Buscar

Farm IV exercicio 1,2,3 E 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARM. IV OLEOS ESSENCIAIS TERPENOS, ESTEROIDES
EXERCÍCIO # 1
1) Os óleos voláteis contêm uma mistura de substâncias complexas e voláteis, lipofílicas, odoríferas e líquidas. Apresentam em sua composição diversas classes de substâncias, entre elas os mais encontrados são os terpenos e fenilpropanoides. No entanto, os terpenos são encontrados em maior proporção, mas a presença dos fenilpropanoides pode ser vantajosa. Por quê? 
E) Isso ocorre pelas moléculas aromáticas formadas por essa via, como aminoácidos e aldeídos aromáticos.
 2) Os terpenoides podem ser formados por duas rotas biossintéticas distintas: a primeira ocorre no citoplasma e a segunda, nos plastídeos. Considerando a biossíntese dos terpenos, como eles são classificados?
B) Os terpenoides são oriundos de unidades de isopreno, sendo classificados, principalmente, em monoterpenos e sesquiterpenos. 
3) As plantas contendo óleos voláteis apresentam estruturas morfológicas específicas, responsáveis pela sua secreção e estocagem. Esses óleos são geralmente estocados em órgãos distintos, dependendo da espécie. No entanto, em uma mesma espécie é possível não obter a mesma composição química ou teor dos compostos presentes no óleo essencial. Por que isso ocorre? 
 B) Isso ocorre devido à escala de distribuição de óleo essencial nas plantas, que pode ser alterada sob variações de temperaturas, condições climáticas, além de época do ano. 
4) Os óleos essenciais são comumente obtidos por hidrodestilação; no entanto, pode-se empregar ainda a extração com solventes orgânicos. Na técnica de hidrodestilação pode ocorrer hidrólise de alguns compostos. Dessa forma, por que o método com solventes orgânicos não é amplamente empregado? 
B) A extração com solventes orgânicos a frio pode levar à extração de óleos fixos também, dificultando o isolamento dos óleos essenciais; entretanto, pode-se evitar a hidrólise de ésteres, rearranjos, isomerações, racemizações e oxidações oriundas de altas temperaturas.
5) Uma das atividades mais comuns dos óleos essenciais é a ação antimicrobiana. Quando adicionados em preparações farmacêuticas, como cremes, loções e géis, os óleos podem atuar como conservantes naturais. No entanto, o mesmo efeito pode não ser observado se adicionado do extrato da planta. Por que isso ocorre?
 A) Isso ocorre porque a concentração do óleo na planta é variável, e para se obter a dose farmacológica, pode ser necessária uma quantidade maior de matéria-prima, sendo que ainda pode haver sinergismo e antagonismo da atividade esperada. 
EXERCICIO #2 TANINOS
 1) Os elagitaninos pertencem ao grupo de taninos hidrolisáveis, da classe de polifenóis oriundos do metabolismo secundário de espécies como dicotiledôneas e angiospermas. Os taninos condensados estão presentes em várias espécies vegetais; no entanto, os elagitaninos e os taninos condensados não se acumulam em altas concentrações no mesmo tecido celular. Por que isso ocorre?
B) Os elagitaninos são oriundos da rota do ácido gálico e são produzidos em células de tecido em desenvolvimento. Os taninos condensados são oriundos da via dos fenilpropanoides e são produzidos em maior concentração quando o fruto está desenvolvido.
 2) Os taninos são metabólitos secundários das plantas, reconhecidos pelo potencial adstringente e, ecologicamente, pela capacidade de proteger vegetais ou frutos imaturos, contra predadores. Como ocorre esse mecanismo de proteção? 
 E) Ocorre em plantas em estádios de desenvolvimento, onde a presença desses compostos leva à precipitação de proteínas nas papilas gustativas de predadores. 
3) Os taninos podem ser quantificados por diversos tipos de ensaios, seja por precipitação de metais ou proteínas e, ainda, por métodos colorimétricos. Qual é o método mais adequado para quantificar os taninos em produtos naturais?
 C) Não há um método adequado para determinação do teor de taninos, por isso recomenda-se o emprego de mais de uma metodologia.
4) Os polifenóis, entre eles os taninos, apresentam atividade antioxidante conhecida. No entanto, apesar dos efeitos benéficos ao organismo, os taninos são indesejáveis na alimentação em situações específicas. Por que?
 B) Porque os taninos podem reduzir a digestibilidade de proteínas, por meio de ligações de hidrogênio e ligações hidrofóbicas com as proteínas. 
5) Os taninos são polifenóis com características adstringentes, indesejáveis na nutrição devido à sua capacidade de precipitação de moléculas. Tendo em vista essa propriedade, como os taninos podem auxiliar na recuperação de um tecido lesionado? 
 D) Eles contribuem para a recuperação de tecidos lesionados, formando uma camada protetora, a partir do complexo tanino-proteína e tanino polissacarídeos.
INTRODUÇÃO A FARMACOGNOSIA # 3
EXERCÍCIOS 
1) Considerando que um fitofármaco é utilizado como ativo em medicamentos com propriedade profilática, paliativa ou curativa, assinale a alternativa correta quanto à origem do fitofármaco.
A) Substância isolada. 
2) Quanto à característica funcional dos fitofármacos, assinale a alternativa correta.
 
 C) Os fitofármacos podem ser considerados marcadores fitoquímicos e marcadores farmacológicos. 
3) A etnobotânica é um dos vários ramos da ciência que entra no escopo da farmacognosia. Em relação ao conceito básico de etnobotânica, assinale a alternativa correta.
 D) Ciência que estuda cientificamente as relações que existem entre os povos e as plantas. 
4) Uma racionalidade médica (ou sistema médico complexo) é um conjunto integrado e estruturado de práticas de saúde e saberes composto de seis dimensões interligadas: uma morfologia humana (anatomia), uma dinâmica vital (fisiologia), um sistema de diagnose, um sistema terapêutico, uma doutrina médica (explicativa do que é a doença ou adoecimento, sua origem ou causa, sua evolução ou cura) e uma cosmologia (que integra o homem e natureza numa perspectiva de macro e microuniversos, e que postula a integralidade do sujeito humano como constituída de dimensões psicobiológica, social e espiritual). Considerando que todas as racionalidades médicas podem empregar produtos de origem vegetal, marque a alternativa correta que indique exemplos de racionalidades médicas.
 A) Medicina tradicional chinesa, unani, medicina ayurvédica, homeopatia. 
. 5) Considerando que se consumam produtos de origem vegetal, qual é a etapa fundamental que comprometeria todo o processo de estudo farmacognóstico de uma planta?
. E) Identificação botânica
FLAVONOIDES # 4
1) Os flavonoides são utilizados como marcadores taxonômicos em vegetais e como marcadores analíticos no controle de qualidade. A que se deve essa aplicação?
 . B) Os flavonoides são amplamente utilizados pela sua especificidade em algumas espécies, pela sua facilidade de identificação e pela sua estabilidade. 
2) Os flavonoides encontrados em vegetais podem apresentar concentrações diferentes em plantas da mesma espécie. Por que isso acontece?
 A) Ocorre devido à influência climática e do solo. 
3) As antocianinas são frequentemente empregadas como corantes naturais na indústria alimentícia. Isso ocorre devido à sua propriedade corante, que forma cores variadas, como laranja, rosa, vermelho e azul. No entanto, algumas dificuldades na sua aplicação são apresentadas. Por quê?
. D) As antocianinas são instáveis em alterações de pH, além de apresentarem sensibilidade à luz. 
4) Os flavonoides são encontrados nos vacúolos das plantas; dessa forma, podem ser identificados por meio de ensaios cromáticos no material vegetal, como a histoquímica. Qual a maior dificuldade encontrada nesse teste?
 D) A maior dificuldade encontrada nesse teste é a presença de outras substâncias que podem interferir na reação química. 
5) A atividade farmacológica dos flavonoides é comprovada por alguns estudos; entretanto, no desenvolvimento de um fármaco, alguns parâmetros devem ser levados em consideração. Entre eles, quais se destacam?
 E) A farmacocinética, o mecanismo de ação e a toxicidade dos flavonoides devem ser estabelecidos para o desenvolvimento de novos fármacos.

Continue navegando