Buscar

Avaliação II REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Representação descritiva II - Catalogação
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
Desde a criação e expansão da imprensa de Gutenberg e sua importante contribuição para a evolução da produção bibliográfica, passando pelas transformações oriundas da globalização, inerentes ao escopo da sociedade da informação na era da Tecnologia de Informação e do Conhecimento, as TICs, bem como com o advento da internet, os esforços para se desenvolver formas de representar e disseminar a informação sempre estiveram presentes na sociedade por meio da atuação da comunidade de estudiosos e profissionais da área da Biblioteconomia. Nesse sentido, disserte sobre esforços para se desenvolver formas de representar e disseminar a informação.
	Resposta Esperada:
*Esses esforços foram difundidos mundialmente no final da década de 1960 e início da década de 1970, *quando se evidenciaram avanços significativos em direção à universalização de padrões e regras para potencializar e efetivar as iniciativas para o Controle Bibliográfico Universal e a catalogação cooperativa, *bem como melhorar as práticas para a representação da informação e ampliar a disseminação da informação.
	2.
	Em 1960, quando a Biblioteca do Congresso começou a automatizar as suas fichas catalográficas com a utilização de computadores, o fluxo informacional já estava em meio a um panorama um pouco mais complexo, apesar de ainda não estar sendo conduzido pelas transformações conhecidas atualmente, advindas da utilização da rede de internet. Nesse sentido, disserte sobre o movimento assumido pela Biblioteca do Congresso de elaborar e vender suas fichas impressas.
	Resposta Esperada:
*Esse movimento resultou, de certa forma, por parte das bibliotecas que as consumiam, no aceite de uma padronização para a elaboração de fichas catalográficas, *mas não propriamente em uma padronização das regras de catalogação, *não porque todos concordassem (ou concordem) com a catalogação elaborada pela LC, mas porque as fichas vendidas, e, portanto, utilizadas pelas bibliotecas, eram rigorosamente idênticas.

Outros materiais