Buscar

A Tecnologia não é algo novo na sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- A Tecnologia não é algo novo na sociedade. Desde sua existência, o homem cria e produz tecnologias para atender suas necessidades. Temos que reconhecer o avanço tecnológico que vem tendo nos últimos anos. O século XX foi marcado por evoluções tecnológicas, em especial das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Mudanças essas que são impulsionadas pelas inovações tecnológicas, em especial as digitais. A sociedade de hoje é uma sociedade digitalizada e globalizada, na qual a informações são transmitidas rapidamente, quase na mesma velocidade em que são produzidas. Na atualidade estamos vivenciando integração da tecnologia de informação e comunicação na escola e de como ela vem a favorecer a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos. Os meios tecnológicos nos dão a possibilidade de construir conhecimento através da escrita, reescrita, troca de ideias e experiências. O computador se tornou um grande aliado na busca do conhecimento, pois se trata de uma ferramenta que auxilia na resolução de problemas. As tecnologias por sua vez mudam o acesso aos saberes e permitem construir novos modelos, novas formas de agir no mundo. Mas a incorporação da TIC às atividades em sala de aula não garante a transformação da educação, se não forem bem utilizadas, ou seja, o docente deve atuar como guia do trabalho de classe, que sustente, oriente e ofereça os auxílios adequados. Nenhuma tecnologia substituirá o professor ou os livros, porém as TICs devem provocar a assimilação e percepção elevando a capacidade de retenção de conhecimento dos alunos. Acredito que pode haver mudança melhorando as condições estruturais das escolas, investir na formação continuada do professor, isto é, criar cursos para educadores ao longo da carreira que os ensinem sobre as inovações e como utilizá-las. Outro aspecto é equipar as escolas trazendo a orientação pedagógica de como integrar os computadores e a internet para melhorar e aprofundar o ensino dos conteúdos.
 No contexto atual o professor precisa:
 • ter domínio do conteúdo de sua área;
 • entender os processos de aprendizagem dos alunos; 
• saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo; conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
 É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. 
Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Na era da informação, onde as tecnologias sofrem alterações constantemente
e a cada instante surgem novidades em hardware e software, a escola não poderá se
mostrar indiferente a tudo isto. 
2- A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se indispensáveis no
quotidiano do século XXI. A tecnologia está presente no nosso dia -a- dia e somos constantemente inundados pela informação. A escola tem um papel fundamental para
a formação de indivíduos e de criar possibilidades capazes de selecionar a melhor forma de adquirir competências para lidar com este frenético e constante fluxo de informação.
Com o ensino remoto a tecnologia no ensino tornou-se uma ferramenta precisão inadiável. Sendo assim é necessário saber como unir as novas formas de informar e aprender à idealização de aula que desejamos e ao currículo escolar. Elas promovem inovações nas formas de instruir-se, permitindo, aos estudantes, assumirem um caráter muito mais crítico e influente no processo educacional. Acredito que o grande desafio seja construir conhecimento e tornar nosso aluno protagonista de sua aprendizagem. Para isso as práticas pedagógicas precisam proporcionar ao professor-aluno a liberdade usual de espaços, a divisão de saberes, a cooperação e a valorização cultural. Quando os professores aprendem a usar a tecnologia no contexto da sua escola, da sua sala, com os alunos e de acordo com os seus objetivos, têm muito mais possibilidades de beneficiarem desta ferramenta e com ela melhorarem a qualidade dos contextos de aprendizagem em que desenvolvem a sua atividade. Dentro do contexto educacional os psicólogos, em seus diversos campos de atuação, também sofrem influências destas ferramentas em suas vidas pessoais e na prática profissional. No mundo atual á excesso de estímulos e informações. Educar hoje é um processo mais complexo porque a sociedade demanda outro tipo de competências de todos os envolvidos no ato educacional, em especial professor e alunos. As TICs devem ser utilizadas a fim de provocar mudanças nos processos educacionais, desde que sejam articuladas com propostas didáticos-pedagógicas e seu efeito transformador será resultado de tais articulações. Por isso é fundamental atualmente planejar assim poderá evidenciar qualidade na educação e o surgimento efetivo de uma nova didática. É preciso que os educadores compreendam que mais do que impactar no dia a dia, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) vão transformar a aprendizagem, reconfigurando o jeito de ensinar e de aprender.
3- O atual cenário educacional traz à tona um desafio diário no ensino. O educador nunca usou tanto a tecnologia como recursos pedagógicos como nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia. O professor precisou se reinventar diante dos novos desafiados, talvez pouco usada por alguns. Nesse contexto o uso de recursos didáticos bem arquitetados promove um importante ligação entre o educador o conhecimento e o educando, gerando estímulos motivadores resultados positivos no processo de aprendizagem dos educandos. O celular tornou-se para muitos estudantes uma ferramenta tão fundamental quanto o papel e o lápis. Junto a computadores, aplicativos, internet e radiodifusão, os smartphones fazem parte das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A adoção repentina e não planejada das TICs nas escolas vem repleta de desafios, mas pode contribuir para a superação de dificuldades e preconceitos quanto ao uso de ferramentas e mídias digitais no processo educacional. O que antes não era permitido utilizar tornou-se peça fundamental no meio educacional. Sempre tive muita curiosidade e vontade de experimentar as novas tecnologias. Acredito que esses devam ser os primeiros passos para interação entre professor e as TICs.

Outros materiais

Outros materiais