Buscar

relatorio-de-estagio-adaptado-covid-19 ensino fundamental

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
PEDAGOGIA
) (
NATALIA ABREU SOARES
) (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO 
Obrigatório Ii: 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
)
 (
NITERÓI
2021
)
 (
NATALIA ABREU SOARES
)
 (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO 
Obrigatório Ii: 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
)
 (
Relatório apresentado à Universidade do Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Obrigatório 
Ii
: 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 
do curso de Pedagogia.
)
 (
NIterói
2021
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	6
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	7
2	PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	8
3	PLANEJAMENTO ANUAL	3
4	ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC	4
5	PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC	5
6	ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA	6
7	METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS	7
8	PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR	8
9	ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA	9
10	PLANOS DE AULA	10
11	REGIMENTO ESCOLAR	11
12	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	12
13	PLANO DE AÇÃO	13
CONSIDERAÇÕES FINAIS	14
REFERÊNCIAS	15
.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade expor a experiência do Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Fundamental, que devido a situação de saúde pública em que o planeta se encontra, não foi realizado em uma escola, pelo contrário, foi praticado um modelo adaptado, desenvolvido pela Univerdade Unopar, com propósito de avaliar os alunos. O estágio de Pedagogia é uma exigência da lei de diretrizes e base da educação nacional (n° 9394/96). É necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o futuro pedagogo irá atuar, sendo o estágio, a oportunidade de reunir a teoria e prática. Visando o fortalecimento desta relação entre a teoria e a prática, fundamentado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, constituindo-se assim, um importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social em sua área de atuação. 
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A obra “Gamificação na Educação: considerações sobre o uso pedagógico de estratégias de games”, basicamente, compreende utilizar fundamentos de jogos em atividades que estão fora do contexto de jogo. o autor McGonigal defende, com otimismo, a possibilidade de jogos tornarem o mundo melhor, pois entende que a transposição de atividades cotidianas para o ambiente de jogos pode promover o engajamento das pessoas.
Nessa perspectiva, a gamificação pode exercer um papel importante em diversas áreas. Em termos educacionais, o uso de uma proposta que inclui problemas e desafios em uma perspectiva de jogos e, dessa forma, tende a promover entretenimento, engajamento, motivação, entre outros aspectos, pode ser interessante em uma sociedade na qual muitos jovens estão envolvidos com jogos digitais. Essa visão é ratificada por Sheldon que, baseado em experiências positivas comoprofessor2, considera que a introdução de estratégias de jogos em um ambiente de aprendizagem pode trazer contribuições. 
Afirma-se também que os jogos impulsionam o jogador a avaliar as situações a serem enfrentadas, a tomar decisões, a calcular objetivos de longo e curto prazo e a gerenciar recursos disponíveis. No entanto, é preciso destacar que nem todas as pessoas necessitam de recompensas, notas e avaliações para ficarem motivadas. As diferentes formas de motivação são conhecidas como extrínseca e intrínseca. A intrínseca é o tipo de motivação mais interessante e imutável, pois é uma tendência inerente à natureza humana, podendo sustentar paixões, criatividade e esforços de forma positiva. Já a extrínseca ocorre quando um fator externo promove o incentivo para execução de determinada tarefa, provocando um comportamento intencional que busca alcançar bons resultados por meio de premiações e recompensas.
Contudo ,a gamificação não se resume em inserir elementos de jogo, como distribuição de recompensas e medalhas para um determinado produto, pois exige uma abordagem aprofundada para decidir quais elementos serão incorporados e a conformidade deles com contexto do objetivo proposto pelo projeto .
As necessidades dos jovens contemporâneos não são as mesmas das gerações anteriores, o que gera consequências consideráveis para o processo de ensino e aprendizagem. Como afirma McGonigal , em paralelo à trajetória de aprendizado escolar dos jovens, está o interesse em aprender o que é necessário pra ser um bom jogador. Tem-se uma geração inteira de jovens jogadores com mais disposição para passar horas jogando do que sentados nas salas de aulas.
De maneira geral, a gamificação dos métodos educacionais demanda que professores transformem sua forma de refletir e de dar aula, afim de que os educandos adotem os papéis sugeridos por Prensky (2010), dentre os quais os de pesquisador, de pensador e gerador de significados, que constrói suas próprias aprendizagens refletindo sobre o mundo ao seu redor. 
Em particular, na educação, a gamificação pode determinar o estudo e promover o desenvolvimento cognitivo do estudante. No cenário de aprendizagem, essa proposta admite uma participação mais ativa e prática dos alunos. Porém, para obter seus potenciais benefícios é necessário planejar os objetivos educacionais, discutir as estratégias a serem utilizadas para aplicação dos conceitos e mecânicas dos jogos, além de avaliar experiências já promovidas, como as citadas no decorrer deste texto. Desta forma, é possível reduzir o risco do aluno se interessar apenas extrinsecamente pela abordagem, visando apenas recompensas, diversão e entretenimento.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
Esse documento é o guia que serve com o um grande espelho onde são refletidos os ideais e posicionamentos das escolas que estão em busca de aprimoramento constante para entregar um ensino de qualidade aos seus alunos, considerado o resultado de uma decisão coletiva, tal qual motiva a instituição de ensino a criar sua identidade própria conquistando assim sua autonomia.  O PPP deve dialogar com os acontecimentos diários da escola e suas informações e propostas devem ajudar os professores e gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todo s os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir de sse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
De acordo com o material disponibilizado, as Aprendizagens Essenciais da Base Nacional Comum Curricular- BNCC estão expressas em dez com potências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos. As 10 competências se inter-relacionam e perpassam todos os componentes curriculares ao longo da educação básica, sobrepondo -se e interligando - se n a construção de conhecimentos e habilidades na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida. ... Para que a comunidade se aproprie da BNCC, o gestor escolar deve fazer reuniões pedagógicas com os professores, conversar com alunos e seus responsáveis, envolvendo-os também nas mudanças As competências gerais da Educação Básica envolvem: as várias mobilizações de conhecimentos que são sempre realizadas levando em consideração os princípios éticos, estéticos e políticos, e objetivam a formação humana em suasmúltiplas dimensões.
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?
A escola apresenta o processo de avaliação, objetivando uma avaliação contínua. O aluno será constantemente acompanhado, orientado , mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo, observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada docente, refletindo sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do (a) educando .
2 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Como podemos entender o tema transversalidade?
 A Transversalidade é um fundamento que estimula organizações remodeladas da atividade pedagógica compreendendo inúmeros saberes e superando uma ideia fragmentada, sentido a um ponto de vista metódico. 
Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
Os TCTS nas escolas visam o aperfeiçoamento do aprendizado. Ao analisar o que é estudado na sala de aula junto com os temas contemporâneos, acredita-se ampliar o entusiasmo dos educandos no decorrer do desenvolvimento e avivar a influência e importância que essas temáticas possuem no crescimento como sujeito. 
Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados seu curso de graduação?
Os TCTs listados são:
- Meio ambiente (educação ambiental, educação para consumo);
-Economia (trabalho, educação financeira, educação fiscal);- Saúde (saúde, educação alimentar e nutricional);
-Cidadania e civismo (vida familiar e social, educação para o trânsito, educação emdireitos humanos, direitos das crianças e do adolescente, processo deenvelhecimento, respeito e valorização do idoso)
-Multiculturalismo (diversidade cultural, educação para valorização domulticulturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras);
-Ciência e tecnologia (ciência e tecnologia).
O guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs,baseado em quatro pilares. 
Quais são estes pilares? Comente suaperspectiva sobre essa metodologia.Os quatro pilares são:- Problematização da realidade e das situações de aprendizagem; Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica;- Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas;.
15
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?
· Elaboração de um novo currículo. 
· Adequação do Projeto Político Pedagógico (PPP) 
· Integração de características regionais no currículo
· Formação continuada
· Definição do material didático
· Construção de um currículo contextualizado
· Incorporação da tecnologia no ensino
· Formação integral do aluno.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. 
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é considerado como o elemento de maior importância do sistema educacional, no sentido de atuar como uma base para o desenvolvimento de práticas pedagógicas.
Diante disso, é função dos educadores compreender as minúcias presentes no PPP, para que a Proposta Curricular seja direcionada, resultando em uma aprendizagem mais significativa aos alunos, de uma forma geral.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
	Quando a direção desenvolve afinidade com a coordenação pedagógica o desenvolvimento e o entrosamento de toda a equipe da escola fluem com mais facilidade. Assim, é possível alinhar todas as atividades com os professores e funcionários. Se há sintonia não há ruídos para atrapalhar. Entre suas diversas responsabilidades diárias, está o contato com coordenadores e professores para extração de dados acadêmicos, observação do desempenho escolar dos alunos, elaboração de relatórios entre outras atribuições.
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
1. Como podemos entender o tema transversalidade? 
A transversalidade é um fundamento que estimula organizações remodeladas da atividade pedagógica, compreendendo inúmeros saberes e superando uma ideia fragmentada, sentido a um ponto de vista metódico. 
2. Qual a importância de se trabalhar com os tcts na escola?
Os TCTS nas escolas visam o aperfeiçoamento do aprendizado. Ao analisar o que é estudado na sala de aula junto com os temas contemporâneos, acredita-se ampliar o entusiasmo dos educandos no decorrer do desenvolvimento e avivar a influência e importância que essas temáticas possuem no crescimento como sujeito. 
3. Dos TCTS listados, quais podem ser trabalhados seu curso de graduação?
Os TCTS listados são:
- Meio ambiente (educação ambiental, educação para consumo);- economia (trabalho, educação financeira, educação fiscal);
- Saúde (saúde, educação alimentar e nutricional);
- Cidadania e civismo (vida familiar e social, educação para o trânsito, educação em direitos humanos, direitos das crianças e do adolescente, processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso);
- Multiculturalismo (diversidade cultural, educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras);
-Ciência e tecnologia (ciência e tecnologia).
 4. O guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTS, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. 
Os quatro pilares são:
- problematização da realidade e das situações de aprendizagem;
- superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica;
- integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas;
- promoção de um processo educativo continuado e conhecimento como uma construção coletiva. a concepção sobre essa metodologia é favorecer e estimular a realização de estratégias que relacionem os diversos componentes curriculares e os TCTS. De maneira que o aluno ressignifique a pesquisa procedente desses diferentes saberes disciplinares e transversais, integrando-os a um contexto social amplo, identificando-os como conhecimentos próprios.
4 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Estudando sobre a situação-problema da escola, a solução seria o método da aula “gamificada” assim auxiliando com a transformação da realidade exposta pela pedagoga e a escola, para combater a evasão escolar e da mesma maneira incorporar o uso dos aparelhos tecnológicos em sala de aula remota. Com isso os estudantes precisarão produzir para o bimestre no qual o projeto foi desenvolvido e: representação e localização no planeta Terra, os continentes, os oceanos e também diferentes formas de representar a Terra: explorando mapas físicos, políticos e o globo terrestre. O que fizemos foi somente incrementar essa exploração utilizando o Minecraft.
Na sequência didática os estudantes fizeram uma pesquisa sobre o continente americano e escolheram um paíspara construir uma casa com materiais, objetos e outros itens que são comuns naquele país., aumentando o interesse na geografia e ciências e o estímulo à memória. O ponto fundamental do trabalho será envolvendo as disciplinas de ciências e geografia, tendo como auxílio o uso livro didático e os celulares para meio de pesquisa e organização do jogo mas todo o progresso será observado p ela professora vigente, assim não desviando o foco(principalmente com relação aos celulares). Os alunos terão de compreender a finalidade e regras para planejarem juntos os movimentos de todo procedimento da produção do esquema no jogo e assim desempenhar a tarefa proposta, sabendo da dificuldade que será a organização dos mapas e usarem o trabalho em equipe para o sucesso da atividade.
5 Plano de aula
Plano de aula 1
Identificação:
Disciplina: história
Série: 5 ano Ensino Fundamental I
Turma: 501
Turno: Tarde
Conteúdo: 
História do Brasil. 
Objetivo: 
Construção da identidade
Metodologia:
Iniciar com o Meme: mostre que é brasileiro sem dizer que é brasileiro; 
Questionar os alunos: o que é ser brasileiro para você?
Quem faz parte do nosso país?
Quem mora nele?
Quais as características das pessoas que moram neste país?
Anotar no quadro todas as respostas dadas pelos alunos, a fim de confrontar sobre o tema, do estudo, o conhecimento prévio com os conhecimentos adquiridos durante as atividades
Recursos:
Quadro, Pilot, computador com acesso a internet
Avaliação:
 Serão avaliados a resolução das atividades, assim como a participação nas mesmas.
Plano de aula 2
Identificação:
Disciplina: matemática
Série: 5 ano Ensino Fundamental I
Turma: 501
Turno: Tarde
Conteúdo: 
Operações fundamentais com números naturaisenvolvendo a adição e subtração.
Objetivo: Aplicar e resolver as propriedades da adição e subtração;I dentificar em uma operação de subtração as suas partes: minuendo o subtraendo e a diferença
Metodologia:
Iniciar com uma vídeo expositivo, explicando no quadro as atividades propostas. Após realizar as atividades a correção será efetuada também no quadro, com a participação dos alunos. Por fim, será utilizado jogos pedagógicos (trilha matemática) que ressalta o raciocínio da adição e subtração
Recursos:
Quadro, Pilot, computador com acesso a internet, tabuleiro de trilha
Avaliação:
 Serão avaliados a resolução das atividades, assim como a participação nas mesmas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse projeto foi de suma importância para me u desenvolvimento acadêmico. Nele pude compreender a importância da escola para sociedade e o impacto que é causado com a boa formação do professor. Vale destacar que boa formação do professor não faz uma escola ser boa, é importante que a equipe administrativa e pedagógica da instituição estejam alinhadas com o planejamento. Se tratando de planejamento, pude ver a importância do PPP para as escolas, como ajuda a ter o controle de tudo que está sendo desenvolvido e os projetos futuros da instituição. Foi visto também a importância da BNCC e os pontos negativos da mesma, considerando que uma base nacional comum não deve ser levado com verdade absoluta, haja vista que cad a região tem sua particularidade cultural, ainda mais se tanto de um país com dimensões continentais como o Brasil. 
Contudo as escolas devem seguir as normativas nos documentos doPPP e do BNCC, para seu planejamento curricular. E com seus planosde ação de forma democrática.Ao realizar o estágio supervisionado, grandes experiências me foramagregadas,são novos e essenciais conhecimentos necessários na vida do futuroprofissional. A docência exige conhecimento, então o estágio tem essafinalidade, permitir ao acadêmico o contato com a realidade a ser vividaprofissionalmente, é o alicerce e deve ser visto como uma importante fase parasua formação.Neste sentido, é possível afirmar que é durante o estágiosupervisionado que o acadêmico conecta os conhecimentos teóricos coma prática, permitindo-lhe refletir sobre a realidade que se vive e aimportância de um bom trabalho docente, e assim poder se aperfeiçoar ao longodeste período. Portanto, é de extrema importância que o futuro professor tenha esse contatoprévio com a realidade da instituição escolar, pois é a partir daí quecomeça a conhecer o funcionamento da Escola e a prática pedagógicado professor, podendo extrair os pontos negativos e positivos e tê-los comoprincípio em sua atuação profissional. 
REFERÊNCIAS
www.editorapositivo.com.br/planosdeaula/brasil-meu-brasil-brasileiro
JARDIM, Tatiane. Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Disponível em:
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d
140f/faa7 91d070f1465258c66 8b206acc912 . Acesso em: 10 março. 2021.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Disponível em:
https://arquidiocesano.com/proposta-pedagogica/sintese-do-ppp/ . Acesso em: 11
jun. 2020. 
TEXTO COMPLEMENTAR DE ESTÁGIO/LICENCIATURAS. Metodologias
Ativas .
Disponível em:
https://www.dropbox.com/sh/znekgkqecoevhi8/AAA_sXlISGa7wrAGUGuIUvgJa?
dl=0&preview=Metodologias+Ativas.pdf. Acesso em: 11 março. 2021.
18

Continue navegando