Buscar

ATIVIDADE 1 UNICID

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
 CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE 1. O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.
FABIANA AGUIAR DE SOUZA
RGM: 18732135
A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais, além disso, necessita da organização de ações que desencadeiem a participação social: “na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional”. Há uma aproximação nos termos e isso permite avaliar que é consenso à importância e o envolvimento de todos na gestão da escola de maneira democrática. 
O papel do gestor escolar não se resume meramente à administração do estabelecimento de ensino, mas a de um agente responsável por mudanças. Porém, é preciso incorporar esse gestor à modernização. Mudanças rápidas e velozes ocorrem todos os setores, algumas são mais visíveis como no caso da área tecnológica, e, precisamos acompanhá-las. É preciso entender que a educação não é uma área inerte, as transformações ocorrem à medida que nosso foco - o aluno- interage com o mundo externo.
O PNE (Plano Nacional de educação) pretende assegurar as condições necessárias para uma gestão democrática da educação, que deve englobar critérios técnicos de mérito e desempenho, além de consultas à comunidade escolar. Para isso, prevê recursos e apoio do governo federal. O gestor da atualidade deve gerenciar com responsabilidade, motivação, preocupado com a formação continuada de sua equipe, interagindo com a comunidade escolar, atualizando-se e, compartilhando conhecimentos. Gerenciar é tarefa de quem está à frente da empresa. 
Pará
2019
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA 
Para financiar a política de educação, em sua abrangência, missão e princípios, o Estado instituiu a estrutura e as fontes de financiamento no artigo 212 da Constituição Federal de 1988, vinculando recursos para a educação e garantindo percentuais mínimos da receita resultantes de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). 
Os recursos públicos destinados à educação têm origem em; Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Receita de transferências constitucionais e outras transferências; Receita da contribuição social do salário-educação e de outras contribuições sociais. Os patamares, no mínimo, são de 18% da receita de impostas da União e 25% da receita de impostos dos estados, Distrito Federal e municípios, incluindo as transferências entre esferas de governo. A CF/1988 estabeleceu, ainda, que a educação básica teria o salário-educação como fonte suplementar de recursos.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal.
 Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada. Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Essas são as principais fontes de recursos da educação.
Uma das metas mais ambiciosas do Plano Nacional de Educação (e que sustenta boa parte dos demais objetivos) visa a ampliar o investimento da União em educação pública, de forma a atingir 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2019 e o equivalente a 10% do PIB até 2024.
REFERÊNCIAS: 
NASCIMNENTO, Julia de Cassia Pereira; BRITES, Claudio. Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática.
Disponível em: <www.cruzeirodosul.br>

Continue navegando