Buscar

Resumo Capitulo 2 - Livro Laudon

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Andressa Barbosa Brasil
Disciplina: Tecnologia da Informação Gerencial
Referência da Obra: LAUDON, Jane P. LAUDON, Kenneth. Sistemas de Informações gerenciais. 7ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
Resumo do capítulo 2: E-business global e colaboração 
Tópico 1 - O Tata Nano faz história utilizando a manufatura digital
O Tata Nano busca implantar uma manufatura digital que automatize processos relacionados ao projeto do produto e ao planejamento da engenharia de produção.
Através do caso da MLB, grupo que controla as duas mais importantes ligas de beisebol da América do Norte, Laudon & Laudon nos oferecem uma visão muito clara da importância dos sistemas de informações na atualidade. Como alternativa às mídias limitadas e de alto valor, inúmeras empresas passaram a investir em tecnologia e internet, tendo em vista redução de custos e exposição de maior número de informações em um único ambiente; atualmente, a tecnologias da informação são consideradas soluções organizacionais no meio corporativo. Ao longo da última década, a economia global passou por grandes transformações. Para que isso seja comprovado, basta observarmos o direcionamento dos recursos financeiros por parte das empresas privadas; atualmente, quase metade de todo o investimento anual privado nos Estados Unidos envolve tecnologias e sistemas de informação. No transcorrer dos últimos anos, observou-se uma grande adoção de aparelhos portáteis, utilização de ferramentas de comunicação on-line e um grande crescimento dos negócios pela internet, o que evidencia a importância das novas tecnologias e dos sistemas de informação em nossa sociedade. As empresas possuem a intenção de atingir seis importantes objetivos organizacionais, apoiando-se na TI e investindo maciçamente em tecnologias e sistemas de informação para realizá-los. São eles:
• Excelência operacional: trata-se da melhoria constante da eficiência das operações, a fim de se conseguir maior lucratividade.
• Novos produtos, serviços e modelos de negócio: um modelo de negócio descreve como a empresa produza, entrega e vende um produto ou serviço a fim de obter lucros. As tecnologias e os sistemas de informação são a principal ferramenta de que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, bem como modelos de negócio inteiramente novos.
• Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores: trata-se de conhecer profundamente os clientes, atendendo suas necessidades e mantendo um bom relacionamento com os mesmos, o que implica diretamente no aumento de receitas e lucros.
• Melhor tomada de decisões: para que as decisões possam ser tomadas de maneira correta, os administradores devem contar com a informação certa e na hora certa. Na última década, as tecnologias e os sistemas de informação têm permitido que, ao tomar uma decisão, os administradores façam uso de dados em tempo real, oriundos do próprio mercado.
• Vantagem competitiva: passar a existir através do atingimento dos objetivos citados anteriormente. Trata-se de destaque entre os concorrentes, o que garante aumento de vendas e lucros.
• Sobrevivência: trata-se de acompanhar o ritmo da concorrência e exigências do mercado, a fim de se manter no mesmo. Os sistemas de informação se utilizam de três atividades básicas para transformar dados brutos em informações, sendo elas a entrada, processamento e saída. Diante da perspectiva organizacional, os sistemas de informação representam uma solução para determinado problema, combinando os demais elementos necessários para tal solução. Além disso, a perspectiva organizacional engloba as dimensões humana e tecnológica, tratando de questões como treinamento, atitudes profissionais, comportamento da administração, hardware computacional, software, tecnologia de administração de dados, entre outros. Em suma, a capacitação em sistemas de informação requer um entendimento holístico de todas as dimensões e competências citadas.
No que se refere à resolução de problemas organizacionais envolvendo sistemas de informação, podemos citar quatro passos elementares:
• Identificação do problema: consiste em descobrir o tipo de problema;
• Propostas de solução: trata-se de oferecer alternativas ao problema identificado no passo anterior;
• Escolha: nesta etapa busca-se selecionar a melhor solução ao problema identificado, considerando-se custos e recursos disponíveis na organização;
• Implantação: trata-se da compra de hardware e software, bem como deteste de software, treinamento, administração de mudança e análise de resultados. Diante da crescente necessidade do correto uso da TI no meio corporativo, os principais campos de estudo na área de negócios exigem o domínio de sistemas de informação. Carreiras como contabilidade, economia e finanças, administração, marketing, gestão operacional entre outras, estão inclusas nesta afirmação, possuindo competências comuns entre si. Dentre tais competências, podemos citar a compreensão da importância dos sistemas de informação no alcance de objetivos organizacionais, análise de informação e inteligência empresarial, entendimento do papel central dos bancos de dados, sensibilidade a questões éticas, sociais e legais e capacidade de trabalhar com especialistas em tecnologia e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento de sistemas. Por se tratar de instituições que visam lucro, as empresas utilizam os sistemas de informação como forma de potencializar a sua competitividade no mercado. Para que estes sistemas possam ajudar as empresas neste sentido, os mesmos devem ser desenvolvidos com base na total compreensão das funções especializadas das empresas, tais como finanças e contabilidade, recursos humanos, manufatura e produção, entre outros, bem como da organização hierárquica das mesmas, a qual compreende os níveis de gerência sênior, gerência média e gerência operacional. Além disso, é importante que o papel do processo de negócios fique claro, pois o mesmo atua como um conjunto logicamente relacionado de atividades, que define como tarefas organizacionais específicas são executadas. Em síntese, as empresas precisam ter a habilidade de lidar com o seu ambiente, respondendo aos diversos tipos de mudança dos meios interno e externo, apoiando-se, portanto, nos sistemas de informação. Os sistemas de informação apoiam as principais áreas funcionais da empresa, em todos os níveis organizacionais. Desta maneira, podemos exemplificar o suporte dos sistemas de informação às principais funções empresariais da seguinte maneira:
• Sistemas de marketing e vendas: auxiliam da identificação de clientes, bem como no desenvolvimento, promoção e venda de produtos e serviços;
• Sistemas de manufatura e produção: auxiliam no planejamento, desenvolvimento e fabricação de produtos e serviços, além de controlar o fluxo de produção;
• Sistemas de contabilidade e finanças: controlam os ativos financeiros da empresa e seus fluxos de caixa;
• Sistemas de recursos humanos: mantêm registros de funcionários, controlam a capacitação, desempenho e habilidades dos mesmos e ajudam a traçar planos de carreira e remuneração. No que se refere ao atendimento às gerências sênior, média e operacional, existem quatro grandes tipos de sistemas de informação, conforme:
• STPs: tratam-se dos sistemas de processamento de transações, os quais atendem à gerência operacional;
• SIGs e SADs: fornecem à média gerência relatórios e acesso ao desempenho atual e histórico da organização;
• SAEs: auxiliam a gerência sênior, oferecendo dados importantes aos tomadores de decisão, muitas vezes na forma de gráficos e quadros disponibilizados em portais. Em uma organização, o departamento de sistemas de informação é responsável pelos serviços de tecnologia da informação, cabendo ao mesmo a responsabilidade pela manutenção de hardware, software, armazenamento de dados e redes. Em sua composição encontramos diversos tipos de especialistas, tais como programadores, analistas de sistema, líderes de projeto e gerentes de sistemas de informação. composição encontramos diversostipos de especialistas, tais como programadores, analistas de sistema, líderes de projeto e gerentes de sistemas de informação.

Continue navegando