Buscar

Prova p2 Engenharia de Transporte-uniesp fap

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FATEP 
	CURSO: ENGENHARIA CIVIL
	SEMESTRE: 
	 BIM.: 2
	
	DISCIPLINA: Engenharia de Transporte
	DATA: / /
	
	PROFESSOR: 
	NOTA:
	
	ALUNO(A): 
	RA: 
	
	INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO:
- Somente serão aceitas respostas embasadas em conhecimentos, e aplicações técnicas discutidas dentro de sala de aula, ou, com embasamento técnico comprovado, através de NBR, artigos científicos ou trabalhos acadêmicos, como, dissertações ou teses.
- Não poderão ser usados celulares tabletes ou quais quer outros tipos de aparelhos digitais, nem caderno, ou quaisquer tipos de consulta. 
- Será permitido o uso das Tabelas fornecido pela professora.
- O aluno devera estar somente com Lápis, borracha e caneta de cor preta ou azul.
Todas as respostas em caneta com tinta de cor azul ou preta, e em letra ou traços legíveis, inclusive croquis e desenhos esquemáticos, caso haja. Respostas a lápis não serão aceitas.
- RESPONDER O MAIS CLARAMENTE POSSIVEL, SEM ESTENDER OU TENTAR FRAUDAR “ENGRUPIR” A RESPOSTA. Respostas longas ou “DE DIFICIL COMPREENSÃO” devido a caligrafia, e ou desconectas serão desconsideradas.
1) Bus Rapid Transite ( BRT) quais as suas principais características?
Corredores dedicados para a circulação do transporte coletivo;
Embarque e desenvolvimento no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido;
Sistema de pré-pagamento de tarifa;
Veículos de altas capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
Transferência entre rotas sem incidência de custo;
Integração com outros modais de transporte;
Centro de controle operacional;
Priorização semafórica;
Informação em tempo real ao usuário;
Acessibilidade universal.
2) Sobre Sistemas de transporte integrado, defina:
a) Linhas Alimentadoras.
Pode ser operada por ônibus do tipo convencional ou de menor porte. São utilizadas para alimentação de grande capacidade de transporte como o metro, trens urbanos, linhas que operam em pistas exclusiva, etc.
b) Linhas Trocais.
Prestam o serviço de transporte entre os terminais e os principais polos de atração ou produção de viagens ou entre dois ou mais terminais de integração. Geralmente as linhas troncais se utilizam do sistema viário principal e transportam volume alto de passageiros, prioritariamente em pistas ou faixas exclusivas. 
c) Veículos Leve sobre trilhos VLT
Pequeno trem urbano, em geral movido a eletricidade. Em função do seu tamanho, permite que sua estrutura de trilhos seja implantada no meio urbano. Considerado como uma espécie de “bonde” moderno, pode ser uma boa alternativa de transportes em cidades em médio porte.
d) Monotrilho
O sistema Monotrilho opera em uma ferrovia construída por um único trilho. Os veículos geralmente são movidos por energia elétrica e tem normalmente pneus que rolam por cima e pelos lados do trilho, visando mobilizar e estabilizar o trem.
e) Maglev
A tecnologia maglev (magnetic levitation) utilizar a força eletromagnética para suspender e propulsionar um comboio através de forças atrativas e repulsivas, que proporcionam total ausência de atrito entre a linha e o veículo. Essas forças atrativas e repulsivas, combinadas com que eles atinjam grandes velocidades com um menor consumo de energia. 
f) Aeromóvel
Tecnologia desenvolvida por Oskar Coester. Consiste em propulsão de um veículo por ar comprimido, gerado por motores elétricos que injetam esse ar dentro de um duto localizado sobre a base dos veículos.
3) Em relação há noções de planejamento de transporte - noções e procedimentos preliminares explicar: 
a) Definição da área de estudo
E a área de abrangência do Plano de Transportes;
Tal área deve conter:
- Os deslocamento preliminares da região, em todas as suas extensões;
- Áreas que poderão ser desenvolvidas ou ocupadas no futuro (horizonte do planejamento). 
b) Cordon line
São linhas de contorno que definem os limites da Área de estudo.
c) Screen line
São linhas que cortam a área de estudo, com poucos pontos de interseção com ruas ou rodovias, podendo ser, por exemplo, uma via expressa, uma ferrovia, um rio ou obstáculo natural. 
d) Zoneamento: interno e externo
Interno: para possibilitar a análise dos movimentos internos a área de estudo, faz-se uma subdivisão da mesma em zonas de trafego internas. 
Externo: para permitir a análise de movimentos que envolvem regiões vizinhas a áreas de estudo, definem-se as zonas de tráfegos externos.
e) Centroide
E o ponto que representa a zona de trafego. E como se todos os dados pesquisados e analisados para zona estivessem concentrados nesse ponto. Pode ser o centro geográfico da zona ou ponto onde se concentram a maioria das atividades da mesma. Exemplo: num setor predominante residencial, esse ponto pode situar-se no lugar de maior densidade demográfica; num setor comercial, nas proximidades de centro comercial.
f) Arco 
Real: segmento viário homogêneo (trefego, tipo e condições da superfície de rolamento) que compõe a rede.
Fictício: artificio utilizado para ligar centroides a rede, representar pontos de transbordo, atender restrição impostas por determinados algoritmos, etc.
g) Nó 
Ponto inicial e final de um arco. Normalmente representa uma intersecção viária.
h) Rede Viária 
Representa um conjunto de vias que permitem a circulação de pessoas e bens dentro da área de estudo. Em uma rede codificada, cada elemento tem sua própria representação. Para cada arco na rede deve-se determinar: capacidade; extensão; tipo e condição da superfície de rolamento; custo operacional dos veículos.
4) Coordenação das modalidades de transportes – quais os principais fatores que influenciam na escolha do meio de transporte?
Flexibilidade; tempo de viagem; custo; confiabilidade; conforto; segurança.
5) Quais são os equipamentos uteis na coordenação de transportes.
Cofres de cargas (contêineres). 
6) Classificação dos terminais de carga - conforme a tipologia como podem ser classificados?
Por serviços logísticos; por modalidade de transporte; utilização; finalidade; níveis de informatização; níveis de serviço; plataformas terrestres. 
7) No processo de coordenação de transporte, surgem diversos tipos de operações de transporte, quais são elas? Explique cada operação.
Transferência: deslocamento de longa distância de um lote de carga em veículo, onde a carga e embarcada em um terminal A em uma cidade e desembarcada em um terminal B em outra cidade.
Munk Run: consiste em operação de transporte onde a empresa vai buscar seus insumos nos fornecedores. Para isso marca-se o dia, o horário, os insumos desejados e as quantidades. Programa-se uma sequência de retiradas junto aos fornecedores.
Piggy Bakc: trata-se de uma operação onde o transporte de um veículo e feito por outro. Como exemplo, pode-se citar o transporte de uma carreta em cima de um vagão ferroviário, ou sobre uma chata ou ferry boat. 
Carga fracionada: e aquela que não alcança a lotação total do veículo, e por essa razão, e consolidada com outras cargas que possuem a mesma característica. 
Carga completa ou carga cheia: e aquela cujo volume alcança a lotação completa do veículo.

Continue navegando