo. Para explicar esses fenômenos eles buscaram explicações através da física quântica, e das religiões, como o monismo, deísmo, cristianismo, entre outras, assim, ligando ao lado espiritual da pessoa. Essa é a única força que visa uma unificação das três anteriores. Por isso, ela recebe severas críticas pois não ser considerada cientifica, e sim, mística e religiosa. 
2. De acordo com o texto das habilidades do psicólogo, disserte sobre duas habilidades articulando-as como a prática psicoterápica.
Dentre as habilidades de um psicólogo, sabe-se comunicar é essencial. A comunicação vai muito além do falar sobre algo, ela é um conjunto de diversas habilidades. Ao psicólogo, cabe se adequar ao seu público, é fundamental para a comunicação saber falar com qualquer pessoa, desde um doutor a um analfabeto. Usar o português correto na fala e na escrita, inspira confiança da parte do cliente. Prestar atenção em suas posturas corporais, também é necessário, pois, o corpo fala. Acenar com a cabeça, por exemplo, mostra ao cliente que você está prestando atenção e se interessa por ele. Outra habilidade importante é saber escutar/ouvir. Não no sentido leigo da palavra, pois, o psicólogo precisa se munir de posturas intelectuais e comportamentais, para de fato exercer uma escuta ativa com seu cliente. Precisa, se mostrar empático para fazer uma escuta que acolha de fato, estando respaldado de conhecimentos teóricos para lhe dá suporte em suas intervenções, quando necessário. 
3. A escolha da abordagem é algo que se apresenta como complexo, diante da diversidade de contextos e perspectivas que as embasam. Disserte sobre os aspectos mais importantes evidenciados no texto, destacando os principais elementos que compõem essa escolha. 
Para escolha da abordagem é de fundamental importância que o aluno pesquise, estude, e analise a mesma. Você deve saber sobre a filosofia da abordagem, como a mesma estuda/ver o homem e suas interações com o mundo, quais as técnicas que utiliza, a história dos criadores, e suas influencias até hoje, e as críticas que a mesma recebe. É fundamental ter o máximo de informações que você conseguir e assim, poderá fazer sua escolha, buscando a abordagem que mais contemple sua visão de homem, mundo, ou, a que mais faz sentido nesse momento. 
4. Sobre a analítica junguiana, psicodrama e a abordagem bioenergética, destaque o solicitado: fale sobre o arquétipo persona; qual o representante principal da abordagem do psicodrama e destaque uma técnica vivenciada pela bioenergética em psicoterapia. 
O arquétipo, persona ou máscara, possuem esse nome por causa dos artistas gregos que usavam máscaras para representar papeis. A persona é como nos apresentamos em sociedade, como se fosse várias personalidades habitando o mesmo ser. A utilizamos para o convívio em sociedade de forma, a sermos aceitos, na mesma. A apropriação da persona no ego, pode nos levar a nos afastar de quem somos de verdade. 
O principal representante do psicodrama e seu criador foi Moreno, através de experiencias ele criou essa terapia que, tem seu início com o teatro da espontaneidade, e depois, passa para o teatro terapêutico. O psicodrama utilizasse da dramatização para trabalhar questões do dia-a-dia, através da ação do corpo e do uso das palavras. É bastante utilizado na terapia de casal, mas, seu foco maior é o trabalho em grupo. Uma sessão em psicodrama acontece em três tempos: o primeiro tem o objetivo que o grupo entre no clima da dramatização; o segundo momento se dá através das técnicas, como a inversão de papeis, o duplo, o espelho, entre outros; por último o terceiro momento acontece, com todos falando sobre a vivencia, verbalizando as emoções e o que sentiram, é o momento do feedback. 
A bioenergética acredita que a história de vida do sujeito fica escrita em suas estruturas corporais, como tensões musculares, por exemplo. Ela utilizasse de diversas técnicas para que o sujeito consiga se liberar dessas tensões, assim, encontrando o equilíbrio, e o autoconhecimento do seu corpo. A técnica mais conhecida da bioenergética é o grounding, exercício de vibração. Estar em grounding é estar enraizado, essa técnica trabalha várias couraças do corpo, visando suas aberturas e possibilitando que o indivíduo se perceba, olhando como está sua respiração, suas emoções, as couraças que são no cotidiano são reforçadas. A utilização diária dessa técnica traz um bem-estar físico e emocional ao sujeito, que entrará em contato com o seu corpo.

Continue navegando