Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Muitos professores em sua vida profissional buscam manter uma visão tradicionalista, em que a avaliação tem um peso maior dentro de todo o processo de ensino e aprendizagem. Já outros buscam um modelo no qual a avaliação seja mais coerente com a realidade. Qual o modelo mais adequado à educação referente à avaliação? Justifique a sua resposta.
	
	
	
	
	Resposta Esperada:
Nesta perspectiva, podemos determinar que, na escola tradicional, a avaliação era vista como a base de todo o processo. Sua preocupação estava fundamentada na nota e no que o aluno apresentava naquele momento da avaliação. Não existia um movimento de troca de informações, nem de possibilidade de o aluno estar expondo suas ideias ou dúvidas. O professor, ali, era o detentor do poder do conhecimento.
Outro ponto a ser salientado é que as avaliações receberiam notas, as quais eram elencadas em um documento que, ao final do bimestre, o professor somava, dividia e dava sua média. Desta forma, observa-se que as provas eram utilizadas de forma negativa com o aluno, não tendo possibilidade de verificação do porquê do erro cometido naquela resposta.
Na atualidade, estamos em busca de uma nova forma de avaliação, em que o aluno e o professor acabam recebendo um feedback dos resultados obtidos na avaliação. O aluno passa a ver a avaliação como um auxiliar no desenvolvimento e na construção do conhecimento. Ao professor, cabe neste processo ser um auxiliar e levar o aluno a perceber-se como construtor de seu conhecimento. O conhecimento repassado pelo professor é essencial para sua vida profissional e familiar.
	2.
	Dentro da didática, podemos determinar a evolução que esta vem obtendo, e é impossível deixar de falar sobre alguns dos filósofos que auxiliaram no seu desenvolvimento, como o notável escritor e filósofo Jean Jacques Rousseau, que escreveu entre tantos documentos o contrato social. As ideias deste filósofo influenciaram outros filósofos, como Johann Heinrich Pestalozzi. Frente a isso, disserte sobre o método que Pestalozzi usava e qual sua preocupação com relação ao homem.
	Resposta Esperada:
Sua preocupação estava relacionada à formação de um homem absoluto, sendo que este aprende fazendo. Neste método, a preocupação estava com relação à forma como ele acontecia, através de suas habilidades e valores e não com relação ao conteúdo. Assim sendo, partia-se do que já se sabia para o novo conhecimento. Este filósofo foi considerado como o fundador da escola primária. Cabe ressaltar que este filósofo amava a educação e buscava, na sua época, uma educação voltada para o povo e não somente para os mais abastados. Sua preocupação estava voltada para o desenvolvimento físico, moral e intelectual das crianças e jovens, sendo esta desenvolvida através de experiências vivenciadas.

Outros materiais