Buscar

Avaliação Final - Objetiva - Teorias e Práticas do Currículo - Uniasselvi

Prévia do material em texto

1.
	No Brasil, mais precisamente na década de 1920, as discussões sobre o currículo iniciaram com influências do pensamento americano a partir do modelo funcionalista. Naquele momento, o país vivia um processo de desenvolvimento de urbanização, industrialização e na educação o movimento da Escola Nova iniciou reformas curriculares. Sobre o desenvolvimento do movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) De uma pedagogia com inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada principalmente nas contribuições da biologia e psicologia.
(    ) A educação focava do intelecto para o sentimento, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos pedagógicos, do professor para o aluno.
(    ) O movimento da Escola Nova se baseou no modelo pragmatista de Dewey, com o intuito de superar o pensamento tradicional, defendendo mudanças curriculares e pedagógicas.
(    ) Ressaltava-se o desenvolvimento de indivíduos para o mercado de trabalho, aptos para desempenharem papéis instrumentais que gerassem o crescimento econômico ao país.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho.
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino.
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo.
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Os termos "educação", "ensino" e "treinamento", muitas vezes, são utilizados como sinônimos. Entretanto, esses termos têm significados distintos. A educação pode ocorrer de maneira formal, não formal e informal. O ensino refere-se à transmissão de informações. O treinamento consta em um processo muito realizado pelas organizações. Referente ao treinamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se das várias ações concentradas em desenvolver uma única habilidade.
	 b)
	Trata-se de determinar que o indivíduo identifique padrões de comportamento inadequado.
	 c)
	Trata-se da capacidade de repetição de uma ação sem que haja interferência crítica ou reflexiva.
	 d)
	Trata-se das reflexões a respeito de um conteúdo a ser aplicado em sala de aula.
	4.
	O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da escola desenvolver nos alunos habilidades como leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso. Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola. analise as sentenças a seguir:
I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos.
II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas.
III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola.
IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Grande parte dos alunos que frequentam a escola, hoje, são indivíduos que sabem se posicionar, questionar, defender opiniões e manifestar seus interesses, muito mais e melhor do que imaginamos. São alunos que vivem numa sociedade em que tudo muda rapidamente, inclusive o conhecimento e suas formas de acesso. Neste cenário, a escola e o currículo precisam assumir um novo papel. Com relação a este novo papel assumido por ambos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola precisa estar preparada para abrir espaços de discussão relacionados à avaliação, às metodologias de ensino, aos objetivos e conteúdos do currículo.
(    ) O professor não precisa participar do processo de construção do currículo, pois esta tarefa cabe apenas aos órgãos superiores de educação.
(    ) As mudanças que acontecerem na escola mediante construção ou reformulação do currículo precisam ser discutidas e aplicadas por toda a equipe de profissionais.
(    ) As discussões acerca do currículo, quando bem elaboradas na escola, possibilitam novos rumos à educação, como um todo, e à aprendizagem dos alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	No Brasil, a questão do preparo de professores emergiu após a Independência, quando se cogitou a organização da instrução popular. Em 1931, Getúlio Vargas criou o Ministério de Educação e de Saúde Pública (MESP), nomeando o educador Francisco Campos para assumir esse ministério. Assim, percebemos que a trajetória e a história da formação de professores no Brasil se desdobram em diferentes períodos. Sobre esses períodos, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1827 ocorre a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras.
II- A partir de 1835, surgem as Escolas Normais, baseadas em um modelo europeu com o intuito de preparar os professores pedagogicamente para atuar em escolas primárias.
III- De 1890-1932 é o momento em que ocorrem as reformas de Anísio Teixeira no Distrito Federal, em 1932, e de Fernando de Azevedo, em São Paulo, em 1933.
IV- De 1932-1939 é o momento em que ocorre a expansão das Escolas Normais, impulsionada pela reforma paulista da Escola Normal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Pacheco (1996) apresenta as fases do desenvolvimento curricular integrando quatro componentes denominados como justificativa teórica, elaboração/planejamento, operacionalização e avaliação. O autor aponta também para níveis de decisão curricular construídos nos diversos contextos na perspectiva macro e microcurricular. Sobre os níveis de decisão curricular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gestão, docência e realização.
(    ) Político-administrativo, gestão e realização.  
(    ) Administrativo, gestão e docência.
(    ) Escola, gestão e professores.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	A constituição do currículo não é neutra, deriva das escolhas baseadas nas influências teóricas e políticas de acordo com a cultura e o tempo histórico social. A educação promovida nas escolas repassa o pensamento cultural de um povo às novas gerações. Sobre o significado da palavra cultura ao longo do desenvolvimento da sociedade na história, analise as sentenças a seguir:
I- O significadomais antigo da palavra cultura que se tem registro refere-se ao cultivo da terra, plantações e criação de animais.
II- A palavra cultura representou por um determinado tempo o significado de "mente humana cultuada".
III- No século XVII, o significado de cultura permeou a caracterização das classes sociais europeias como privilegiadas.
IV- No Iluminismo, a cultura foi associada ao conceito de civilização, progresso, conhecimento, refinamento e desenvolvimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O plano de aula é o que está mais próximo do processo de ensino-aprendizagem. É ele que efetiva o planejamento curricular e organiza-o de forma a concretizar ações em sala de aula. Sobre os componentes do plano de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Clareza e objetividade.
II- É planejado a partir dos conhecimentos prévios dos alunos.
III- É o resultado de opções didáticas, através do estabelecimento de metodologias.
IV- Não há a necessidade de articulação teórica com a prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	A relação entre formação inicial e continuada, significa integrar, no próprio currículo da formação inicial, professores já atuantes, que desde logo se tornam agentes da formação dos futuros docentes. A formação inicial deve fornecer ao futuro professor uma sólida bagagem nos âmbitos científico, cultural, social, pedagógico para o exercício profissional, ao passo que a formação continuada se centra nas necessidades e situações vividas pelos docentes (VEIGA, 2002). A formação dos profissionais da educação sofreu alterações ao longo dos anos, em especial com a promulgação da LDB de 1996. Anterior a esta lei os professores se formavam no magistério em nível de ensino médio ou na licenciatura em cursos do ensino superior. Assim, a LDB/96 define os níveis de formação e requisitos para a valorização do magistério. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I- Com relação à formação de professores, a LDB/96 aponta professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
II- A LDB/96 preconiza sobre profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins a sua formação ou experiência profissional.
III- A formação de docentes para atuarem na educação básica pode ser em licenciaturas curtas e plenas em instituições de ensino superior, na associação entre teorias e práticas.
IV- Cabe à União, Distrito Federal, Estados e Municípios promoverem a formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais da educação, com a formação continuada e capacitação, podendo usar recursos e tecnologias de educação a distância.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: VEIGA, I.P A. Professor: tecnólogo de ensino ou agente social. In: AMARAL & VEIGA (Coord.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Vozes, 2002.
	 a)
	II e III.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	III.
	 d)
	I, II e IV.
	11.
	(ENADE, 2014) Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis.
FONTE: ARROYO, M. G. Educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie as afirmações a seguir:
I- A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II- O sistema educativo confere ao currículo efetividade, que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.
III- As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para inclusão escolar.  
IV- É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	II e IV, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I, III e IV, apenas.
	12.
	(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações a seguir se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor:
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I e II.

Continue navegando