Buscar

Impactos do trabalho remoto durante a pandemia

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera UNIDERP
Tecnologia em Processo Gerenciais
Ygila Vieira Albuquerque
Mauricio de Souza Coelho
 
 
Pandemia Covid -19 e Lockdown: Estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade.
 
 
 
Manaus-Am
2020
Pandemia Covid-19 e lockdown:
Estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade.
 
 
 
Orientador: Prof. Ana Paula de Andrade Silva.
Tutor á distancia: André Manoel Camargo.
 
 
 
Manaus 2020
INTRODUÇÃO
Pandemia Covid -19 tem trazido enormes desafios para a economia mundial. o mundo do trabalho vem sendo duramente afetado. Seja com a perda de emprego, com a introdução massiva do trabalho remoto ou com a exposição a situações de risco contágio, trabalhadores de todo o planeta sofrem os efeitos da Covid-19.
Analisamos os impactos da pandemia sobre os trabalhadores, e as ações governamentais criadas para diminuir o impacto da crise sobre o trabalho. Mas também como alternativa frente à realidade de flexibilização das relações de trabalho e de vulnerabilização massificada da classe trabalhadora.
O objetivo dessas estratégias é diminuir o risco de transmissões do vírus e promover o achatamento da curva de crescimento dos casos de COVID 19, doença causada pelo novo Corona vírus.
As estratégias mais adotadas são: Lockdown, quarentena, isolamento e distanciamento controlado.
Matriz Swot e Banco XYZ
Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégias e impactos do trabalho para as pessoas e sociedade
 A Pandemia de Covid – 19 provocou uma crise sem precedentes, sem previsibilidade, sem fronteiras, com reflexos significativos humanitários, sociais, econômicos e culturais. Os impactos para todas as dimensões de negócios ainda são incalculáveis, mas é certo que a crise desencadeou destrutivas imediatas para empresas globais e locais que operam no brasil.
Diante de um cenário tão desafiador, e das medidas de restrição de circulação para conter o avanço da nova corona vírus, o trabalho remoto ganhou uma nova dimensão. A necessidade de aderir às atividades profissionais a partir de casa gerou demandas inéditas, tanto do ponto de vista da segurança digital quanto para a gestão da força de trabalho. A mudança repentina para atividades remotas gera riscos cibernéticos e desafios significativos para as organizações, enquanto elas tentam manter a segurança e a continuidade dos negócios.
Ações e projetos que talvez estivessem guardados, passam a ter prioridade nesse novo cenário, onde a capacidade de se reinventar será crucial para a sobrevivência financeira com possibilidades reais de ascensão.
A função de analise SWOT e avaliar o ambiente interno e externo quando a possibilidade de realização de um projeto ou empreendedorismo, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Neste contexto, são analisadas forças e fraquezas no âmbito do próprio negócio e também as oportunidades e ameaças existentes de forma externa à organização.
Ambiente interno:
 Na esfera interna, a análise Swot envolve as atividades promovidas dentro da própria organização, considerando todos os processos relacionados a esta, a exemplo de capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos, entre outros.
No ambiente interno, é necessário analisar as forças e fraquezas considerando alguns critérios, tais como: localização, reputação, gestão, tempo de mercado, recursos financeiros e humanos, acesso a matéria-prima, produção, capacidade de operação, criação, marketing, relacionamento estratégico com grandes empresas e portifólio dos clientes.
	Forças:
O foco desta parte da análise é verificar se a empresa é realmente boa, buscando aptidões mais fortes, em consequência, vantagens sobre a concorrência. Para uma definição mais precisa, é necessário responder às seguintes questões:
. Atividades -quais são as realizadas
 . Recursos – quais são
 . Vantagens – qual a mais competitiva
 . Cliente – qual o nível de engajamento
 Franquezas:
 As características que tendem a interferir ou até prejudicar o desenvolvimento dos negócios também são objetivos da analise SWOT. São chamados” pontos fracos internos”, que podem ser encontrados a partir dos questionamentos abaixo:
 . A minha mão de obra é capacitada
 . Há lacunas no treinamento
 . Porque a concorrência é escolhida
 . Porque meu engajamento não funciona
As fraquezas devem ser observadas e analisadas isoladamente para uma percepção mais efetiva dos fatores que as causam. A partir disso, podem ser encontradas medidas para minimiza-las e corrigi-las.
Ambiente externo: 
No âmbito externo á organização, questões relacionadas à política, taxa de juros, mudanças na legislação, crise econômicas, desastres ambientais, concorrência, entre outras, devem ser objeto de análise. Sempre saber lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos.
A análise SWOT relacionada ao ambiente externo envolve o microambiente e o macro ambiente. O primeiro está relacionado as forças que trabalham em seu ramo de atividade e a forma como se relaciona com elas.
Dentre os aspectos que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças no microambiente destacam-se: o comportamento dos clientes e seu poder de barganha, a quantidade de concorrentes na região, como é o relacionamento deles e o nível de rivalidade; o poder de negociação da empresa e seus fornecedores; quais as soluções e alternativas existem para os serviços que a empresa oferecem; como as entidades de classe se organizam qual e o poder de pressão que estas exercem, entre outras.
Já o macro ambiente é mais amplo, pois se referem a tudo que está além da empresa e do segmento. Por isso, e muito importante analisar os índices econômicos dizem sobre o futuro do país, quais as tendências da população revelam o novo comportamento social e como tudo só influencia no negócio.
Aspectos importantes devem ser observados no macro ambiente, tais como: projetos de lei, novos governantes e suas correntes ideológicas; inflação; consumo; renda da população; natalidade; escolaridade; crescimento da população; novas tecnologias; processos operacionais; costumes; valores; crenças; hábitos de consumo, além de escassez de matéria -prima, catástrofes e aumento de poluição.
Oportunidades
Em linhas gerais trata-se das características que vão influenciar uma empresa positivamente, indicando quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, podem ser convertidas em benefício aos clientes.
Ameaças
São os eventos que influenciam negativamente a empresa, sendo vinculadas a fatores externos da mesma forma que as oportunidades.
Analise SWOT
Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio.
É nesse sentido que a análise SWOT para as empresas, inclusive micro e pequenas, é uma ferramenta de gestão, e ajuda no planejamento estratégicos da empresa. No cenário modificado pelo COVID 19, e essa analise precisa ser refeita, pois há mudanças relacionadas a todos os pontos, principalmente em relação às possíveis ameaças.
Impacto na economia e nos negócios 
Segundo relatório divulgado, em 14 de março de 2020, a pandemia iria provocar uma recessão na economia global em 2020, fazendo o PIB despencar -3%. Antes da crise, a expectativa era de um crescimento de 3,3%. No brasil, o impacto deverá ser ainda maior, com retração de 5,3 % de acordo com o FMI.
Empresas como turismo, entretenimento e alimentação fora de casa estão entre as mais prejudicadas pela atual crise econômica. O cenário e de ameaça constante. Em contrapartida, a demanda deserviços online, delivery e internet, aumentou, evitando qualquer deslocamento de pessoas.
Como as empresas podem trabalhar em Home Office:
O tele trabalho é permitido para qualquer empresa, inclusive estagiários e aprendizes. Basta que o trabalhador seja avisado com 48 horas de antecedência, por escrito. De modo geral o valor do benefício é creditado na conta do empregador ao ministério da economia. Em situações especiais, o pagamento pode ser feito mediante a credito em conta do trabalhador ou por meio do cartão cidadão.
Conclusão
 O isolamento social não dá qualquer alternativa para a sociedade, ou nos adaptamos rapidamente, naquilo que for possível, ou estaremos fadado ao completo imobilismo diante dos efeitos desastrosos no campo da economia decorrentes desse indigesto estado de calamidade pública.
Precisamos aprender a viver e conviver, nesses tempos difíceis, com as alternativas possíveis, tecnologias que estão ai para serem utilizada em benéfico da humanidade, fazendo o trabalho girar, minimizando o efeito da crise e evitando a paralisia das empresas públicas e privadas.
Que tenhamos, igualmente, a capacidade de perceber novas oportunidades para viver em um mundo em constantes e rápidas mudanças, a capacidade de inovar mesmo com dificuldade e limitações, e capacidade de criar novas formas de convivências e comunicação, seja para trabalhar, como aprender,
Manter-se atualizado e imprescindível, acompanhar as notícias de tecnologia e segurança, através de sites e ambientes conhecidos e recomendados. É outra medida que deve fazer parte do cotidiano de quem precisa trabalhar no meio digital. As ameaças evoluem a todo momento, os criminosos estão utilizando ferramentas cada vez mais sofisticadas para atacar invadir, acessar indevidamente e obter dados e informações que se transformam em lucro e poder

Continue navegando