Buscar

Resenha Descritiva de Artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Descritiva de Artigo
Doenças cardiovasculares acometem um grande número de pessoas tanto no Brasil quanto no mundo, podendo em múltiplos casos levar ao óbito desse paciente. O Brasil está passando por uma transição demográfica onde uma grande parcela da população está envelhecendo e aliado a isso temos fatores de risco muito importantes como a hipertensão arterial e o diabetes que em muitos casos já acomentem essa população favorecem o aumento das doenças cardiovasculares.
Atualmente, em um mundo globalizado e que exige cada vez mais rapidez de todos os setores da sociedade pode-se perceber o grande impacto no aumento dessas doenças relacionando-as a alguns dos fatores de já citados. Como tudo tem que ser apresentado ou feito da melhor maneira possível em um menor tempo, vemos que muitas pessoas trocam refeições balanceadas por refeições rápidas, muitas vezes essas são de redes de fast-food. Esse comportamento que muitas vezes pode se tornar compulsivo devido a necessidade de rapidez, acarreta em uma alimentação diária com carência de vegetais e frutos. E com esse ciclo vicioso, chegamos nas dislipidemias e na obesidade. É importante citar também um fator de risco que esta intimamente relacionado com a má alimentação e a obesidade, o sedentarismo. A grande demanda dos trabalhadores (que em muitos casos pode gerar outro fator de risco, o estresse) pode promover um desgaste tão grande dessa parcela da população que essas muitas vezes preferem ficar na frente da televisão, computador ou celular em vez de praticar alguma atividade física. Aliado a tudo isso, pode-se citar também o tabagismo e o alcoolismo que entram pra essa equação como uma ''válvula de escape’’ e alivio do estresse dessa rotina caótica.
É sabido que a grande maioria dos óbitos e complicações das doenças cardiovasculares pode ser prevenida através de hábitos de vida saudáveis como: alimentação saudável, atividade física, não uso de tabaco e álcool. E essas mudanças não só atuam nas doenças do aparelho circulatório mas também na melhora saúde em geral, promovendo uma melhor qualidade e expectativa de vida.
Um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares é o aumento das concentrações de colesterol (grandes quantidades de LDL lipoproteína de baixa densidade na corrente sanguínea), um dos fatores que mais promove esse aumento são os ácidos graxos saturados.
E, para combater esse fator de risco podemos usar de sementes oleaginosas e nozes. Segundo varias pesquisas ja feitas, o hábito de consumir nozes e sementes oleaginosas prove benefícios para a saúde como controle de peso, prevenção de doenças cardiovasculares e redução das taxas de colesterol no sangue. 
Sendo a castanha-do-Brasil é uma dessas sementes oleaginosas. Em sua composição encontramos ácidos graxos insaturados e os macronutrientes (são eles: tocoferol, fitosteróis e o selênio). 
O primeiro deles atua na própria atividade antioxidante, evitando assim que ocorra a oxidação lipídica dos ácidos graxos insaturados. Já o segundo tem propriedades anti-inflamatórias e antitumorais, atuando assim na redução de absorção do colesterol no intestino delgado e reduz as taxas de colesterol auxiliando na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares por meio da melhora do perfil lipídico, reduzindo os níveis de colesterol total e LDL. E o terceiro apresenta também ação antioxidante, por promover efeitos preventivos em processos metabólicos degenerativos do organismo.
Como a castanha-do-Brasil tem em sua composição ácidos graxos insaturados, ajudam na reduzir o colesterol total e o LDL, sem alterar o HDL do paciente. 
O consumo dessa oleaginosa na dieta, segundo vários estudos acarreta na melhora do perfil lipídico, reduzindo as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e muita baixa densidade (VLDL), causadoras do aumento das taxas de colesterol. E segundo pesquisas realizadas, esse consumo também atua na proteção do LDL contra as alterações oxidativas como também reduzindo a absorção do colesterol reduzindo as taxas de LDL.
Conclusão:
Apesar das doenças cardiovasculares serem um problema de grande magnitude e que pode acarretar em inúmeros problemas para os pacientes (inclusive a própria morte), faz-se necessário a implementação de algumas práticas que promovem prevenção dos fatores de risco dessas doenças. 
O consumo nozes e oleaginosas, dentre elas a castanha-do-Brasil, promove benefícios para a saúde como redução das taxas de colesterol no sangue e controle de peso, o que acarretam na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses benefícios da castanha-do-Brasil devem-se a sua composição de ácidos graxos insaturados e os macronutrientes.
Uma alimentação saudável aliada a um consumo da castanha-do-Brasil e a prática de atividade física regularmente é uma combinação muito forte para a prevenção dos fatores de risco das doenças do aparelho circulatório.

Outros materiais