Buscar

Educação Fiscal.1

Prévia do material em texto

Educação Fiscal
A educação fiscal é um conjunto de ações educativas que busca divulgar conceitos sobre a gestão fiscal.
O que é Educação Fiscal?
Tem o objetivo de garantir o bem-estar social, propiciando conhecimentos específicos sobre os direitos e deveres do cidadão. Para que o mesmo tenha ferramentas para ajudar no controle da arrecadação e fiscalização da aplicação desses recursos.
O que é tributo?
Os Tributos são valores que devem ser pagos ao poder público. São pagamentos obrigatórios onde a população deve dar uma parte de sua renda para custear atividades do Estado.
Classificação dos Tributos
Em geral classificam-se em cinco espécies de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais
Impostos
Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, a renda ou consumo. Servem para financiamento de serviços na educação, na segurança, etc.
Taxas
Taxa é a exigência financeira imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental a pessoa privada ou júridica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia.
Contribuições de melhorias
Contribuição de melhoria é o tributo cobrado pelo Estado em decorrência de obra pública que proporciona valorização do imóvel do indivíduo
Imposto da União
Os impostos federais são regidos ao Ordenamento Júridico. Os impostos extraordinários descorrentes de calamidades pública ou guerra externa.
São eles:
Imposto de importação;
Imposto de exportação
Impostos sobre grandes fortunas
IPI
Imposto de Renda
OF
IG
Imposto residuais da União
Impostos dos Estados
Os impostos estaduais são destinados a manutenção da administração do Governo Estadual, bem como o financiamento de serviços públicos do estado e investimento em infraestrutura a nível estadual.
São eles:
ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
IPVA: Imposto sobre a propriedade de motores automotores
ITCMD: Imposto de transmissão causa mortis e doação
Impostos dos Municípios
OS impostos municipais são de ordem do município e destinados a manutenção da administração pública local, serviços, investimentos e manutenções locais.
São eles:
IPTU: Imposto sobre propriedade territorial urbana
ISS: Imposto sobre serviços
ITBI: Imposto de transmissão de bens imóveis
Cooperativismo
Cooperativismo é um movimento social e econômico baseado na cooperação de associados em atividades econômicas. Ele é uma alternativa colaborativa do mercado e propõe benefícios a todos os envolvidos.
O cooperativismo visa muito mais as necessidades em grupo que o lucro, buscando uma prosperidade conjunta.
Ramos do Cooperativismo e Sociedades cooperativas
Cooperativas
Cooperativa é uma organização constituída por trabalhadores de determinados grupos, seja econômico ou social que desempenham uma determinada atividade.
São empreendimentos que visam satisfazer as necessidades econômicas de seus cooperados.
Ramos do cooperativismo
Do campo às grandes cidades, as cooperativas atuam em diversos setores da economia. Como:
 Ramo agropecuario: Reúne cooperativas relacionadas às atividades agropecuaris, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira.
Ramos do Cooperativismo 
 Ramo da saúde: Reúne cooperativas formadas por médicos, odontólogos ou profissionais ligados à área de saúde humana.
 
 Ramo de Transporte: Formado por cooperativas que atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros.
Sustentabilidade e Cooperativismo
O cooperativismo é um movimento que já nasce com valores de sustentabilidade. Os bons resultados da cooperação constituem uma prova de que é possível unir desenvolvimento social e econômico, sustentabilidade e produtividade, individual e coletivo.
Cooperativismo e Economia solidária
A Economia Solidária, tem a pretensão de diminuir a desigualdade na sociedade, logo, é uma forma de economia colaborativa ao invés de competitiva. E o cooperativismo preza isso, permitindo que às pessoas criem suas próprias oportunidades econômicas por meio da força coletiva
Relacionamentos Interpessoal e Ética
A ética e o relacionamento interpessoal nas organizações se resumem na vivência restrita de valores, voltados para o respeito e o bem-estar da coletividade. Interagir e conviver adequadamente com as demais pessoas, em todos os níveis da organização, através de relações cordiais, empáticas e profissionais.

Continue navegando