Buscar

Importância do PPP

Prévia do material em texto

Nome Completo: Daniel dos Santos Vick
	RGM:24262498
	Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
	Data:29/11/2020
	Curso: Pedagogia para Licenciados EAD
	Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Unidade IV – Trio Gestor, Projeto Político Pedagógico, professores Formação em serviço e relações com o Trio Gestor
Responda: Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?
O Projeto de Política Educacional (PPP) é um documento obrigatório existente em todas as escolas e a principal referência para a construção da identidade Dependendo da comunidade onde a escola está localizada e das metas e objetivos que a escola pretende alcançar, isso deve ser alcançado. Deve incluir qual é a função do ralo, as características do ralo e o plano de ação para remediar as principais dificuldades.
É burocrático, mas também tem um lado democrático ao ajudar a definir a identidade da escola e apontar o caminho para um ensino de qualidade. Isto é importante no estabelecimento de instituições voltadas para uma educação eficiente e de alta qualidade.
Por se tratar de um documento legal e obrigatório estipulado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, costuma ser apenas burocrático. Coloque-o em uma gaveta ou armário e atualize-o com pouca frequência. Na verdade, é uma ferramenta de planejamento e avaliação, deve apontar o direcionamento para a tomada de decisões da equipe gestora e nortear a prática docente.
O PPP deve dialogar com o dia a dia da escola, e suas informações e sugestões devem auxiliar professores e gestores a melhorar a qualidade do ensino na instituição. No processo de questionamento das necessidades das escolas e comunidades, toda a comunidade educacional precisa participar da construção e reforma do empreendimento.
Para atingir os objetivos do PPP, é necessária uma gestão democrática, consciente e participativa em todos os aspectos da organização para eliminar a ideia de hierarquia. A democracia e a gestão participativa tendem a romper com ideias antigas e evidenciar a necessidade da participação de todos os envolvidos na comunidade escolar para que todos os objetivos previstos no plano político de ensino sejam considerados. 
Essa construção coletiva auxilia na formulação de planos de ação específicos e na busca de soluções para as dificuldades encontradas. Ao atribuir tarefas entre as partes relevantes, é necessário considerar que suas respectivas ações estão dentro de suas respectivas responsabilidades.
Todos têm um papel na escola e essa parceria deve incluir as tarefas da comunidade escolar. A equipe de gestão determina a participação e interação das famílias, comunidades, professores e funcionários e demais pessoas envolvidas no processo de educação durante a construção e implementação do PPP. Essa atitude caracteriza e enfatiza as conquistas individuais e coletivas. Só assim a participação democrática nos programas de gestão e ensino político pode fazer sentido.
Segundo Veiga (1995), a elaboração do PPP atrelado à formação humana conduz a caminhos solidário e participativos, tendo em vista a construção de uma escola de qualidade para todos.
 “ O ponto de vista que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico e burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade. ” (VEIGA, p. 18).
A construção do PPP não é tarefa simples, pois requer diálogo, autonomia, participação, ações reflexivas e diferenças. O treinamento de consciência crítica deve começar com o desempenho do Trio Gestor, de modo que uma prática possa ser estabelecida por meio de ação coletiva libertação.

Mais conteúdos dessa disciplina