Buscar

AV1 homeopatico 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

IsabelleComina/201708298134 DATA: 30 / 4 / 2021
	CURSO: Farmácia								CAMPUS: NOVA FRIBURGO
	DISCIPLINA:	Farmacotécnica Homeopática	SDE3854			TURMA: 3001
	PROFESSOR:	 Valéria Viana								
	AV1 ( X ) AV2 ( ) AV3 ( )
1) Hahnemann desenvolveu a teoria dos miasmas para explicar a existência de doenças crônicas. Ao constatar que doentes crônicos nem sempre respondiam de maneira satisfatória ao simillimum, apresentando recidivas, observou que o quadro sintomático apresentado por eles era apenas um aspecto parcial e episódico da verdadeira enfermidade que permanecia oculta. Hahnemann identificou três miasmas responsáveis pela eclosão das doenças crônicas: sífilis, sicose e psora (FONTES, 2001). Analise as alternativas seguintes e marque a que estiver CORRETA (1,0 ponto):
(A) Os miasmas são uma herança genética e, portanto, não possuem tratamento efetivo, se mantendo como um estado crônico durante toda a vida do paciente.
(B) Miasmas são doenças apresentadas pelas pessoas que podem ter características descritas na Matéria Médica, que vão auxiliar o clínico na escolha do medicamento.
(C) Miasmas não são propriamente doenças, mas diáteses (ou estados diatésicos) que indicam uma tendência do organismo a apresentar certas enfermidades.
(D) Os únicos miasmas conhecidos na homeopatia são aqueles descritos por Hahnemann, ou seja, psora, sicose e sífilis.
(E) Na psora ocorre uma tendência ao aparecimento de tumores cutâneos benignos, aos catarros crônicos das mucosas, à retenção hídrica, à evolução lenta e progressiva das moléstias e à depressão em geral.
2) Em homeopatia o uso de placebo se justifica em algumas situações como a satisfação dos impulsos hipocondríacos, ou mesmo para interromper a dependência medicamentosa antes do uso do simillimum. Essas preparações também podem ser utilizadas nos ensaios duplos-cegos durante experimentações patogenéticas. Observe os medicamentos a seguir e marque a alternativa que contém um medicamento placebo (1,0 ponto):
(A) Thuya occidentalis 200CH 15 papéis
(B) Phosphorus 30CH 1/10 papéis
(C) Passiflora incarnata TM
(D) Pulsatilla nigrans 5CH 12g
(E) Aurum metalicum 1LM
3) Um farmacêutico quer preparar uma tintura de Rosmarinus officinalis a partir de 300g de planta fresca com resíduo seco (RS) de 25%. Quanto de etanol deverá utilizar para obter o volume final da TM? Qual o teor da alcoolatura ele deverá usar para fazer a extração? (1,0 ponto)
(A) 3000mL de etanol 70% 
(B) 750mL de etanol 90% 
(C) 525mL de etanol 80% 
(D) 525mL de etanol 90% 
(E) 75mL de etanol 90%
4) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso): (1,0 ponto)
( F ) Um medicamento homeopático de origem vegetal pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
(V) Hahnemann realizou experimentações de drogas a partir da tradução da Matéria Médica de Cullen, que falava sobre os efeitos da Quina.
(V) Vitalismo é uma doutrina filosófica, segundo a qual os seres vivos possuem uma força particular que os mantém atuantes.
(F) O Organon é o compêndio que reúne metodicamente os sinais e sintomas seguidos dos medicamentos.
(V) As doenças dinâmicas podem ser subdivididas em agudas e crônicas.
5) A Homeopatia foi desenvolvida sobre quatro pilares que lhes são bastante peculiares, dentre eles semelhante cura semelhante. Explique o porquê desse princípio e cite os demais. (1,0 ponto)
R: O princípio de semelhante cura semelhante quer dizer a cura da enfermidade dar-se através de uma droga que provoque no organismo são o mesmo conjunto de sinais e sintomas da doença apresentada.​ Esse príncipio é seguido pelos princípios: 
EXPERIMENTA IN HOMINE SANO - Experimentação no homem sadio, também chamada de experimentação patogenética , homeopática ou pura, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para elucidar os sintomas que irão refletir sua ação.​
DOSIS MINIMAS - Maiores quantidades  de  medicamentos, agem com intensidade maior que a necessária para obter a cura. Por isso  diminuí-as até  as  mais  mínimas  doses, suficientes  para  exercerem  uma  ação salutar, sem agirem com  violência  capaz de retardar a cura.
UNITAS REMEDII - Durante a experimentação patogenética testa-se uma droga de cada vez para impedir as interações entre os diferentes medicamentos e evidenciar a ação da droga testada. ​Logo, deve-se usar sucessivamente todos os medicamentos necessários, esperando o fim da ação de um para utilizar um outro.​
6) Complete a frase de modo a torná-la verdadeira: (1,0 ponto) “___O medicamento homeopático___ é toda forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade preventiva e/ou curativa.É obtido pela técnica de _____Dinamização_________________________ e utilizado para uso interno ou externo.” (FHB III, 2011).
7) As formas farmacêuticas derivadas são o resultado do processo de dinamização, que consiste na desconcentração de insumos ativos através de diluições seguidas de sucussões ou tritutações sucessivas. Existem vários modos de preparo dos medicamentos homeopáticos que incluem diversas escalas e métodos. Marque a alternativa que possui medicamentos preparados pelo método Hahnemanniano (1,0 ponto).
(A) Staphysagria 200Fc 10pps, Berberis vulgaris 12X 15 mL, Rhus toxicodendron 200CH 12g 
(B) Bryonia alba 5CH 10g, Calcarea carbonica 30CH 1pp, Luesinum 31K 12g
(C) Chamomilla 3LM 15mL, Pulsatilla nigrans 3ª 10g, Graphites 30X 12g
(D) Hepar sulphur 1MFc 1pp, China officinalis 5ª 12g, Coffea cruda 200K
(E) Nux vomica 12DH dose única, Psorinum 30CH 15mL, Silicea 5MFc 1pp
8) Descreva a técnica de preparo do medicamento Lycopodium clavatum 1CH a partir da TM que possui teor alcoólico de 90% (v/v) (1,0 ponto).
R: A técnica de preparo so medicamento acima necessita preencher apenas 2/3 de um frasco de 15ml com 0,1ml da tintura-mãe de Lycopodium e 9,9ml de etanol com a mesma alcoolatura da tintura. Preparado o frasco, realiza-se 100 sucussões batendo o fundo do frasco fortemente contra um anteparo semi-rígido, num movimento continuo e ritmado.
BOA PROVA!