Buscar

Resumo Bioquímica aplicada

Prévia do material em texto

Resumo Bioquímica aplicada 
BIOSSEGURANÇA .
Substâncias corrosivas: causam destruição de tecidos humanos. 
Substâncias tóxicas: causam danos biológicos após suas inalação. 
Substâncias cancerígenas: causam tumores malignos. 
Substâncias explosivas: substâncias reativas e instáveis que sofrem alterações químicas violentas. 
MATERIAIS DE LABORATÓRIO .
Balão de destilação: é um frasco de vidro que é utilizado por técnicos de laboratórios na área de química, física, biológica e etc. O balão é feito de vidro borosilicato, e é o que mais se adapta como ideal para a maioria das aplicações em laboratórios.
Erlenmeyer : é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
Bastão de vidro: ou baqueta de vidro, é um instrumento feito em vidro alcalino, maciço, utilizado em transportes de líquidos e agitação de soluções. No transporte de líquidos ele é utilizado para não respingar líquidos fora do recipiente. Geralmente usado em conjunto com o béquer.
Proveta: tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser de plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
Bureta:  um tipo de vidraria utilizada em laboratórios, disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer. Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações.
Pipeta volumétrica: A pipeta volumétrica é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência rigorosa de volumes de líquidos. É um tubo longo e estreito, com uma zona central mais larga, aberto nas duas extremidades, marcado com uma linha horizontal que indica o volume exacto de líquido que pode transferir.
Pipeta graduada: A pipeta graduada é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência de (alíquotas) volumes variáveis de líquidos. É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, maA pipeta graduada é um instrumento em vidro que permite a medição e transferência de (alíquotas) volumes variáveis de líquidos. É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada.rcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada.
Pipetador pêra: A pêra de sucção instrumento serve justamente para proteger as pessoas durante o manuseio de líquidos perigosos. O instrumento é composto de pipeta graduada (cilíndrica ou volumétrica) e pipetador (pêra de sucção). Por gerar uma pressão diferente da atmosférica, a pêra de sucção facilita a subida do líquido
Ponteiras: Todos os tipos de pipeta para laboratório são utilizados para transferência e medição de líquidos, e as ponteiras servem para evitar que este material seja derramado ou respingue em alguma superfície — o que poderia prejudicar o procedimento e até levar perigo para os profissionais e ao ambiente laboratorial
Pipeta semi-automática: A pipeta automática facilitaria o trabalho e preveniria a contaminação dos inspetores, pois dispensava a sucção do líquido com a boca. Atualmente as pipetas automáticas são amplamente utilizadas, principalmente em laboratórios de Biologia Molecular, Microbiologia e Bioquímica.
Pipeta de pasteur: é um utensilio tipo conta-gotas, geralmente formado por um tubo de vidro de ponta afilada que, enchendo-se por sucção, serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos 
Condensador: tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples. Ele é dividido em duas partes: Uma onde passa o vapor que se tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido resfriado para baixar a temperatura interna do condensador.
Becker:  é usado para dissolver substâncias, aquecer líquidos e realizar reações.
Funil de vidro: é a transferência de substância de um recipiente para outro ou a separação de elementos que acontece por meio de um papel filtro que é apoiado no funil de vidro
Tubo de ensaio: é um recipiente usado para efetuar reações químicas de pequena escala com poucos reagentes de cada vez. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, por ser feito, normalmente, de vidro temperado
Eppendorf: utilizado para aliquotar amostras biológicas e substâncias. Resistente ao calor, frio e centrifugação. 
Tubo cônico (falcon) : utilizado para aliquotar amostras biológicas e substâncias. Resistente ao calor, frio e centrifugação.
Vidro de relógio: usado para cobrir béqueres em evaporações, pesagens e fins diversos.
	
Bico de Bunsen: é uma fonte de calor utilizada para o aquecimento de substâncias no laboratório.
 Tripé: Um tripé é um aro metálico circular suportado por três hastes de ferro (pernas) e utiliza-se para suportar recipientes submetidos a aquecimento por um bico de gás.É sobre o tripé que se assentam as redes metálicas e os triângulos de porcelana, que sustentam o material de vidro ou os cadinhos submetidos a aquecimento com chama.
Tela de amianto: Tela de amianto ou também rede de amianto é uma tela de arame de aço, normalmente quadrada, com amianto prensado no centro no formato de um círculo. Tem a função de dar apoio a materiais de laboratório sobre tripé de ferro ou anéis em suporte universal e distribuir uniformemente o calor quando em aquecimento por bico de Bunsen ou mesmo aquecedores elétricos.
 Placa de petri: utilizada para meios agár e para oberservar a germinação das plantas e de grãos de pólen ou para o comportamento de pequenos animais, entre outros.
PROPRIEDADES DA ÁGUA . 
A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos. 
Estrutura da molécula > 
- H2O (fórmula) , dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio
- compartilhamento desigual de elétrons (carga positiva e negativa) apolar
- os elétrons se concentram mais sobre o átomo de oxigênio 
- oxigênio: bem mais eletronegativo que o hidrogênio. 
- ligação por meio de pontes de hidrogênio
- ligação covalente, um ou mais pares de elétrons entre os átomos.
Estados da água > 
- sólido (congelada)
- vapor (nas nuvens)
- Líquido (rios e mares)
Propriedades físico-químicas > 
- solubilidade : a água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas de solutos, quando misturadas com solventes, formam uma solução.
- tensão superficial: propriedade física que resulta da força de atração entre as moléculas internas e da superfície. Nas moléculas internas, como as forças são em todas as direções elas se anulam. Na superfície, a força de coesão puxa para os lados e para baixo (superfície da água = película elástica). Força de coesão, forças de atração entre as moléculas de um líquido. [ a tenção superficial da água decresce com o aumento da temperatura e com a quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas. ] 
- densidade : a densidade é uma medida da concentração da massa em certo volume, ou seja, determina o quanto a substância é compacta. Adensidade da água varia e diminui em temperaturas menores. Isso explica o porquê o gelo flutua na superfície da água. 
- calor específico: o calor específico ou capacidade térmica da água é a quantidade de calor que é preciso para elevar em 1°C a temperatura de 1g de uma substância. A água tem um elevado calor específico, aumenta e diminuiu bastante a temperatura sem alterar o estado físico.
- calor latente: quantidade de calor necessária para que a substância mude de estado físico. O calor latente de vaporização e de fusão dá água são muito elevados de modo que evita que ela congele ou evapore muito rapidamente.
- adesão e coesão: essencialmente, a coesão e adesão são a aderência que as moléculas água têm, respectivamente, umas pelas outras e com outras substâncias. 
- água destilada: é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor) de água não pura e então condensada em outro recipiente. Separada dos sais minerais, dos gases e outros produtos nela dissolvidos. [balão de destilação / aquecimento (bico de Bunsen e tela de amianto)/ fase de ebulição-vapor sobe e passa pelo condensador/condensador-vidraria que possui um tubo interno, que se mantém resfriado pela circulação de água ao redor/água passa pelo condensador e sai destilada, coletada.

Continue navegando

Outros materiais