Buscar

RESENHA SOBRE O FILME: O SORRISO DE MONA LISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-UERR
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICADAS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CAMPUS BOA VISTA
DISCIPLINA: A QUESTÃO DE GÊNERO NO BRASIL
DOCENTE: RAIMUNDA GOMES
DISCENTES: BRUNA ANGÉLICA FERNANDES LIMA
RESENHA SOBRE O FILME: O SORRISO DE MONALISAR
BOA VISTA-RR
JUNHO DE 2018
A história acontece na escola mais conservadora dos Estados Unidos, onde a professora Katharine é convidada para lecionar a disciplina História da Arte, ela não tina um grande prestígio, mas era muito inteligente e a direção do colégio não tinha outra opção.
Sua turma era de garotas de classe média alta, elas já tinham um pouco de conhecimento da disciplina, as alunas já tinham todo o conteúdo decorado e dessa forma a professora teve que buscar novos caminhos para transformar suas aulas, pois ela havia sido desafiada pelas alunas. Assim ela começa a utilizar a abordagem de ensino sociocultural dando a elas uma visão de mundo além dos livros e das apostilas, criando alunas com pensamentos críticos, criativas mostrando a elas outra realidade.
Suas idéias eram muito avançadas para a época, Katharine originou aspectos diferentes para sua aula, para a vida dessas meninas, que viviam escondidas em um mundo já traçado pela sociedade machista da época. A escola na verdade mostrava que as alunas teriam que ser excelentes esposas, e apenas isso como a sociedade daquela época queria e para que isso acontecesse elas não poderia ter um pensamento critico uma opinião.
Katharine era uma mulher a frente do seu tempo, ela por mais que gostasse dessa função que exercia, optou por sair da escola, pois seus pensamentos, seus atos, sua vida, estava muito mais além daquela tradicional existência.
Essa história só vem confirmar o que já conhecemos e convivemos diariamente, a autonomia feminina, a capacidade de a mulher pensar, agir, ser dona de casa, ser mãe e ainda ter uma profissão e exercê-la com maestria, apesar de serem épocas diferentes, as mulheres do filme podem ser comparadas com as novas mulheres modernas, principalmente, a professora Katharine, que era solteira e inteiramente independente.
 Essa historia se passa nos Estados Unidos onde as regras da sociedade daquela época eram seguidas a risca, mesmo não sendo a vontade de alguns, é tão provável que Katharine não seguiu a diante com seus pensamentos nessa vida social, tão precisa, tão a frente de seu tempo, mas a tradição falou mais alto e ela teve que recuar, mais deixou traços marcos em algumas mulheres. O filme o sorriso de Monalisa, trabalha o papel da mulher na sociedade e como foi se criando o conceito que ela tem que ser do lar, abrindo mão da profissionalização. 
O interessante é que o filme tenta passar que não basta apenas reproduzirmos o conhecimento, mas sim, tornarmos produtores de nós mesmo e sermos capazes de desenvolver o senso crítico para construímos uma sociedade melhor com pessoas melhores.

Outros materiais