Buscar

Questionário 2

Prévia do material em texto

Questionário 2
1. Segundo STOLLENWER (1999), o que é competência, no âmbito organizacional? 
Resposta
A competência, no âmbito organizacional, pode ser conceituada como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, sistemas gerenciais e valores que geram um diferencial competitivo para a organização.
 
2. O que é competência essencial? 
Resposta
Competência essencial é o aprendizado coletivo da organização, é comunicação, é o comprometimento em trabalhar através das fronteiras organizacionais, envolvendo as pessoas. São competências que se desenvolvem na medida em que são aplicadas e compartilhadas.
3. O que Fleury e Fleury(2000) afirmam sobre competência essência? 
Resposta
Afirmam que uma competência essencial pode estar associada ao domínio de qualquer estágio do ciclo de negócios, desde que esteja associada a um processo de aprendizagem que envolva descobrimento, inovação e capacitação de pessoas.
 
4. Prahalad(1997) afirma que, para ter competência essencial, são necessários três fatores. Cite-os e explique-os.
Resposta
• treinar os funcionários continuamente, pois o conhecimento explícito não acontece por acaso;
• usar as competências continuamente, desdobradas, reformuladas de diversas formas, o que inclui transferir os funcionários de um setor para outro dentro da organização;
• as competências podem ser desenvolvidas quando a empresa rompe suas barreiras funcionais e organizacionais para que exista um trabalho em equipe.
5. Defina:
a) Valor percebido pelos clientes
Resposta
Uma competência essencial deve fazer a empresa agregar valor
de forma concisa e diferenciada aos produtos ou serviços que oferece, de modo que os clientes recebam reais benefícios.
b) Diferenciação entre concorrentes
Resposta
Uma competência essencial deve diferenciar a empresa das demais que atuam no mesmo ramo. Esse algo específico precisa ser reconhecido pelo mercado como algo próprio do produto, do serviço, da marca ou da própria empresa e deve ser muito difícil de imitar.
c) Capacidade de expansão (para novos mercados)
	Resposta
Uma competência essencial deve abrir as portas para a empresa, de maneira que lhe propicie o acesso a diferentes mercados, oferecendo suporte para produtos e serviços e também desenvolvendo novas oportunidades.
6. Para Zarifian existem cinco competências na organização. Cite-as e explique-as. 
Resposta
• competências sobre processos: os conhecimentos sobre o processo de trabalho.
• competências técnicas: conhecimentos específicos sobre o trabalho que deve ser realizado.
• competências sobre a organização: saber organizar os fluxos de trabalho.
• competências de serviço: aliar a competência técnica à pergunta: qual o impacto que este produto ou serviço terá sobre o consumidor final?
• competências sociais: saber ser, incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas. O autor identifica três domínios dessas competências: autonomia, responsabilização e
comunicação.
7. Segundo Hamel e Prahalad, a competência essencial envolve três aspectos fundamentais. Cite-os e explique-os. 
Resposta
• Identificação de um conjunto único de habilidades, que inclui um componente tecnológico e um componente de aprendizagem, e se esse conjunto está presente em múltiplas unidades de negócio.
• Verificação: se outras empresas têm dificuldade de imitar.
• Avaliação: se pode ser utilizado em novas oportunidades de negócios.
 
8. Segundo Silva(2000) os fatores que determinam a competitividade são classificados em três grandes grupos. Cite-os e explique-os. 
Resposta
• Fatores sistêmicos: estão relacionados ao ambiente macroeconômico, político, social, legal, internacional e à infraestrutura, sobre os quais a empresa pode apenas exercer influência.
• Fatores estruturais: dizem respeito ao mercado, ou seja, à formação e estruturação da oferta e demanda, bem como às suas formas regulatórias específicas. São fatores externos à empresa, relacionados especificamente ao mercado em que atua, nos quais ela pode apenas interferir.
• Fatores internos: são aqueles que determinam diretamente a ação da empresa e definem seu potencial para permanecer e concorrer no mercado. Os fatores internos estão efetivamente sob o controle da empresa e dizem respeito a sua capacidade de gerenciar o negócio, a inovação, os processos, a informação, as pessoas e o relacionamento com o cliente.

Continue navegando