Buscar

Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola

Prévia do material em texto

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR 
LIMA, Daiana Maciel de. RU 2048218
NERY, Drielly Ortiz Dias. RU 950700
MADEIRA, Maria Madalena Ribeiro. RU 2173477
MOREIRA, Tais Rodrigues. RU 2140827
POLO CIANORTE-PR 
UNINTER
Resumo
O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, com propósito de analisar a políticas de inclusão N°13.146 LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência) e seus reflexos no demandar a socialização de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais contextualizando a educação como modalidade de ensino. Tendo em vista que a pesquisa baseou-se em estudos de referência teórica e em um estudo de caso em uma escola de ensino regular, que proporcionou uma visão entre a teoria e a prática, podendo, portanto discutir com os profissionais de ensino dessas unidades, os desafios e direitos garantidos a esses alunos.
Assim, foi possível observar que a escola está cumprindo seu papel com os discentes, usando estratégias que possibilita a integração dos alunos de forma mais autônoma, mas existe falta de conhecimento dos profissionais em conhecer a lei e exigir os seus direitos.
Palavras-chave: Educação inclusiva.Alunos.Desafios
É possível afirmar que o sistema educacional brasileiro passou por grandes transformações nos últimos anos, e têm conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a harmonia e aprendizagem de todos os alunos. Nesse artigo será abordada a experiência da visita em uma instituição de ensino regular, em que foi aprofundado sobre o dia a dia do aluno portador de necessidades especiais no ambiente de ensino regular, além de retratar uma breve entrevista feita com a professora de educação especial que trabalha na escola. Na instituição de ensino foram analisados alunos autistas, sua aprendizagem e desafios enfrentados para estes na busca por uma educação de qualidade, que aqui será relatado. O Objetivo da pesquisa foi buscar informações sobre como está sendo aplicada a lei N° 13.146 LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), em que deve ser assegurada a estes alunos uma educação inclusiva de qualidade em todos os níveis de aprendizagem. 
Como primeira constatação, observa-se que preocupações relacionadas aos desafios para educação inclusiva não só existe como vêm crescendo a cada dia. Por conta disso é preciso buscar as causas dessa questão entre as quais emerge como a mais recorrente a falta de suporte que está presente na maioria das escolas regulares, em que não estão preparadas para ensinar os alunos com deficiência devido a falta de infraestrutura e conhecimento desses educadores ao conhecer a lei e exigir os seus direitos, tendo em vista que mesmo o aluno estando frequentando uma escola de ensino regular na maioria das vezes ele também precisará frequentar escola regular para ter um atendimento educacional especializado como o “afamado” AEE (Atendimento Educacional Especializado), onde pode acontecer fora do âmbito escolar. No artigo 28 da constituição parágrafo ll e lll dizem:
 II - Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena; 
 III-projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia;
 Na escola onde foi feita uma breve observação, foi acompanhado um aluno autista, na conversa com a professora de educação especial do mesmo, ela citou 3 dificuldades de um aluno autista, sendo eles;
· Comportamento rígido;
· Comunicação: A criança tem dificuldade para comunicar-se, com os demais alunos, inclui também as dificuldades de socialização e linguagem;
· Dificuldades cognitivas, inclui as dificuldades que impedem na concentração, aprendizagem e motivação na realização das atividades pedagógicas;
 A professora de educação especial também nos contou que dependendo do grau do autismo os materiais podem ser diferenciados dos demais alunos, tendo em vista que em casos leves o apoio dos professores é o mais importante, já em casos mais severos o local deve ser sempre bem organizado na mesma rotina para ajudá-los a se acalmar e seguir o que é sugerido. Os pais do menino fazem o possível para acompanhar de perto a vida acadêmica do filho, mas eles alegam ser complicado a falta de recursos que a escola precisa, pois como a própria mãe disse, o que implica na falta de conhecimento sobre a lei da inclusão, para a família e professores é a ausência de uma política, que conscientiza seus direitos e deveres. 
Pela constatação dos aspectos analisados, ainda há falta de recurso e apoio para esses alunos que têm de uma educação inclusiva de qualidade, mesmo a escola observada tendo docentes qualificados, ainda há necessidade de preparo dos profissionais, e os mesmos exigirem os seus direitos que é lei.
 Finalizo esta importante experiência com a citação do “Portal Educação”:
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. 
O artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns.
No entanto, é lei incluir os alunos deficiência no ambiente escolar regular, porém cabe ao governo cumprir a está legislação e garantir uma educação de qualidade para todos.
Referencias
ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio>. Acesso em: 26 abr. 2018.
ESTATUTO da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <https://brasil.mylex.net/legislacao/estatuto-pessoa-deficiencia-lei13146-art1_93433.html>. Acesso em: 26 abr. 2018.
O QUE é inclusão escolar?. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-que-e-inclusao-escolar/71911>. Acesso em: 26 abr. 2018.
3

Continue navegando

Outros materiais