Logo Passei Direto
Buscar

prova 4 História da Educação

User badge image
Hugo Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Após a Independência do Brasil de Portugal, com a instalação do Império no Brasil, nos longos anos que ainda restavam até a proclamação da república, a educação brasileira seguiu nos seus anseios. Reflita sobre este momento da história da educação brasileira e, e m seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam este momento antes da chegada da República, e F, de falso, para as que não caracterizam tal importante momento.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas verdadeiras e falsas:
( ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos em educação foi de 1,8% do orçamento do governo imperial.
( ) Em 1884, o ato adicional à constituição do império determinou que o ensino primário fosse destinado à jurisdição das províncias.
( ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos na instrução primária e secundária alcançava a média de 25,47%.
( ) Não é verdadeiro que o Brasil atravessou o século XIX sem que a educação pública fosse incrementada.
( ) Após a independência do Brasil, surge a lei das escolas de primeiras letras, difundindo a promessa de que nas cidades e vilas mais populosas haveria as escolas de primeiras letras.
1. V, V, V F e F
2. F, V, V, V e F
3. V, V, F, F e V
4. V, F, V, F e V
5. F, V, V, F e V

Pensando nas contribuições de pensadores como Jean Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Montessori, John Dewey e Moran, era possível tomar conhecimento de boas ideias para mudar a educação nos séculos XX e XXI.
Associe os pensadores com as suas ideias e importantes contribuições:
1. II – I – IV - III - V
2. III – IV – V – I – II
3. III – IV - I - V - II
4. I – III - IV - II – V
5. II – IV – III - V – I

A Era Pombal significou um momento de mudanças nos rumos da educação em Portugal, assim como no Brasil. Pense sobre o que caracterizou a Era Pombal e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a Era Pombal, e F, de falso, para as que não a caracterizam.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
( ) A Aula Régia constituía somente uma unidade de ensino, adequada a uma só disciplina, com autonomia e isoladas uma das outras, inexistindo diálogo entre elas.
( ) As reformas pombalinas concordam com os ideais religiosos e com as ideais laicas inspiradas no Iluminismo.
( ) Sebastião José de Carvalho e Melo suprimiu os sistemas de capitanias hereditárias, elevou o Brasil à categoria de vice-reinado e transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
( ) Foi extinto o cargo de Diretor-Geral, designado para realizar os interesses portugueses, vigiando os usos de livros proibidos e dando autorizações aos professores, para ensinar.
( ) Nos tempos de Marquês de Pombal (1759-1827), surgiram as primeiras tentativas de criar a escola pública estatal.
1. V, F, F, F e V
2. V, F, V, F e V
3. V, F, V, V e F
4. F, V, V, V e F
5. F, V, V, F e V

Associe, entre si, as ideias sobre a educação integral, as novas teorias que surgiram nas últimas décadas do século XIX, as contribuições de Froebel e as ideias de Rui Barbosa para a educação nacional.
Agora, assinale a opção que apresenta corretamente a sequência de preenchimento das lacunas na segunda coluna acima.
1. I – III - IV - II – V
2. II – IV – III - V – I
3. III – IV - I - V - II
4. III – IV – V – I – II
5. II – I – IV - III - V

A educação no período colonial, a permanência dos jesuítas no Brasil, as relações com a Coroa Portuguesa, fechamento dos colégios jesuítas, a expulsão dos Jesuítas e a Era de Pombal, são retratados em que afirmativas abaixo? Identifique as verdadeiras e, na sequência, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
I) Em 1564, o rei de Portugal, D. João VI, adota um plano denominado Redizima.
II) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1772, com recursos do “subsídio literário”.
III) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1808.
IV) Em setembro de 1759, os soldados ocuparam os colégios portugueses, expulsaram os jesuítas, que já lidavam com a educação por mais de 200 anos.
V) No momento da expulsão dos jesuítas em 1759, a soma dos alunos de todas as instituições jesuíticas já atingia 50% da população brasileira, sendo que 39% eram mulheres.
1. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
2. As afirmativas I e II estão corretas.
3. As afirmativas II e IV estão corretas.
4. As afirmativas I e III estão corretas.
5. As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A propósito do século XIV, em pleno neo-humanismo social, e das contribuições de pensadores em prol da educação das crianças, é possível entender a relevância das obras que surgiam e de seus reflexos na educação.
Escolha a opção que expõe corretamente fatos históricos atinentes a esse período histórico.
1. Rui Barbosa estava contra a escola moderna, com os seus pareceres na câmara dos deputados, entre 1882 e 1883.
2. Surge um campo de trabalho para as mulheres, nas escolas, baseadas nas teorias de Piaget (mulher é uma mãe-educadora) e de Dewey (que pensou suas teorias sobre jardins de Infância, conduzidos pelas jardineiras, as professoras de crianças bem pequenas).
3. Ideias progressistas de Pestalozzi, Herbart e Froebel aparecem no Brasil, através das publicações da Revista Pedagógica, com escrita de Rui Barbosa.
4. Pestalozzi, Herbart e Froebel não trazem novas visões e nem novos métodos. As formas de ensino e as mentes dos professores não mudam na escola moderna.
5. No século XIX inexistiam manuais sobre a importância da educação infantil.

A permanência de jesuítas no Brasil carregava um misto de funções educativas e missionárias, no que se refere à colonização portuguesa. Reflita sobre o que caracteriza este momento histórico dos jesuítas no Brasil colonial e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a presença dos jesuítas e seus trabalhos, e F, de falso, para o que não o caracteriza.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
( ) Manoel da Nóbrega e José de Anchieta acompanharam de Roma as missões da Companhia de Jesus no Brasil.
( ) Por volta de 1560, Jose de Anchieta afirma, em carta, que havia muitos avanços para escrever e um número imenso de brasileiros convertidos.
( ) Através de cartas eram relatados os sucessos relativos aos objetivos dos jesuítas no Brasil, com a fundação de colégios, as missões, e as esperadas conversões católicas.
( ) O criador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, acompanhava, de Roma, e por cartas, o desenrolar do importante trabalho educativo dos jesuítas.
( ) Os jesuítas, que viveram no Brasil Colonial, realizavam raros esforços para atender às ações demandadas pelo fundador Inácio de Loyola.
1. F, V, V, V e F
2. F, F, V, V e F
3. V, V, V, F e F
4. V, F, V, F e V
5. V, F, F, F e V

No século XIX, as realizações educativas e as sistematizações pedagógicas buscavam um novo modelo de escola, para superar a escola tradicional, seus métodos obsoletos, atreladas à Igreja, ou tratavam ainda das escolas leigas que começavam a querer uma nova modelagem. Isso demorou muito a se tornar efetivo no Brasil.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
( ) O discurso favorável da necessidade da escola para alcançar a modernização da sociedade rapidamente foi transformada em uma conquista no Brasil.
( ) A existência de projetos efetivados, nos tempos finais do império brasileiro, mostra o quanto foi difícil a construção da escola existente hoje e a origem de suas mazelas.
( ) Surgem, nas duas últimas décadas do Império, a emergência de debates em torno da necessidade de criação da escola para as classes populares sob a tutela do Estado.
( ) O ato adicional de 1834 descentralizou o ensino e designou como responsabilidade do governo geral a manutenção da instrução primária e secundária em todo o país.
( ) Surgem teorias de Pestalozzi, Herbart e Froebel com um papel importante para a escola, para as crianças e para a mulher na educação dessas crianças, não só no lar, mas nas escolas.
1. F, V, V, V e F
2. V, F, V, F e V
3. V, V, F, V e F
4. V, V, V F e F
5. F, V, V, F e V

No que diz respeito à pedagogia realista do século XVII, é interessante lembrar que, nesse período, vai-se preparar a grande mudança, tempo em que a ciência começou a se entrelaçar com o progresso da humanidade.
Assinale a alternativa que melhor contextualiza essa grande mudança e seu entorno histórico:
1. Dos séculos XIX até o XX, foi mapeado o campo teórico capaz de estruturar o pensamento científico.
2. Foi necessário juntar fé e razão, foi preciso lutar pelo progresso, com a ajuda da razão, em prol do desenvolvimento humano na Idade Moderna.
3. A pedagogia realista do século XVII vai exigir que a educação seja pensada no campo das ideias, como determinava Platão e Aristóteles.
4. A razão estruturou a igualdade, eliminou a diferença em nome dessa igualdade e do progresso da humanidade.
5. A teoria geocêntrica do movimento dos planetas de Copérnico e as leis de Kepler sobre as órbitas dos planetas consubstanciaram o paradigma moderno.

Rousseau é um pensador que trouxe grandes contribuições para a educação do seu tempo e até para a educação dos dias de hoje. Suas contribuições foram imortalizadas na sua obra, principalmente no Livro Emílio ou da Educação.
Escolha a opção que melhor complementa e converge para o pensamento deste filósofo:
1. Rousseau discordava de autores que pensavam que a natureza queria que as crianças fossem crianças antes de serem homens.
2. Rousseau recomendava tratar a criança como uma miniatura de adulto.
3. Rousseau alterou o centro de interesse da pedagogia, sugerindo que o aluno “gravite” em torno do professor, e nunca o contrário.
4. Rousseau afirmava que se deveria deixar a natureza agir bastante tempo antes de resolver agir em seu lugar, temendo contrariar suas operações.
5. O filósofo desprezou o estudo das fases maturacionais distintas nas diferentes idades.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Após a Independência do Brasil de Portugal, com a instalação do Império no Brasil, nos longos anos que ainda restavam até a proclamação da república, a educação brasileira seguiu nos seus anseios. Reflita sobre este momento da história da educação brasileira e, e m seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam este momento antes da chegada da República, e F, de falso, para as que não caracterizam tal importante momento.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas verdadeiras e falsas:
( ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos em educação foi de 1,8% do orçamento do governo imperial.
( ) Em 1884, o ato adicional à constituição do império determinou que o ensino primário fosse destinado à jurisdição das províncias.
( ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos na instrução primária e secundária alcançava a média de 25,47%.
( ) Não é verdadeiro que o Brasil atravessou o século XIX sem que a educação pública fosse incrementada.
( ) Após a independência do Brasil, surge a lei das escolas de primeiras letras, difundindo a promessa de que nas cidades e vilas mais populosas haveria as escolas de primeiras letras.
1. V, V, V F e F
2. F, V, V, V e F
3. V, V, F, F e V
4. V, F, V, F e V
5. F, V, V, F e V

Pensando nas contribuições de pensadores como Jean Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Montessori, John Dewey e Moran, era possível tomar conhecimento de boas ideias para mudar a educação nos séculos XX e XXI.
Associe os pensadores com as suas ideias e importantes contribuições:
1. II – I – IV - III - V
2. III – IV – V – I – II
3. III – IV - I - V - II
4. I – III - IV - II – V
5. II – IV – III - V – I

A Era Pombal significou um momento de mudanças nos rumos da educação em Portugal, assim como no Brasil. Pense sobre o que caracterizou a Era Pombal e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a Era Pombal, e F, de falso, para as que não a caracterizam.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
( ) A Aula Régia constituía somente uma unidade de ensino, adequada a uma só disciplina, com autonomia e isoladas uma das outras, inexistindo diálogo entre elas.
( ) As reformas pombalinas concordam com os ideais religiosos e com as ideais laicas inspiradas no Iluminismo.
( ) Sebastião José de Carvalho e Melo suprimiu os sistemas de capitanias hereditárias, elevou o Brasil à categoria de vice-reinado e transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
( ) Foi extinto o cargo de Diretor-Geral, designado para realizar os interesses portugueses, vigiando os usos de livros proibidos e dando autorizações aos professores, para ensinar.
( ) Nos tempos de Marquês de Pombal (1759-1827), surgiram as primeiras tentativas de criar a escola pública estatal.
1. V, F, F, F e V
2. V, F, V, F e V
3. V, F, V, V e F
4. F, V, V, V e F
5. F, V, V, F e V

Associe, entre si, as ideias sobre a educação integral, as novas teorias que surgiram nas últimas décadas do século XIX, as contribuições de Froebel e as ideias de Rui Barbosa para a educação nacional.
Agora, assinale a opção que apresenta corretamente a sequência de preenchimento das lacunas na segunda coluna acima.
1. I – III - IV - II – V
2. II – IV – III - V – I
3. III – IV - I - V - II
4. III – IV – V – I – II
5. II – I – IV - III - V

A educação no período colonial, a permanência dos jesuítas no Brasil, as relações com a Coroa Portuguesa, fechamento dos colégios jesuítas, a expulsão dos Jesuítas e a Era de Pombal, são retratados em que afirmativas abaixo? Identifique as verdadeiras e, na sequência, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
I) Em 1564, o rei de Portugal, D. João VI, adota um plano denominado Redizima.
II) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1772, com recursos do “subsídio literário”.
III) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1808.
IV) Em setembro de 1759, os soldados ocuparam os colégios portugueses, expulsaram os jesuítas, que já lidavam com a educação por mais de 200 anos.
V) No momento da expulsão dos jesuítas em 1759, a soma dos alunos de todas as instituições jesuíticas já atingia 50% da população brasileira, sendo que 39% eram mulheres.
1. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
2. As afirmativas I e II estão corretas.
3. As afirmativas II e IV estão corretas.
4. As afirmativas I e III estão corretas.
5. As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A propósito do século XIV, em pleno neo-humanismo social, e das contribuições de pensadores em prol da educação das crianças, é possível entender a relevância das obras que surgiam e de seus reflexos na educação.
Escolha a opção que expõe corretamente fatos históricos atinentes a esse período histórico.
1. Rui Barbosa estava contra a escola moderna, com os seus pareceres na câmara dos deputados, entre 1882 e 1883.
2. Surge um campo de trabalho para as mulheres, nas escolas, baseadas nas teorias de Piaget (mulher é uma mãe-educadora) e de Dewey (que pensou suas teorias sobre jardins de Infância, conduzidos pelas jardineiras, as professoras de crianças bem pequenas).
3. Ideias progressistas de Pestalozzi, Herbart e Froebel aparecem no Brasil, através das publicações da Revista Pedagógica, com escrita de Rui Barbosa.
4. Pestalozzi, Herbart e Froebel não trazem novas visões e nem novos métodos. As formas de ensino e as mentes dos professores não mudam na escola moderna.
5. No século XIX inexistiam manuais sobre a importância da educação infantil.

A permanência de jesuítas no Brasil carregava um misto de funções educativas e missionárias, no que se refere à colonização portuguesa. Reflita sobre o que caracteriza este momento histórico dos jesuítas no Brasil colonial e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a presença dos jesuítas e seus trabalhos, e F, de falso, para o que não o caracteriza.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
( ) Manoel da Nóbrega e José de Anchieta acompanharam de Roma as missões da Companhia de Jesus no Brasil.
( ) Por volta de 1560, Jose de Anchieta afirma, em carta, que havia muitos avanços para escrever e um número imenso de brasileiros convertidos.
( ) Através de cartas eram relatados os sucessos relativos aos objetivos dos jesuítas no Brasil, com a fundação de colégios, as missões, e as esperadas conversões católicas.
( ) O criador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, acompanhava, de Roma, e por cartas, o desenrolar do importante trabalho educativo dos jesuítas.
( ) Os jesuítas, que viveram no Brasil Colonial, realizavam raros esforços para atender às ações demandadas pelo fundador Inácio de Loyola.
1. F, V, V, V e F
2. F, F, V, V e F
3. V, V, V, F e F
4. V, F, V, F e V
5. V, F, F, F e V

No século XIX, as realizações educativas e as sistematizações pedagógicas buscavam um novo modelo de escola, para superar a escola tradicional, seus métodos obsoletos, atreladas à Igreja, ou tratavam ainda das escolas leigas que começavam a querer uma nova modelagem. Isso demorou muito a se tornar efetivo no Brasil.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
( ) O discurso favorável da necessidade da escola para alcançar a modernização da sociedade rapidamente foi transformada em uma conquista no Brasil.
( ) A existência de projetos efetivados, nos tempos finais do império brasileiro, mostra o quanto foi difícil a construção da escola existente hoje e a origem de suas mazelas.
( ) Surgem, nas duas últimas décadas do Império, a emergência de debates em torno da necessidade de criação da escola para as classes populares sob a tutela do Estado.
( ) O ato adicional de 1834 descentralizou o ensino e designou como responsabilidade do governo geral a manutenção da instrução primária e secundária em todo o país.
( ) Surgem teorias de Pestalozzi, Herbart e Froebel com um papel importante para a escola, para as crianças e para a mulher na educação dessas crianças, não só no lar, mas nas escolas.
1. F, V, V, V e F
2. V, F, V, F e V
3. V, V, F, V e F
4. V, V, V F e F
5. F, V, V, F e V

No que diz respeito à pedagogia realista do século XVII, é interessante lembrar que, nesse período, vai-se preparar a grande mudança, tempo em que a ciência começou a se entrelaçar com o progresso da humanidade.
Assinale a alternativa que melhor contextualiza essa grande mudança e seu entorno histórico:
1. Dos séculos XIX até o XX, foi mapeado o campo teórico capaz de estruturar o pensamento científico.
2. Foi necessário juntar fé e razão, foi preciso lutar pelo progresso, com a ajuda da razão, em prol do desenvolvimento humano na Idade Moderna.
3. A pedagogia realista do século XVII vai exigir que a educação seja pensada no campo das ideias, como determinava Platão e Aristóteles.
4. A razão estruturou a igualdade, eliminou a diferença em nome dessa igualdade e do progresso da humanidade.
5. A teoria geocêntrica do movimento dos planetas de Copérnico e as leis de Kepler sobre as órbitas dos planetas consubstanciaram o paradigma moderno.

Rousseau é um pensador que trouxe grandes contribuições para a educação do seu tempo e até para a educação dos dias de hoje. Suas contribuições foram imortalizadas na sua obra, principalmente no Livro Emílio ou da Educação.
Escolha a opção que melhor complementa e converge para o pensamento deste filósofo:
1. Rousseau discordava de autores que pensavam que a natureza queria que as crianças fossem crianças antes de serem homens.
2. Rousseau recomendava tratar a criança como uma miniatura de adulto.
3. Rousseau alterou o centro de interesse da pedagogia, sugerindo que o aluno “gravite” em torno do professor, e nunca o contrário.
4. Rousseau afirmava que se deveria deixar a natureza agir bastante tempo antes de resolver agir em seu lugar, temendo contrariar suas operações.
5. O filósofo desprezou o estudo das fases maturacionais distintas nas diferentes idades.

Prévia do material em texto

História da Educação - 20202.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Após a Independência do Brasil de Portugal, com a instalação do Império no Brasil, nos longos anos que ainda restavam até a proclamação da república, a educação brasileira seguiu nos seus anseios. Reflita sobre este momento da história da educação brasileira e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam este momento antes da chegada da República, e F, de falso, para as que não caracterizam tal importante momento.
(  ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos em educação foi de 1,8% do orçamento do governo imperial.
(  ) Em 1884, o ato adicional à constituição do império determinou que o ensino primário fosse destinado à jurisdição das províncias.
(  ) Entre 1840 e 1888, a média anual dos recursos financeiros investidos na instrução primária e secundária alcançava a média de 25,47%.
(  ) Não é verdadeiro que o Brasil atravessou o século XIX sem que a educação pública fosse incrementada.
(  ) Após a independência do Brasil, surge a lei das escolas de primeiras letras, difundindo a promessa de que nas cidades e vilas mais populosas haveria as escolas de primeiras letras. 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas verdadeiras e falsas:
1. 
V, V, V F e F
2. 
F, V, V, V e F
3. 
V, V, F, F e V
4. 
V, F, V, F e V
5. 
F, V, V, F e V
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Pensando nas contribuições de pensadores como Jean Piaget, Lauro de Oliveira Lima, Montessori, John Dewey e Moran, era possível tomar conhecimento de boas ideias para mudar a educação nos séculos XX e XXI. Associe os pensadores com as suas ideias e importantes contribuições:
1-2(2).jpg
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta de preenchimento das lacunas acima:
1. 
II – I – IV - III - V
2. 
 III – IV – V – I – II
3. 
III – IV - I - V - II
4. 
I – III - IV - II – V
5. 
II – IV – III - V – I
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
A Era Pombal significou um momento de mudanças nos rumos da educação em Portugal, assim como no Brasil. Pense sobre o que caracterizou a Era Pombal e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a Era Pombal, e F, de falso, para as que não a caracterizam.
(  ) A Aula Régia constituía somente uma unidade de ensino, adequada a uma só disciplina, com autonomia e isoladas uma das outras, inexistindo diálogo entre elas.
(  ) As reformas pombalinas concordam com os ideais religiosos e com as ideais laicas inspiradas no Iluminismo.
(  ) Sebastião José de Carvalho e Melo suprimiu os sistemas de capitanias hereditárias, elevou o Brasil à categoria de vice-reinado e transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
(  ) Foi extinto o cargo de Diretor-Geral, designado para realizar os interesses portugueses, vigiando os usos de livros proibidos e dando autorizações aos professores, para ensinar.
(  ) Nos tempos de Marquês de Pombal (1759-1827), surgiram as primeiras tentativas de criar a escola pública estatal.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
1. 
V, F, F, F e V
2. 
 V, F, V, F e V
3. 
V, F, V, V e F
4. 
F, V, V, V e F
5. 
F, V, V, F e V
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Associe, entre si, as ideias sobre a educação integral, as novas teorias que surgiram nas últimas décadas do século XIX, as contribuições de Froebel e as ideias de Rui Barbosa para a educação nacional:
1-1(1).jpg
Agora, assinale a opção que apresenta corretamente a sequência de preenchimento das lacunas na segunda coluna acima.
1. 
I – III - IV - II – V
2. 
II – IV – III - V – I
3. 
III – IV - I - V - II
4. 
III – IV – V – I – II
5. 
II – I – IV - III - V
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A educação no período colonial, a permanência dos jesuítas no Brasil, as relações com a Coroa Portuguesa, fechamento dos colégios jesuítas, a expulsão dos Jesuítas e a Era de Pombal, são retratados em que afirmativas abaixo? Identifique as verdadeiras e, na sequência, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
I) Em 1564, o rei de Portugal, D. João VI, adota um plano denominado Redizima.
II) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1772, com recursos do “subsídio literário”.
III) Os colégios jesuítas foram fechados, iniciaram-se as aulas régias, que eram mantidas pela Coroa, a partir de 1808.
IV) Em setembro de 1759, os soldados ocuparam os colégios portugueses, expulsaram os jesuítas, que já lidavam com a educação por mais de 200 anos.
V) No momento da expulsão dos jesuítas em 1759, a soma dos alunos de todas as instituições jesuíticas já atingia 50% da população brasileira, sendo que 39% eram mulheres. 
1. 
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
2. 
As afirmativas I e III estão corretas.
3. 
As afirmativas I e II estão corretas.
4. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
5. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
A propósito do século XIV, em pleno neo-humanismo social, e das contribuições de pensadores em prol da educação das crianças, é possível entender a relevância das obras que surgiam e de seus reflexos na educação. Escolha a opção que expõe corretamente fatos históricos atinentes a esse período histórico.
1. 
Surge um campo de trabalho para as mulheres, nas escolas, baseadas nas teorias de Piaget (mulher é uma mãe-educadora) e de Dewey (que pensou suas teorias sobre jardins de Infância, conduzidos pelas jardineiras, as professoras de crianças bem pequenas).
2. 
Ideias progressistas de Pestalozzi, Herbart e Froebel aparecem no Brasil, através das publicações da Revista Pedagógica, com escrita de Rui Barbosa.
3. 
No século XIX inexistiam manuais sobre a importância da educação infantil.
4. 
Rui Barbosa estava contra a escola moderna, com os seus pareceres na câmara dos deputados, entre 1882 e 1883.
5. 
Pestalozzi, Herbart e Froebel não trazem novas visões e nem novos métodos. As formas de ensino e as mentes dos professores não mudam na escola moderna.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
A permanência de jesuítas no Brasil carregava um misto de funções educativas e missionárias, no que se refere à colonização portuguesa. Reflita sobre o que caracteriza este momento histórico dos jesuítas no Brasil colonial e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a presença dos jesuítas e seus trabalhos, e F, de falso, para o que não o caracteriza.
(  ) Manoel da Nóbrega e José de Anchieta acompanharam de Roma as missões da Companhia de Jesus no Brasil.
(  ) Por volta de 1560, Jose de Anchieta afirma, em carta, que havia muitos avanços para escrever e um número imenso de brasileiros convertidos.
(  ) Através de cartas eram relatados os sucessos relativos aos objetivos dos jesuítas no Brasil, com a fundação de colégios, as missões, e as esperadas conversões católicas.
(  ) O criador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, acompanhava, de Roma, e por cartas, o desenrolar do importante trabalho educativo dos jesuítas.
(  ) Os jesuítas, que viveram no Brasil Colonial, realizavam raros esforços para atender às ações demandadas pelo fundador Inácio de Loyola.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
1. 
V, F, F, F e V
2. 
 F, F, V, V e F
3. 
 V, F, V, F e V
4. 
V, V, V F e F
5. 
F, V, V, V e F
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
No século XIX, as realizações educativas e as sistematizações pedagógicas buscavam um novo modelo de escola, para superar a escola tradicional, seus métodos obsoletos, atreladas à Igreja,ou tratavam ainda das escolas leigas que começavam a querer uma nova modelagem. Isso demorou muito a se tornar efetivo no Brasil. Reflita sobre este cenário da educação no século XIX e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam este momento histórico, e F, de falso, para as que não caracterizam.
(  ) O discurso favorável da necessidade da escola para alcançar a modernização da sociedade rapidamente foi transformada em uma conquista no Brasil.
(  ) A existência de projetos efetivados, nos tempos finais do império brasileiro, mostra o quanto foi difícil a construção da escola existente hoje e a origem de suas mazelas.
(  ) Surgem, nas duas últimas décadas do Império, a emergência de debates em torno da necessidade de criação da escola para as classes populares sob a tutela do Estado.
(  ) O ato adicional de 1834 descentralizou o ensino e designou como responsabilidade do governo geral a manutenção da instrução primária e secundária em todo o país.
(  ) Surgem teorias de Pestalozzi, Herbart e Froebel com um papel importante para a escola, para as crianças e para a mulher na educação dessas crianças, não só no lar, mas nas escolas.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
1. 
F, V, V, V e F
2. 
V, F, V, F e V
3. 
V, V, F, V e F
4. 
V, V, V F e F
5. 
F, V, V, F e V
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
No que diz respeito à pedagogia realista do século XVII, é interessante lembrar que, nesse período, vai-se preparar a grande mudança, tempo em que a ciência começou a se entrelaçar com o progresso da humanidade. Assinale a alternativa que melhor contextualiza essa grande mudança e seu entorno histórico: 
1. 
Foi necessário juntar fé e razão, foi preciso lutar pelo progresso, com a ajuda da razão, em prol do desenvolvimento humano na Idade Moderna.
2. 
Dos séculos XIX até o XX, foi mapeado o campo teórico capaz de estruturar o pensamento científico.
3. 
A razão estruturou a igualdade, eliminou a diferença em nome dessa igualdade e do progresso da humanidade.
4. 
A teoria geocêntrica do movimento dos planetas de Copérnico e as leis de Kepler sobre as órbitas dos planetas consubstanciaram o paradigma moderno.
5. 
A pedagogia realista do século XVII vai exigir que a educação seja pensada no campo das ideias, como determinava Platão e Aristóteles. 
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Rousseau é um pensador que trouxe grandes contribuições para a educação do seu tempo e até para a educação dos dias de hoje. Suas contribuições foram imortalizadas na sua obra, principalmente no Livro Emílio ou da Educação. As ideias de Rousseau transformaram a vida da criança e a sua educação. Escolha a opção que melhor complementa e converge para o pensamento deste filósofo:
1. 
Rousseau discordava de autores que pensavam que a natureza queria que as crianças fossem crianças antes de serem homens.
2. 
Rousseau recomendava tratar a criança como uma miniatura de adulto.
3. 
Rousseau alterou o centro de interesse da pedagogia, sugerindo que o aluno “gravite” em torno do professor, e nunca o contrário.
4. 
Rousseau afirmava que se deveria deixar a natureza agir bastante tempo antes de resolver agir em seu lugar, temendo contrariar suas operações.
5. 
O filósofo desprezou o estudo das fases maturacionais distintas nas diferentes idades.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina