Buscar

ALYKARLA ED FISICA OK

Prévia do material em texto

5
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALYKARLA RODRIGUES DE CARVALHO SILVA
ATLETISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Possibilidades pedagógicas em ambiente escolar
NOVA CRUZ/RN
2019
ALYKARLA RODRIGUES DE CARVALHO SILVA
ATLETISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Possibilidades pedagógicas em ambiente escolar
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física.
Tutor Eletrônico: Franciele Fernanda Souza Ferreira
Tutor de Sala: Francisco
NOVA CRUZ/RN
2019
SILVA, Alykarla Rodrgues de Carvlho, ATLETISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Possibilidades pedagógicas em ambiente escolar 2019. 13 fls. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Nova Cruz/RN, 2018.
RESUMO
O presente estudo objetivou analisar as relações entre atletismo e desenvolvimento humano, a partir de uma intervenção pedagógica em ambiente escolar que será desenvolvida em uma turma 9º ano do ensino fundamental regular. O projeto discorrerá sobre, corrida marcha atlética, saltos, lançamentos e arremesso, utilizando-se o jogo como mediador do processo de ensino. Por fim buscará a percepção dos alunos em relação ao conteúdo proposto por meio da técnica de grupo focal a fim de ampliar as informações coletadas, na intenção de melhor compreender os resultados. A partir da metodologia adotada, os resultados devem convergir para as contribuições positivas do conteúdo aplicado ao desenvolvimento humano, desencadeando nos alunos competências, saberes e valores. Paralelamente aos resultados da experiência, em seus relatos, pode-se averiguar que o conteúdo aplicado foi de grande importância para a formação pessoal e social dos alunos, destacando-se que a utilização do jogo constituiu-se numa significativa e prazerosa ferramenta mediadora ao ensino da modalidade. a importância do ensino do esporte em ambiente escolar, na formação discente e suas reais contribuições ao desenvolvimento humano, inserindo-se numa perspectiva de educação do futuro de nossas crianças e jovens. Assim, concluiu-se que o atletismo, por sua importância enquanto conteúdo curricular e suas perspectivas formativas pode ser ressignificado, atribuindo sentidos e significados aos alunos envolvidos e, passível de ser introduzido nas aulas de Educação Física no ambiente escolar.
.Palavras-chave: Educação Física Escolar, Atletismo, Desenvolvimento Humano.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................05
1.1 TEMA DO PROJETO...........................................................................................06
1.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................06
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA...................................07
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO ........................................................................................07
1.5 OBJETIVOS ........................................................................................................07
2. REVISÃO DE LITERATURA ................................................................................08
3. METODOLOGIA ...................................................................................................10
4. TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA........................11
5. COSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................12
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ..........................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Este estudo traz à tona ponderações importantes acerca da prática do atletismo no âmbito escolar para alunos do ensino fundamental II, ou seja no 5º ao 9º ano. Abordar um tema atual e de relevância necessita de pesquisas que possam contribuir para que o estudo tenha dados concretos e de forma clara e efetiva contribuir para uma abordagem correta do tema proposto. O atletismo, tem como premissa envolver atividades que necessitem de algumas habilidades que são realizadas no cotidiana, mas que por alguns alunos podem ser melhor representada e por outros melhorada, sendo assim, faz-se necessário apresentar em seu contexto, a aplicabilidade do atletismo em âmbito escolar para descobrir ferramentas que possam melhorar não só o cognitivo, o físico, mas o aluno como um todo.
A principal característica do Atletismo está voltada ao desenvolvimento das habilidades motoras básicas, que são utilizadas na maioria das atividades desportivas. Essas habilidades, quando trabalhadas de forma pontual, desencadeiam uma série de fatores intrínsecos ao desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos básicos e a própria cultura desportiva do indivíduo.
O atletismo constitui-se num dos conteúdos curriculares fundamentais da Educação Física no ensino básico, podendo ser desenvolvido por meio de uma proposta lúdica e, nessa perspectiva, o eixo condutor para sua aprendizagem pode ser o jogo. “Sua importância e significado na formação e desenvolvimento da criança é discurso uníssono na teoria vigente” ( ORO, 2008, p. 10).
Sabe-se que o atletismo estado ausente dos programas de Educação Física. O descaso com esse esporte, compreendido como fundamental no desenvolvimento da corporeidade no ambiente escolar, tem implicações na formação de saberes, competências e valores de crianças e jovens.
Mesmo conceituado como esporte clássico, construído a partir da codificação das habilidades naturais do ser humano, assim classificadas: marchar, correr, saltar, lançar e arremessar, é praticamente desconhecido do universo estudantil da educação básica ( PICH,2011, p. 12).
O atletismo, enquanto manifestação da cultura corporal humana pode representar a oportunidade de colocar em prática um rico repertório lúdico da cultura infantil, com o desenvolvimento de jogos com as atividades naturais de marchar, correr, lançar e saltar, construídas e ressignificadas historicamente pelo homem. Além de tudo, com sua introdução na escola, é possível estabelecer uma proposta educativa que ouse buscar o desenvolvimento humano dos alunos, pois a educação deve ser pensada, respeitando a complexidade humana (MORIN, 2008, p. 23). 
Dessa forma, o esporte, utilizando o jogo como ferramenta mediadora do ensino, configura-se como uma importante ferramenta na promoção de saberes, competências e valores. Nesse contexto, o atletismo pode reunir todas essas possibilidades formativas.
1.1 TEMA DO PROJETO
“Atletismo e Desenvolvimento Humano: Possibilidades Pedagógicas em Ambiente Escolar” 
1.2 JUSTIFICATIVA
O atletismo é um conteúdo que pode e deve ser trabalhado no ensino básico, já que o mesmo propicia inúmeras possibilidades voltadas para a formação e desenvolvimento do educando. Isso, no entanto, no contexto da Educação Física brasileira ainda se apresenta pouco difundido. 
Pensando em possibilidades concretas do ensino do atletismo nas escolas, Souza (2014, p. 06) aponta alguns princípios que precisam ser discutidos e respeitados na ação pedagógica. Entre tais princípios, destacam-se o “conceitual” que visa à compreensão das diferenças entre atividade natural e o desporto atletismo; o “maturacional”, a compreensão de que o atletismo das crianças é diferente do atletismo do adulto, e o princípio da “ludicidade” que objetiva uma aprendizagem concreta e significativa. 
Por conseguinte, a proposta pedagógica de seu ensino nas séries finais do ensino fundamental é possível de ser desenvolvida, a partir da metodologia de ensino criada por Souza (2014, p. 08), em três dimensões de cada prova atlética, divididas em: estimulação, intermediação e técnica básica, com características lúdicas. A condução do atletismo, sob essa ótica, mostra-se crucial para estimular o sentimento prazeroso e significativo de aprender por meio do jogono processo de introdução esportiva, auxiliando na formação integral do participante.
O interesse do pesquisador pelo tema apresentado neste estudo justifica-se, em parte, pela oportunidade de ter vivenciado a modalidade em dimensões distintas, ora esporte educacional, ora de rendimento ou mesmo de recreação, acrescentando conhecimento à sua trajetória profissional e experiências significativas na sua formação como ser humano. Assim, acredita-se que as oportunidades construídas pela Universidade devem caminhar por uma linha de retorno social. Percebe-se no conduzir pedagógico que essa modalidade tem plenas condições de desencadear competências, saberes e valores aos envolvidos nesse processo. 
Tendo como referência a metodologia de ensino proposta acima, a intervenção do atletismo no estudo justifica-se na perspectiva de compreendê-lo como uma ferramenta direcionada para a promoção de desenvolvimento humano dos escolares sujeitos do estudo.
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA
9º ano do Ensino Fundamental II
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 
Urge iniciar um movimento pela sua introdução nas aulas de Educação Física, na perspectiva de socializar o mesmo em ambiente escolar , levando os alunos a se apropriarem desse conhecimento clássico da cultura humana. Na medida em que o atletismo assume esse sentido diferenciado no universo esportivo escolar, o estudo trilha na construção e desenvolvimento de uma proposta lúdica que possa estabelecer, a partir de sua prática, o desenvolvimento humano. 
A partir desse contexto, o estudo é desenhado na perspectiva de responder 
à seguinte questão central: Como o ensino do atletismo pode estimular saberes, competências e valores, contribuindo para o desenvolvimento humano de crianças e jovens no contexto do ambiente escolar?
1.5 OBJETIVOS 
OBJETIVOS.
Analisar as implicações e contribuições pedagógica com o atletismo em ambiente escolar e suas possíveis interfaces com o desenvolvimento humano.
Objetivos Específicos
· Planejar uma experiência pedagógica do atletismo em ambiente escolar; 
· Intervir pedagogicamente com o atletismo como conteúdo das aulas de Educação Física na escola; 
· Analisar as possíveis relações da intervenção com o atletismo e o desenvolvimento humano.
2. REVISÃO DE LITERATURA 
Atualmente, o atletismo é pouco difundido nas escolas, somente em épocas de jogos importantes como Olimpíadas é que se difunde de forma mais efetiva.
Ainda que esse seja o mais comum, existem outras possibilidades de conhecimento dessa modalidade que merecem ser revistas. Ou seja, para além dessa perspectiva competitiva e restrita a grandes eventos mundiais, é preciso que se explore o lado educacional do atletismo. (MATTHIESEN, 2009, p. 15).
 A prática do atletismo no âmbito escolar, deveria ser amplamente divulgado, e ter sua implementação em grande escala nas escolas de ensino fundamental no Brasil. Mas, não é isso que se encontra na realizada das escolas no país. Porém o Brasil é omisso no incentivo de qualidade às pratica do atletismo. Esse esporte utiliza habilidades físicas naturais da criança e por ser de fácil adaptação quanto ao espaço, bem como aos materiais utilizados, poderia ser amplamente viabilizado nas escolas. “Não se pode valorizar somente atividades esportivas que utilizem a bola, tem de mudar a cultura no país” (SILVA, 2010, p. 08). 
Segundo Oro (2008, p. 12): 
Com sua diversificação em uma dezena de atividades diferentes, o atletismo é a modalidade mais acessível a uma iniciação esportiva para todas as crianças e jovens brasileiros. Primeiro, porque oferece a qualquer um a chance de descobrir, pelo menos, um tipo de aptidão esportiva em que poderá garantir seu desenvolvimento futuro, como esportista praticante. Segundo, porque as destrezas atléticas são apenas movimentos naturais aperfeiçoados ou modificados, portanto, relativamente fáceis de aprender. Terceiro, porque a prática do atletismo não fica impedida pela carência geral de infraestrutura esportiva, devido á sua multiplicidade de formas e a sua versatilidade de implementação por instalações e equipamentos adaptados.
 
Como descrito acima, a prática do atletismo é benéfica e pode ser realizada na maioria dos espaços escolar em escolar públicas do ensino fundamental no país. O atletismo pode de forma espontânea traz a inclusão de alunos que tem dificuldades no processo de ensino aprendizagem ou mesmo de socialização com colegas de classe, ou mesmo crianças hiperativas, com déficit de atenção poderiam ser beneficiados com a prática do atletismo no contexto escolar (IORA, 2013, p. 16).
 Na atualidade, as crianças em idade escolar tem enfrentado dificuldade no processo de ensino aprendizagem em face a utilização em demasia de softwares que são utilizados em celulares e computadores nos lares e em locais públicos, sendo assim, tem necessitado de atividades que possam mudar esse quadro.
Dentro desse contexto o atletismo poderia viabilizar melhorias sobre essa problemática minimizando os problemas decorrentes dessa iniciação cada vez mais precoce da utilização da internet em muitas horas por dia. Fica evidente na vida escolar, dia-a-dia e no convívio familiar, que a iniciação do atletismo no âmbito escolar traz benefícios aos alunos, a instituição escolar e a família como um todo, pois minimiza riscos e traz melhorias significativas no comportamento dos aprendizes.
Ao delinear sobre o atletismo no âmbito escolar, é importante destacar que o contexto escolar é local adequado para a construção da afetividade, pois busca a interações entre indivíduos, socializando-o, contextualizando-o e inserindo-o a atividade do cotidiano em seus mais complexos graus. Sendo assim, é essencial para a construção do indivíduo como pessoa (FAGANELLO, 2008, p. 34). 
As aulas de educação física englobam uma vasta gama de atividades em relação ao aspecto corporal, ficando em maior evidencia as que são vivenciadas na pratica, sendo necessário que observe-se o aluno como um todo, ou seja, seu aspecto cognitivos, afetivos e corporais pois são inter-relacionados em todas as situações (BRASIL, 2001). 
Dentro desse contexto, é importante tecer ponderações acerca do atletismo 
no âmbito escolar e especificamente no Ensino Fundamental II. Em conformidade com as ideias de Mariano (2012, p. 27):
Pode-se considerar que o atletismo utiliza-se de alguns movimentos naturais 
do homem como marchar, correr, saltar e lançar, sendo essas habilidades de extrema importância no desenvolvimento de qualquer outra atividade esportiva. É uma modalidade que pode ser trabalhada individualmente, além de ajudar alunos que venham a ter problemas físicos, de conhecimento, de rendimento ou social. Assim começou o atletismo, chamado esporte de base, por não apresentar Contribuições da inclusão do atletismo no currículo escolar do ensino fundamental, grande dificuldade em sua prática, ser de fácil assimilação, e por utilizar as formas básicas do movimento.
A prática do esporte educacional no contexto escolar, ou seja em seu âmbito, traz para o aluno a oportunidade de conhecimentos e aquisições de novas fases de sua vida, ou seja, novos conhecimentos. Sendo assim, o atletismo tem condições de viabilizar a troca de experiências por meio do trabalho em grupo, do estimulo a novas experiências em seu cotidiano. O atletismo escolar tem condições de trazer a tona aspectos que em muitos caso não são conhecidos pelos educadores no âmbito escolar, permitindo com isso exercer uma atividade voltada para a melhoria não só da atividade física, como também do contexto em sala de aula, melhorando a interdisciplinaridade (OLIVEIRA, 2009, p. 43).
 É importante ressaltar as informações contidas nos PCNs em relação a prática da Educação Física de 6º ao 9º, pois neste período ocorre a transição entre as brincadeiras de caráter simbólico e individual para brincadeiras sociais e regradas, os jogos e as brincadeiras são privilegiadas por regras simples
Embora os PCNs não apresente de forma adequada soluções para os diversos problemas existentes no contexto escolar sobrea questão da pratica da atividade física escolar com atletismo, tem sua devida importância por apresentar um planejamento mínimo que pode de forma efetiva tecer contribuição neste aspecto.
3. METODOLOGIA 
Este trabalho tem como finalidade a realização de um estudo, cujo objetivo é compreender a influência da Educação Física desenvolvida na escola, utilizando as atividades de jogos lúdicos e recreativos, como no caso do Atletismo, pode favorecer o desenvolvimento corporal e a formação cidadã do adolescente
Na realização do projeto , será utilizada atividades lúdicas e recreativas enfocando os movimentos básicos do atletismo: correr, saltar, lançar e arremessar. E a marcha atlética que corresponde a uma das provas do atletismo que provoca grande entusiasmo nas em todas as idades. Ainda que oficialmente seja uma prova de fundo, com distâncias - para efeito de recorde mundial - sugere-se que, na aprendizagem, se inicie com atividades curtas e que explorem o andar rápido até que se atinja os movimentos específicos da marcha atlética. Além disso, a perna que avança deve estar estendida desde o primeiro contato com o solo até a posição ereta vertical, caso contrário o atleta será submetido à advertências dos árbitros, sujeito, portanto, à desclassificação	
4. TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA
	Atividade Desenvolvida
	Julho
	 Agosto
	Elaboração do projeto
	 x
	
	Apresentação do Projeto a Instituição
	 x
	
	Execução do Projeto
	
	 x
	Avaliação
	
	 x
5. COSIDERAÇÕES FINAIS
.
A partir do objetivo principal deste estudo, ou seja, de analisar o processo de ensino-aprendizagem do atletismo e suas interfaces com o desenvolvimento humano, as evidências encontradas permitem concluir que a prática pedagógica dessa modalidade em ambiente escolar possibilitou, por meio do jogo, a descoberta de uma modalidade enriquecedora para os alunos. A abertura para que outras crianças da comunidade pudessem participar, certificou a possibilidade desse esporte acontecer na escola, tornando-o reconhecido pela comunidade envolvida no processo. Trouxe também relevantes contribuições acerca do tema proposto, uma vez que a prática do atletismo traz inúmeros benefícios à saúde, bem como no processo de ensino aprendizagem, podendo ser ferramenta preponderante nesse processo.
Desse modo, para oportunizar o desenvolvimento do atletismo na escola, deve-se elaborar possibilidades de desenvolvê-lo, desmistificando o olhar primário e condicionado às marcas e resultados. A modalidade no ambiente escolar apresenta -se como um esporte multifacetado, passível de ser apreendido e possível, enquanto conteúdo dentro das aulas de Educação Física na escola. O atletismo de características individuais, neste estudo, pode ser conduzido a um sentido de maior complexidade, dentro de uma configuração coletiva sem perder as inteirezas do indivíduo.
Ao descrever de que forma o Atletismo propicia a aquisição das habilidades motoras básicas, pode-se iniciar, afirmando que o mesmo, apresenta qualidades fundamentais no desenvolvimento de qualquer criança. 
Suas possibilidades pedagógicas nas escolas são de uma intensidade incomparável, podendo ser considerado o esporte rei, por sua capacidade de testar todas as características básicas do homem em provas individuais e coletivas promovendo o desenvolvimento das habilidades essenciais e necessárias para a prática da pluralidade esportiva global.
Portanto, o Atletismo pode modificar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens, ajudando-os a superar obstáculos e a vencer na vida, ensinando noções de cidadania, solidariedade e respeito às diferenças, enfatizando que a convivência com os demais colegas gera laços de amizades e valores comportamentais, valorizando e ensinando a respeitar as regras impostas pela sociedade. 
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 2001.
FAGANELLO, F. R. Análise dos livros de atletismo como subsídio para o seu ensino no campo escolar. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências. Rio Claro SP): 2008.
IORA, J. A.; MARQUES, C. L. S. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico emancipatória e didática comunicativa. Pensar a Prática (Online). Goiânia (GO): vol. 16, p. 551, 2013.
MARIANO, C. Educação Física: o atletismo no currículo escolar. Rio de Janeiro (RJ): Wak Editora, 2012.
MATTHIESEN, Sara Quenzer - Atletismo se aprende na Escola - Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2009.
____________Fundamentos de Educação Física no Ensino Superior: Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo (SP); Brasília (DF): UNESCO, Cortez, 2007.
OLIVEIRA, M.C.M. Atletismo Escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro (RJ): Sprint, 2009.
ORO, Ubirajara. Enfoques pedagógicos da iniciação ao atletismo. In: metodologia para iniciação em escolas e clubes.1ª ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A, 2008.
PICH, S. O atletismo como objeto de ensino da Educação Física escolar: Revista Brasileira de Ciência e Esporte, v. 1, p, 2011.
SILVA, Irinaldo Soares. Perfil do Atletismo nas escolas públicas no Ensino Fundamental. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2010, Disponível em: http://www.def.unir.br/downloads/1202_perfil_do_atletismo_nas_escolas_publicas_d o_ensino_fundament.pdf. Acesso em 02 de Abril de 2018. 
SOUZA, E. R. O atletismo no Ensino Fundamental: Reflexões Teóricas e Possibilidades Pedagógicas. Florianópolis (SC): Ed. do Autor, 2014.

Continue navegando