Buscar

PORTFOLIO DE PRATICA CURRICULO


Prévia do material em texto

Projeto de Prática
Diretrizes Curriculares Nacionais: orientação, organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas das redes de ensino brasileiras.
	DIRETRIZ CURRICULAR 
ÍTENS ANALISADOS
	Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
	Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
	Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
	Objetivo das diretrizes
	Nortear e definir o desenvolvimento da capacidade de aprender, domínio da leitura, escrita e do cálculo. Compreensão do ambiente natural e social, política, artes e tecnologia; valores fundamentais da sociedade e a construção de uma visão crítica de mundo através do conhecimento e habilidades; formação de valores e atitudes, fortalecendo vínculos com a família e laços de solidariedade humana e tolerância para uma vida social plena. 
	Nortear a construção e definição de estratégias para que o conhecimento seja obtido de forma adequada a cada aluno em suas especificidades. Definir o compromisso com a formação e acesso à cultura, trazendo o desenvolvimento da autonomia intelectual do mesmo.
	Orientar a organização nas atividades do dia a dia das escolas de Educação Infantil, definindo seus campos de conhecimento e desenvolvimento, faixa etária e divisão de sua estrutura escolar e suas formas de avaliação, assim como seus direitos e deveres tanto da instituição de ensino, quanto da família e do Estado.
	Elementos que devem ser contemplados nos currículos
	O currículo é constituído pelas experiências escolares (valores, atitudes, sensibilidade, orientações, normas de conduta, festas escolares...) que estão em torno do conhecimento, em conjunto com as relações sociais, visando a articulação de vivências e saberes dos alunos, seus conhecimentos prévios, acumulados, o que irá ajudar na construção de sua identidade, tendo como base os componentes curriculares.
	A construção do currículo se norteia pelos objetivos de instruir os alunos de forma a se tornarem ativos, críticos, democráticos, voltado para uma formação na qual os alunos aprendam permanentemente, refletindo de modo crítico e com responsabilidade.
	Articular as experiências e saberes da criança, para promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, com práticas que girem em torno do conhecimento e relações sociais nos espaços institucionais, o que afeta e constrói a identidade da criança. A criança deve ser o centro do planejamento. Interações e brincadeiras são eixos norteadores, além de experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo.
	Há a proposta de articulação entre a base nacional comum e a parte diversificada do currículo? Como isto é proposto na Diretriz? Justificar sua resposta
	Sim, as diretrizes trazem que os conteúdos curriculares que compõem esta parte diversificada do currículo devem ser definidos pelo sistema de ensino de forma contextualizada e de acordo com a realidade escolar, complementando e enriquecendo o mesmo. São denominados os componentes curriculares: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso (facultativo).
	Não há exatamente um plano traçado para a modalidade EJA, mas há uma ideia generalizada, onde seus componentes seguem os mesmos do Ensino Fundamental, tendo sempre em vista a adequação de acordo com a comunidade escolar e a realidade dos alunos onde a instituição de ensino está inserida.
	Na Educação Infantil também há essa articulação, pois os parâmetros para a construção do currículo devem ter a BNCC como base e conter essa parte diversificada do currículo. Nesse caso, ela é proposta pelo conhecimento e interesse das crianças, assim como pelas suas experiências e vivencias dentro de sala e principalmente levando em consideração sua vivencia em família. 
	Como a avaliação está proposta?
	O aluno é avaliado em caráter processual, formativo, participativo, contínuo, cumulativo e diagnóstico, utilizando-se de vários instrumentos para esse fim, como a observação, registros descritivos, reflexivos, trabalhos individuais e em grupo, portfólios, exercícios, provas e questionários, por exemplo.
	A avaliação também segue o mesmo sistema de avaliação para o Ensino Fundamental regular, através da observação, relatórios, provas, testes, trabalhos, entre outros.
	A avaliação se dá pela observação sistemática dos comportamentos de cada criança, das brincadeiras e inteirações delas no dia a dia, através de registros, sejam eles relatórios, fotos, desenhos elaborados pelo aluno, entre outras formas. Cabe ao professor propor atividades de forma organizada e adequada para que alcance os diversos propósitos do plano de aprendizagem.
	As diretrizes escolhidas têm pontos semelhantes em diversos pontos, sendo uma complementar a outra. Elas foram escolhidas pela preferência de atuação, assim como também por serem modalidades de ensino base.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2020.
CARTELLI, ROBERTO JR. Lugar da EJA na BNCC - O NÃO LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BNCC. Disponível em: https://profemarli.com/lugar-da-eja-na-bncc. Acesso em: 11 de junho de 2020.
Diretrizes para a Educação Básica – MEC – Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica. Acesso em 11 de junho de 2020.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 11 de junho de 2020.
Planeta Educação - Diretrizes curriculares nacionais para EJA e a BNCC. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/jovens-e-adultos/a/160/diretrizes-curriculares-nacionais-para-eja-e-a-bncc. Acesso em: 11 de junho de 2020.
PEPE, ALDA. BNCC - Parte Diversificada. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/BNCC_parte_diversificada.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2020.
Todos pela Educação - O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES? – Disponível: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares-/. Acesso em: 11 de junho de 2020.